SóProvas


ID
2054905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à gestão de processos de mudança organizacional.

Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.

Alternativas
Comentários
  • A questão colocou os gestores das organizações como um corpo homogêneo, desconsiderando o fato de que a resistência não é uniforme e varia de um indivíduo para outro em função de fatores pessoais e situacionais.

     

    Acredito que a aplicação da estratégia citada na questão, “a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização”, contribuiria para diminuir a resistência, contudo, o fato de a questão colocar categoricamente que “Evita-se a resistência...”, construindo um modelo geral restritivo e inequívoco de resultados positivos, tornaria o gabarito duvidoso.

  • GABARITO: CERTO

      Pode-se reduzir a resistência, também, por meio de:
    · Educação e comunicação – comunicar a lógica da mudança.
    · Participação e envolvimento – é difícil a pessoa resistir se estiver participando da
    decisão.
    · Apoio e comprometimento – quando o funcionário demonstra medo, o treinamento em
    novas habilidades pode facilitar o ajuste.
    · Negociação e acordo – oferecer, se possível, incentivos para compensar a mudança.
    · Desenvolver relações positivas com funcionários.
    · Implementando mudanças de forma justa – buscando diminuir os impactos negativos
    das mudanças.
    · Manipulação e cooptação – a distorção de fatos para tornar a mudança mais atraente
    e a criação de falsos rumores para manipular funcionários podem se voltar contra o
    agente no caso de as pessoas perceberem que estão sendo usadas.
    · Coerção explícita e implícita.

     

    Professora Lilian Quintão

  • Concordo com Marcelo cabe recurso, pode ou não evitar!

  • Cooptação: a organização pode buscar apoio de pessoas que poderiam representar grandes focos de resistência através do oferecimento de posições nas quais essas possam opinar e participar do processo decisório de mudanças.

  • Acredito que a questão esteja correta. Quando ele fala "a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização." não necessariamente ele tá dizendo que será utilizado uma estratégia única com todos esses gestores. Nessa "reunião" serão levantadas todas as questões que esses gestores podem apresentar. Após a explicação de cada situação, eles, com os seus questionamentos atendidos, poderão ser agentes da mudança. Acredito que foi isso que a questão quis dizer. 

  •  

    Comentário do Professor Adriel Sá (TecConcursos)

     

    O item está CERTO.

     

    Uma das formas de vencer a resistência às mudanças, sem dúvida, é a adoção da estratégia de participação.

     

    Veja que a questão enfatiza os gerentes mais antigos, aquele "pessoal" mais acomodado... Sobre o tema, vejamos as táticas de resistências às mudanças apresentadas pelo autor Robbins (1999)[1]:

     

    Educação e comunicação – Baseia-se no pressuposto de que a origem da resistência à mudança é a informação errada ou deficiente. Assim, ao se estabelecer uma comunicação mais eficaz com os funcionários no sentido de facilitar o entendimento da lógica da mudança (através de discussões individuais, memorandos, apresentações de grupo ou relatórios), a organização pode reduzir a resistência.

     

    Participação – Em geral, a participação dos indivíduos no processo de decisão de mudança pode reduzir a resistência e ainda obter o comprometimento com o processo.

     

    Facilitação e apoio – Esforços de apoio, tais como aconselhamentos e treinamento de novas habilidades, podem facilitar o ajustamento às mudanças, diminuindo o nível de resistência.

     

    Negociação – Utilização de recompensas específicas e que tenham valor em um processo de troca pela diminuição da resistência.

     

    Manipulação e cooptação – A manipulação trata de tentativas ocultas de influenciar. Distorcer fatos para torna-los mais atraentes, reter informações indesejadas e criar boatos são exemplos de formas de manipulação, utilizadas para obter a aceitação da mudança por parte dos funcionários. A cooptação envolve, além do uso de manipulação, a participação dos “líderes” da resistência na decisão de mudança.

     

    Coerção – A aplicação de ameaças diretas ou o uso de poder sobre os indivíduos que mantêm resistência.

     

    GABARITO: CERTO.

    [1] ROBBINS, S. P.. Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

     

  • A questão demonstra a utilização da estratégia de participação de Robbins para enfrentamento da resistência à mudança. Stephen Paul Robins descreveu seis técnicas que os agentes de mudança podem fazer uso:
    1) Educação e Comunicação: A comunicação com os funcionários é um meio que pode ser utilizado para minimizar a resistência, pois pressupõe-se que as fontes de resistência são a falta de comunicação e informação. As discussões individuais, memorandos, relatórios e apresentações em grupos são meios de comunicação que podem ser utilizados nesse processo.
    2) Participação: As pessoas tendem a resistir à Mudança quando não estão envolvidas em sua decisão, portanto é necessário que os opositores sejam inseridos no processo decisório, para que os mesmos possam contribuir de forma significativa. O envolvimento poderá reduzir a resistência e trazer melhorias na decisão final.
    3) Facilitação: Os esforços apoiadores devem ser utilizados pelos agentes de Mudança, com intuito de reduzi-la. Esses esforços podem ser: aconselhamento e terapia, treinamento e até mesmo licença remunerada, e são usados quando o indivíduo apresenta reações como, medo e ansiedade.
    4) Negociação: Esse método é utilizado quando a resistência vem de uma fonte ponderosa. Nesse caso o agente de Mudança pode oferecer recompensas que atendam às necessidades individuais dos opositores à mudança.
    5) Manipulação e Cooptação: Considerada como influência disfarçada, implica em induzir o funcionário a aceitar as mudanças, ou seja, são formas fáceis para obter apoio dos adversários à Mudança e podem levar os agentes de Mudança perca sua credibilidade caso os opositores percebam que estão sendo manipulados.
    6) Coerção: É o uso de ameaças diretas sobre os resistentes, entre os principais exemplos destaca-se: ameaça de transferência, perda de promoções, carta de recomendação e avaliações negativas de desempenho.

    GABARITO: CERTO
  • Esse processo é chamado de cooptação: quando se oferece posições de destaque no processo de mudança a pessoas que possivelmente seriam foco de resistência. Isso funciona, pois quanto mais envolvidos nas decisões, mais comprometidos estarão com as ações necessárias a sua implementação, além de se sentirem responsáveis pelo seu sucesso pela confiança depositada pela empresa.

    Gabarito: C

  • Vamos dividir a análise do enunciado por partes:

    “Resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado”

    Correto. Os gestores mais antigos tendem a possuir um maior nível de resistência à mudança, seja em razão da necessidade de segurança, seja em razão da ameaça que a mudança pode representar para as relações de poder que já existem.

    “Adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização”.

    Essa estratégia faz sentido?

    Sim. Ao transformar os gestores seniores em agentes de mudança, a organização rompe as resistências que esse grupo tenderia a possuir. Afinal, ao assumir o papel de agentes de mudança, os gestores seniores garantem que suas posições não perderão poder.

    Gabarito: CERTO