SóProvas


ID
2054785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de comportamento organizacional, julgue o item seguinte.

Sendo uma ação autorregulada e persistente, dirigida a determinados objetivos e ativada por necessidades intrínsecas, a motivação tende a ser pouco influenciada por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO.

     FEEDBACK X CRÍTICA
    9.1 Críticas
    São expressas mais como ataques pessoais do que como reclamações específicas a partir das quais alguma medida possa ser tomada. Há agressões emocionais com forte carga de repugnância, sarcasmo e descaso. Esse tipo de atitude provoca reação defensiva, fuga à responsabilidade e, finalmente, retraimento total ou acirrada resistência passiva que vem do sentimento de ter sido injustamente tratado. A crítica pode deixar a pessoa que a recebe com rancor, uma vez que não pode argumentar.
    9.2 Feedback
    Pode ser considerado um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não, entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo, no sentido de passar informações referentes a como certa atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice-versa. Tem como função ajudar o outro a fazer algo de forma diferente no futuro, melhorar habilidades e comportamentos. O feedback leva a pessoa a uma melhor integração com o grupo, aumentando a satisfação dentro deste.
    Questão de Concurso
    (FCC/TRE-CE/Analista Judiciário/2012) Oferecer feedback é:
    a) utilizar comunicação unidirecional para informar sobre suas experiências positivas e negativas com a outra pessoa, com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal.
    b) julgar o desempenho e expressar sua opinião em relação às metas que foram acordadas, com o objetivo de criticar comportamentos inadequados.
    c) disponibilizar informações sobre um comportamento passado que pode vir a influenciar um comportamento futuro, com o objetivo de melhorar o desempenho e desenvolver capacidades.
    d) utilizar comunicação unidirecional para interpretar as condutas da outra pessoa e indicar aquelas que dificultam o cumprimento dos objetivos e adequação aos valores da empresa.
    e) utilizar comunicação unidirecional para identificar padrões de conduta, com o objetivo de elevar o autoconhecimento e a autoestima.
    Gabarito: c. O feedback, ao contrário da crítica, é utilizado para melhorar o comportamento futuro, por meio da disponibilização de informações sobre determinados comportamentos.

  • Erro - ..a motivação tende a ser pouco influenciada por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização.

    Apesar de não serem fatores para a motivação, - que vem de dentro (intríseca) -, as iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização (fatores extrínsecos) geram grande influencia na motivação do indivíduo.

     

  • Desenvolvido por Frederick Herzberg a Teoria dos Dois Fatores que são: fatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrínsecos.
           Fatores higiênicos: está relacionado com as necessidades básicas do individuo no ambiente de trabalho. As empresas visam atender essa necessidade oferecendo: adequadas condições de trabalho; 
    Remuneração adequada e paga no dia certo, harmônico com o mercado; Equilíbrio interno na remuneração; Padrão claro e estável de supervisão e organização; Habilidade de informação e Comunicação adequada.
    O fato de alguns fatores estarem satisfeito, isso não significa que tenhamos motivação, porém, o seu não atendimento nos leva a desmotivação.
           Fatores motivacionais: está ligado aos aspectos psicológicos de reconhecimento, autoestima, autorealizaçao, entre outros. E também o fato de tais necessidades não gera a desmotivação, mas a ocorrência de reconhecimento sempre cria um estado de motivação positiva. Segundo Herzberg, precisam ser oferecidos aos colaboradores níveis apropriados de fatores de motivação, uma vez, que fatores de higiene não promovem a motivação, não importa o quanto ele sejam favoráveis. A satisfação e insatisfação no ambiente de trabalho são estruturas separadas, que não se relacionam entre si.

