SóProvas


ID
2054821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, acerca das características e dos elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de pessoas.

A principal função do modelo político de atuação da área de gestão de pessoas é a obtenção de recursos e apoio junto a atores e grupos de influência que, interna ou externamente, determinam a dinâmica das organizações.

Alternativas
Comentários
  • PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MODELO POLÍTICO:

    • Eficiência econômica negociada, não correspondendo necessariamente à eficiência social a curto prazo (aceitação de conflitos, buscando-se no entanto absorvê-los através da negociação política);

    • Meio-ambiente negociado e construído;

    • Avaliação dos resultados feita pelos grupos organizacionais envolvidos no processo de decisão;

    • Ator-chave de Recursos Humanos é a direção geral da empresa;

    • Empresa construída socialmente através da ação política dos diversos grupos organizacionais;

    • Decisões racionais e éticas referindo-se à resolução de conflitos, à obtenção do consenso e às questões de poder.

    • Indivíduos vistos como atores políticos válidos com potencial de desenvolvimento positivo buscando concretizar ativamente seus próprios interesses ("cidadania nas organizações”); modelo ético aplicado à organização (VASCONCELOS e VASCONCELOS, 2001).

    Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2886/P00277_1.pdf?sequence=1

  • Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Gestão de Pessoas

    Julgue o item subsecutivo, acerca das características e dos elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de pessoas.

    --

    Considerando-se os modelos instrumental, estratégico e político, é correto afirmar que a efetividade das políticas e práticas da área depende da qualidade técnica dos processos e das atividades de gestão de pessoas e do seu ajustamento às características estratégicas, estruturais e culturais; da força de trabalho; e da articulação da unidade com atores e grupos de influência internos e externos às organizações. CORRETO

  • Questão sem lógica!!!

  • Modelo Político: encara o conflito como fundamental na gestão de pessoas e deixa de ser evitado.

    As pessoas são vistas como atores que buscam a concretização de seus interesses e nem sempre tem necessidades alinhadas com as da organização.

    Há a necessidade de integrar os interesses de cada um dos grupos sociais para encontrar uma solução negociada que resultará em um pacto político.

    Em resumo, existe uma visão da organização como um processo de construção social, o reconhecimento do conflito existe e a noção de participação e flexibilidade são vistas como importantes.

    A principal função do modelo político de atuação da área de gestão de pessoas é a obtenção de recursos e apoio junto a atores e grupos de influência que, interna ou externamente, determinam a dinâmica das organizações.

    Em organizações públicas, cujo desempenho depende da qualidade da prestação de serviços à sociedade, os objetivos e as metas das unidades de gestão de pessoas impactam INDIRETAMENTE na relação entre as organizações e os cidadãos.

  • Modelo instrumental (funcionalista): ênfase no resultado, dimensão técnica (descrição de cargos, recrutamento, seleção, qualificação, avaliação de desempenho).

     

    Modelo político: ênfase na solução negociada de conflitos de interesses por meio da participação (definição de políticas e práticas de gestão de pessoas contingenciais, mutáveis).

     

    Modelo estratégico: ênfase no alinhamento entre objetivos organizacionais e políticas e práticas de gestão de pessoas (a atuação na área de gestão de pessoas é ampla, envolvendo todos os processos organizacionais.

  • Galera jogou ao vento vários conceitos ai, mas em nenhum deles enxerguei o pq da questão estar correta.

  • modelo político encara o conflito como fundamental na gestão de pessoas e deixa de ser evitado. As pessoas são vistas como atores que buscam a concretização de seus interesses e nem sempre tem necessidades alinhadas com as da organização.

     

    Fonte: Rodrigo Renó; 

     

    O que aduzo desses ensinamentos é o seguinte. Em que pese as pessoas estarem preocupadas com o seu próprio umbigo, a gestão de pessoas se encarrega de colocá-las no trilho no sentido de que são trabalhadas como instrumentos para a consecução dos objetivos da organização, de tal sorte que a atuação delas está associada ao desempenho final da organização, chamado de "dinâmica das organizações" pela questão. Dessa forma, o apoio advindo das pessoas é fundamental para o sucesso da organização. 

     

    Logo, certo. 

  • Essa professora está mais perdida que cego em tiroteio e cachorro quando cai de caminho de mudança (não sabe se fica na casa ou segue a família)

  • CERTO

     

    Modelo instrumental: mais tradicional; concebe a gestão de pessoas como uma questão técnica, sustentada na racionalidade de meios e fins; estabeleceu instrumentos técnicos (recrutamento, seleção, treinamento, etc); advoga o alinhamento entre os obejtivos individuais, organizacionais e da sociedade; conflito é visto como disfuncional; decisões são tomadas nos níveis elevados da organização.

     

    Modelo político: conflito é fundamental; necessidades das pessoas (vistas como atores) nem sempre estão alinhadas com as da organização, por isso há necessidade de integrar os interesses de cada um dos grupos sociais para encontrar uma solução negociada; organização como um processo de construção social; noção de participação e flexibilidade são importantes.

     

    Modelo estratégico: busca o alinhamento entre as práticas e as funções da área de gestão de pessoas aos objetivos estratégicos da organização; a missão, visão, valores, objetivos e metas são elementos que devem nortear e basear as políticas e as práticas de gestão de pessoas; profissionais devem ter formação ampla; resposnsabilidade pelos processos de gestão de pessoas não pode estar a cargo somente dos profissionais técnicos especializados.

  • POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS:

    --> Foco Primário: obtenção de recursos e apoio junto a atores e grupos de influência.

     

     --> Foco Secundário: qualificação dos funcionários.

  • Certo.

    Quanto à educação corporativa, os princípios da economicidade e sustentabilidade pressupõem que o apoio seja buscado externamente. Ademais, conforme a teoria sistêmica, a organização está em contato permanente com seu ambiente. Embora a gestão de pessoas tenha uma atuação interna, é possível buscar apoio externamente com clientes, acionistas e fornecedores, entre outros.  

    Obs.: O modelo político da gestão de pessoas diz respeito à elaboração de estratégias e ações.

    Questão comentada pelo Profª. Kátia Lima

  • Modelo político traz um contexto de negociação entre as partes interessadas:

    "... obtenção de recursos e apoio junto a atores e grupos de influência ..."