-
Gabarito ERRADO
Estratégias de mudança organizacional
- Comunicação e educação. São utilizadas quando é necessário consistência sobre a mudança, sobre os usuários que podem resistir à implementação. A educação é especialmente importante quando a mudança envolve conhecimento técnico e que as pessoas não estão familiarizadas com a ideia.
- Participação. Envolve as pessoas resistentes à mudança. Isto consome tempo, mas vale a pena porque as pessoas compreendem e comprometem-se com a mudança. A participação também auxilia os gerentes a determinar problemas potenciais e perceber a recepção dos empregados quanto à mudança.
- Negociação. É o meio mais formal de atingir a cooperação. A negociação usa a conversação para conquistar a aceitação e aprovação de uma mudança desejada.
- Coerção. Significa que os gestores usam o seu poder formal para forçar os empregados a mudar. Aos resistentes é dito para aceitar a mudança ou perderão os benefícios a até mesmos os seus empregos. Ela é necessária em situações de crise quando uma resposta rápida é exigida.
- Apoio da alta administração. O apoio visível da alta administração também ajuda a superar a resistência à mudança. O seu apoio simboliza para todos os empregados que a mudança é importante para a organização. Ela é importante quando a mudança envolve vários departamentos ou quando os recursos estão a ser relocados noutros departamentos. Sem o seu apoio, estas mudanças podem ficar condenadas a discussões entre os departamentos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_mudan%C3%A7a
bons estudos
-
Em virtude dos processos inovadores verificados na realidade atual, tais como a globalização, as novas exigências de mercados consumidores, o aumento da competitividade, os antigos desequilíbrios de demandas da sociedade, a evolução tecnológica e a disputa por recursos, é indispensável que as organizações realizem mudanças significativas no modo como gerenciam os negócios, a fim de não perderem oportunidades e caírem no ostracismo (FNQ, 2008).
Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_EOR1836.pdf
-
Complementando
Comentário do Professor Adriel Sá (TecConcursos)
O item está ERRADO.
Inicialmente, destacamos que é papel da alta administração criar um permanente senso de urgência e de necessidade de inovar – não devemos entender isso como ansiedade. Nesse sentido e pelo ambiente dinâmico, as organizações deveriam buscar pessoas que não aceitam o “status quo”, inclusive aquelas para comporem a alta administração.
Na gestão da mudança, parte da alta administração a criação de um permanente senso de urgência e de necessidade de inovar. Assim, a alta gerência precisa se desenvolver para explorar a própria organização, abandonando os limites de aspectos já aceitos e conhecidos, e abarcando outros valores inconscientes da organização. A atuação da alta administração deve se ater à capacidade de reação das pessoas e à compreensão dos fatores situacionais que podem influenciar o processo de mudança.
Logo, o envolvimento da alta administração é um fator considerado relevante na literatura para que uma mudança organizacional ocorra!
GABARITO: ERRADO.
-
O apoio da alta
administração é sim considerado um fator relevante para que uma mudança organizacional ocorra. A literatura aponta
como fatores-chave numa mudança cultural, os seguintes: que a mudança seja construída sobre as forças e
valores da organização; que haja participação em todos os níveis; que a mudança se dê de forma holística - relacionando-se com a estrutura, estratégia, sistemas de recompensa, sistemas de controle etc.; que seja planejada
em longo prazo e executada em etapas; que a alta gerência lhe dê todo o apoio e que se tome um processo contínuo.
GABARITO: ERRADO
-
O apoio da alta administração é fundamental para que se promova mudança organizacional. Temos na literatura diversos exemplos de empresas que mesmo quando a necessidade de mudança era óbvia, a inércia da alta administração em provocar mudanças organizacional culminou na falência das empresas.
Gabarito: ERRADO