  • Fatores Higiênicos: referentes ao ambiente de trabalho, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
    Fatores Motivacionais: referentes ao próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

     

    Logo, eu diria que essa questão está errada em função de tratar da remuneração como necessidade intrínseca. A remuneração está associada aos fatores higiênicos, ou extrínsecos. Porém, de fato a motivação é pouco influenciada pela remuneração, pois esta NÃO MOTIVA! Para que o trabalhador se sinta motivado, é necessário que ele possua fatores extrínsecos satisfeitos (para evitar a desmotivação) e fatores motivacionais também satisfeitos (para que se gere a motivação!).

     

    Fonte de consulta: material do professor Carlos Xavier do Estratégia Concursos.

     

  • A definição da motivação é autorregulada biológica ou cognitivamente por vários fatores como necessidade, estado de emoção, valores e metas, expectativas e objetivos.

    Fonte: Andreia Ribas - Gestão de pessoas para concurso

  • ERRADO

    -----------------------

    MOTIVAÇÃO + COMPETÊNCIAS + SUPORTE ORGANIZACIONAL = DESEMPENHO

     

    O Suporte Organizacional também influencia na Motivação.

  • A motivação, não sendo influenciada por fatores externos, não se mantem em equilibrio, mas se esta sofrer desnivelamento, e começa a aparecer insatisfação, portanto é influenciavel pelos fatores externos (extrínsecos), "por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização".

  • A remuneração é fator extrínseco, já a valorização não. A valorização do profissional atinge o seu ego, alimenta a sua vaidade, portanto, é um fator intrínseco.

     

    Um empregado se sentir valorizado é algo pessoal. Um elogio do chefe, por exemplo, para João pode valer muito e deixá-lo extremamente contente e motivado, já para José - que não admira tanta esse chefe, não o julga capaz de definir qualitativamente seus subordinados e não se deixa envaidecer por qualquer elogio de seus superiores - esse elogio pode ter sido indiferente, não conseguindo aumentar em nada a sua motivação.

     

    Viram como a valorização é um fator intrínseco?

     

    A questão nos induz ao raciocínio de que tanto remuneração quanto valorização sejam aspectos extrínsecos e de pouco poder de influência na motivação, já que esta última é fortemente influenciada pelos fatores intrínsecos, apenas.

     

    Questão erradíssima!

     

    Vamo que vamo!

  • A MOTIVAÇÃO E INFLUÊNCIADA POR  FATORES INTRISECOS (INTERNOS) E  EXTRASECOS (EXTERNOS).

  • Dá-me dinheiro que eu fico motivado virado nos 70 + pagando bem a motivação é instantânea + funcionário bem remunerado produz mais, claro, cumulado com outros fatores.+ nas sociedades capitalistas, "REI"é uma nota de R$ 100,00.

  • A respeito de comportamento organizacional, julgue o item seguinte: Sendo uma ação autorregulada e persistente, dirigida a determinados objetivos e ativada por necessidades intrínsecas, a motivação tende a ser pouco influenciada por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização. ERRADA

    _______________

    Não acredito que o erro esteja em afirmar que a motivação é pouco influenciada por iniciativas organizacionais e remuneração e valorização. A questão está errada em função de tratar da remuneração como necessidade intrínseca, motivadora. Fatores intrínsecos (como exemplo: a remuneração) não motivam, apenas evitam a insatisfação.

    Fatores Motivacionais/ intrísecos: estão atrelados ao conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo). Satisfacientes: causam satisfação e motivação. Exemplos: crescimento individual e profissional, auto realização, reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, etc.
     

  • ERRADO. Torna-se errado quando cita "a motivação tende a ser pouco influenciada por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização".

  • Para mim, essa questão foi formulada de maneira confusa...

     

    Isso pq, ao afirmar que fatores externos ao trabalho (ou Higiênicos), como o salário, influênciam na motivação estaríamos indo contra a teoria de Herzberg. O autor nos fala que fatores higiênicos não motivam pessoas, contudo, a não presença desses fatores gera DESMOTIVAÇÂO. Percebeu ? Salário é um fator higiênico, não gera motivação por si só, ou seja, nada influencia na motivação.

