SóProvas


ID
2054902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à gestão de processos de mudança organizacional.
O agente de mudança deve estar atento à cultura organizacional, considerada fator decisivo para o sucesso ou o fracasso de uma mudança na organização.

Alternativas
Comentários
  • Cultura organizacional
    Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteú­dos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.
    Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é:
    Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.]

     

  • Cultura Organizacional é um fator essencial... que podem até ocasionar uma mudança drástica na cultura da organização, ... o fator humano como o principal fator decisivo para o êxito ou o fracasso desse processo. ..... Um desses fatores é a confiança, considerada fundamental no sucesso

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR ADRIEL SÁ (TECCONCURSOS)

     

    O item está CERTO.

     

    Diferentemente do clima, mudar uma cultura organizacional não é nada fácil. Essa mudança se torna ainda mais difícil em culturas fortes, principalmente em organizações onde a cultura deu certo durante muito tempo. Portanto, se a cultura forte é positiva em situações estáveis, pode ser um problema quando há necessidade de mudanças. Mudar a cultura significa mudar a forma de pensar e agir das pessoas; logo, a mudança de cultura desafia hábitos enraizados de pensamento e ação.

     

    Assim, a alteração da cultura organizacional pode determinar mudanças em grande parte dos comportamentos organizacionais, como nas relações interpessoais, na comunicação e na busca da qualidade.

     

    Um fator crítico de sucesso para implementações de mudanças é o gerenciamento dos aspectos humanos e emocionais presentes no cenário. Garantir a adaptação às mudanças e o alcance dos resultados planejados significa conseguir engajamento e compromisso de toda a estrutura organizacional.

     

    Um processo de mudança organizacional, geralmente, tem sua origem no topo da organização, a partir de uma formulação estratégica; no entanto, essa intenção pode estar fadada ao fracasso se não compreender a coletividade e o seu comprometimento com as novas ideias.

     

    Logo, percebemos que a cultura organizacional é, de fato, considerada fator decisivo para o sucesso ou o fracasso de uma mudança na organização. Aí entram em cena os agentes de mudança!

     

    Os agentes de mudança são aquelas pessoas, de dentro ou de fora de uma organização, que fornecem assistência no manejo de um esforço de mudança.

     

    Portanto, um agente de mudança é aquele profissional que influencia em decisões para inovação, numa direção considerada desejável pela organização. São externos, quando no papel de consultores, ou internos, profissionais das áreas de gestão de pessoas, gestores, equipes, lideranças organizacionais ou, ainda, pessoas que exerçam o poder na organização pela influência dos seus pares. 

     

    GABARITO: CERTO.

  • Isso mesmo. A mudança de cultura organizacional pode ser difícil, mas é possível. Em geral, o processo de mudança cultura é lento e oneroso. Sobre o tema, vale relembrar que podemos ter uma cultura organizacionais mais adaptativa ou mais conservadora. 

    Gabarito: CERTO