-
GABARITO C
Lei 8.112
I - Na lei 8.112 não versa sobre essa opção. A opção em que o servidor optará pela remuneração são aquelas em que será investido em mandato eletivo
Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.
Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
Art. 41, § 4o É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.
-
Erro da IV: ...ainda entre os servidores da administração pública e da administração empresarial.
-
REVeVa
REmuneração = Vencimentos + Vantagens
-
E quem não Lê até o final da assertiva e erra =( pow véi, 2 anos estudando nessa desgraça e vacilo nisso. Só um desabafo, pode voltar a estudar. Mas desistir NUNCA.
-
Na lei 8.112 não tem afirmação IV "..., e ainda entre os servidores da administração pública e da administração empresarial." de que sugere o enunciado da questão.
Segue o trecho: Art.41 § 4o: É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo
Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou
ao local de trabalho.
-
kkkkkkk eu também errei essa marquei a opção 5. acontece. Eliel.
-
Errei legal ...
-
A parte de ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL foi o erro da questão...
-
I. O servidor optará, ao tomar posse de seu cargo, pelo vencimento ou remuneração que melhor atender aos seus interesses pessoais.
De onde o examinador tirou isso?
-
Essa desatenção acontece mesmo, principalmente quando se está cansado, com pressa, ou sem paciência... Bola para frente.
-
R = V² (Remuneração é igual a vencimento + vantagens) não esqueci mais. Eu viajo... penso em velocidade ao quadrado salário correndo para mim. kkkkkkkk ..... Vencimento + Vantagens (vantagens, vantagens...) ;)
-
Art. 40. " § 4o É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho."
"IV.É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho, e ainda entre os servidores da administração pública e da administração empresarial."
Na dúvida, sempre CONFIE no que você estudou. Para mim são mais difíceis as questões em que o examinador inventa coisas que parecem verdade do que aquelas em que ele troca informações. Muitas vezes tendemos a achar que a questão está certa porque "faz sentido", e pensamos que talvez estejamos esquecendo de algum ponto mencionado pela lei...na dúvida é sempre melhor confiar nos seus estudos e na sua memória. Se você não lembra de uma informação, NÃO MARQUE ELA COMO CORRETA SÓ PORQUE PARECE CERTA!
-
Questãozinha de graça essa hein.
-
Boa Lucas Menezes, muito pertinente seu comentário. Sempre faço isso: achar que é coerente; e me ferro
-
GABARITO: C
Vencimento é o "salário seco" estabelecido em lei (fixo), já a remuneração é igual ao vencimento acrescido de vantagens.
Bons estudos!
-
I. Escolher entre vencimento ou remuneração? Todo mundo escolheria a remuneração kkk quem vai querer receber só o salário sem as vantagens.
Servidor e Prefeito ou Vice-Prefeito ao mesmo tempo? será afastado do cargo e optará por uma das duas remunerações.
Servidor e Investido no mandato de Vereador? Se for compatível os dois cargos receberá normalmente a vantagem do seu cargo, sem prejuízo da remuneração
Sem compatibilidade o jeito é optar por uma das duas remunerações.
IV. Se o cargo é semelhante não há porque ter diferenciação de salário, por isso há a isonomia de vencimentos.
OBS: Agora, há casos que esses servidores exercem um cargo comissionado, (atividades de caráter individual), ou trabalham com substâncias ridioativas (atividades relacionadas à natureza) em cujo local é insalubre, perigoso ou penoso. SE ELES CORREM RISCO DE VIDA OU TRABALHAM MAIS, NÃO TÊM PORQUE RECEBER A MESMA COISA QUE OS OUTROS.
Essa parte final o examinador viajou legal (e ainda entre os servidores da administração pública e da administração empresarial) Se ele já disse lá em cima que tinha isonomia entre os Servidores dos três Poderes, como ele vem dizer depois que não têm (ressalvados... os servidores da administração pública) kkk
GAB. C
-
cheia de pegadinhas essa questão fodaaa