  • Para que o trabalhador se sinta motivado, é necessário que ele possua fatores extrínsecos satisfeitos (para evitar a desmotivação) e fatores motivacionais também satisfeitos (para que se gere a motivação!).

    Estratégia Concursos - Professor Carlos Xavier

     

     

     

    Ou seja, o que deduzi da questão ao considera-lá errada foi exatamente da explicação do Professor do Estratégia. Esses dois fatores extrínsecos e Intrísecos são importantes para que o TRABALHADOR SE SINTA MOTIVADO. Reunindo os dois fatores poderão deixá-lo satisfeito e motivado. A ausência do fator extrínseco causa a desmotivação. Mas não quer dizer que a presença cause MOTIVAÇÃO. O que GERA a motivação é o Fator Motivacional. Mas, para que haja os dois, deve haver FATORES HIGIÊNICOS+MOTIVACIONAIS= MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO.

    Ela tem influência SIM! Por causa da reunião desses dois fatores.

     

  • Execelente comentario da Kelly Gama!!

  • A remuneração é um fator extrínseco.

  • REMUNERAÇÃO, FATOR EXTRÍNSECO, NÃO INFLUENCIA NA MOTIVAÇÃO, JÁ A VALORIZAÇÃO TEM INFLUÊNCIA NA MOTIVAÇÃO.

     

     

    PROFESSORA: Karen Estefan Dutra

  • Acredito que um dos erros é generalizar e dizer que a motivação é intrínseca, já que ela também pode ser extrínseca. Além de dizer que remuneração é intrínseca, lógico. Vários erros.
  • Geralt,

     

    Na verdade, a motivação, segundo grande parte dos teóricos da área, é intrínseca ao ser humano. O que pode acontecer é ela ser influenciada por fatores externos oriundos da organização, como aqueles vistos nas teorias de Herzberg, McClelland e Vroom.

  • É muita contadição e confusão de ideias, se formos comparar os autores.

  • "Sendo uma ação autorregulada e persistente..." -> quem me dera que motivação fosse algo persistente dentro de mim rs.

    Gab: errada 

  • Nunca vi tanto erro.

  • ERRADA!

    A motivação está inserida no ciclo P D C A, na função direção. É a única função administrativa que há pessoalidade, e o líder MOTIVA seus funcionários. A questão está equivocada.

  • ERRADO

     

    A MOTIVAÇÃO PODE SER ATIVADA POR FATORES INTERNOS E EXTERNOS !

     

    "Segundo Chiavenato (1999), motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo ser provocado por um estímulo externo (ambiente) ou internamente nos processos mentais."

     

    Fonte: Livro de GP, Andreia Ribas e Cassiano Salim.

  • Eu as vezes me enrolo com essas questões certo ou errado, pq tem vezes que o incompleto não é um erro, mas tem que vezes que é (como no caso dessa questão, em que faltou o extrínseca e a CESPE entendeu que está errado sem ele). 

     

    Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: AL-CE  Prova: Analista Legislativo  

    Entendendo-se liderança como a capacidade de alguém exercer influência sobre outras pessoas, é correto afirmar que a motivação é extrínseca ao indivíduo.

    Resposta: errada.

  • acertei usandoo mesmo raciocínio de vilela A.

  • Vela  o comentário da Vilela A.

  • 1) REMUNERAÇÃO - FATOR EXTRINSECO

    2) REMUNERAÇÃO - NÃO MOTIVA (INSATISFAÇÃO ou NÃO INSATISFACÃO)

     

    2 erros identificados na assertiva: A induzir que REMUNERAÇÃO também se enquadre em necessidade intrínseca; e associar remuneração com motivação (Uma vez que ela se relaciona com INSATISFAÇÃO).

     

    -A teoria de HERZERBERG ou 2 FATORES estabelce a diferença entre: Motivação e Não Motivação; e Desmotivação e Não Desmotivação

     

    Gabrito: Errado

    Bons estudos!

  • remuneração é fator EXTRINSECO, na teoria dos dois fatores de HRZBERG. Dessa forma, é elencada como fator HIGIÊNICO, logo, não motivacional.

    A escala dos fatores higiênicos corre entre INSATISFAÇÃO  e NÃO INSATISFAÇÃO (ponto neutro). Ou seja, não toca a escala dos fatores MOTIVACIONAIS, por isso, não há que se falar em motivação.

     

     

  • Acrescentando aos comentários:

    a questão também erra ao dizer que a motivação tem caráter persistente/permanente, pois, segundo Chiavenato (1999): "o motivo pode ser provocado por um estímulo externo (ambiente) ou internamente nos processos mentais."

    Logo, ao ser provocada, sofrendo alterações, a motivação não pode ter um caráter permanente.

     

  • Acredito que se trocar intrinsecas por extrinsecas, a questão fica correta!!!


  • creio que a questão peca em dizer que a motivação tende a ser pouco influenciada pela valorização, ora se a organização me valoriza como não ficarei motivado?

  • E

  • Comentário:

    Podemos julgar esta afirmação utilizando a teoria motivacional de Herzberg (teoria bifatorial). De acordo com esse modelo, o indivíduo é motivado pelos fatores intrínsecos motivacionais (satisfacientes), que são aqueles que se referem à qualidade do próprio trabalho, das tarefas desenvolvidas no labor. São a realização, o reconhecimento, metas desafiadoras, responsabilidade, desenvolvimento profissional, etc. Então a afirmação da banca está equivocada, já que a organização tem sim muita influência nestes fatores, pois pode modificar ou criar metas desafiadoras, usar do enriquecimento de cargos, promover o reconhecimento e valorização do funcionário, etc.

    Gabarito: E

  • a motivação tende a ser pouco influenciada por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização.

    É correto dizer que a motivação é pouco influenciada ou não é influenciada pela remuneração, mas não se pode falar o msm da valorização.

    A valorização do funcionário ou reconhecimento profissional é fator de motivação de acordo com a teoria dos dois fatores de Herzberg.

    Fonte: https://youtu.be/pwXjSZiEmzU?t=1242

  • Pensamento do avaliador: eu vou esperar eles pegaram o embalo e quando chegar bem pertinho do ponto final, eu derrubo do cavalo.. "valorização". rsssssssssssssssss

  • Remuneração não, mas VALORIZAÇÃO (intrínseca) sim.

  • A PERCEPÇÃO DE VALORIZAÇÃO É INTERIOR... INTRÍSSECA E, PORTANTO, TEM A VER COM A MOTIVAÇÃO.

    ABC

  • Acredito que a banca quis cobrar a teoria de conteúdo chamada de Teoria dos Dois Fatores (Higiênicos e Motivacionais), onde a existência de fatores higiênicos NÃO MOTIVA o colaborador.

  • Não geram satisfação, mas podem gerar insatisfação.

  • Vamos analisar por partes:

    “Sendo uma ação autorregulada e persistente, dirigida a determinados objetivos e ativada por necessidades intrínsecas, a motivação”.

    Certo. Nessa primeira parte, temos uma conceituação válida de motivação. Ressalva-se apenas que a motivação pode ser ativada por necessidades intrínsecas ou extrínsecas.

    “a motivação tende a ser pouco influenciada por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização”.

    Errado. A Administração preocupa-se com o estudo da motivação justamente porque é possível estimulá-la por meio de iniciativas gerenciais. Ações de reconhecimentos, planos de carreira, empowerment são exemplos de algumas das muitas ações que podem ser utilizadas para motivar os empregados.

    Gabarito: ERRADO

  • O erro da questão está na palavra valorização, pois esse fator influencia na motivação.

  • Quando a questão não citar a teoria dos 2 fatores, não se pode dizer que a remuneração não é um fator de motivação.

    Fonte: PDFs do estratégia.