SóProvas


ID
2058421
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social brasileiro rompe com sua prática conservadora e adota como base teórica a teoria social de Marx, no entanto, essa nova concepção teórica não problematizou a família e nem discutiu sobre as formas de intervenção junto a ela, afetando profundamente o campo da prática profissional desta categoria. Somente a partir da CF/88, com a ampliação das políticas sociais, é que o tema família passou a ser discutido amplamente. Reconhecendo a família como o sujeito destinatário das políticas sociais, é possível destacar que existem duas tendências importantes que devem ser consideradas para a realização do trabalho social com famílias. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Mioto (2004) destaca que a incorporação da família nas políticas públicas se faz de forma bastante tensionada entre propostas distintas, vinculadas a projetos também distintos em termos de proteção social e societário. Identifica duas grandes tendências nesse processo de incorporação: uma denominada familista e outra protetiva.

    A tendência familista traz a centralidade da família, com destaque para a capacidade de cuidado e proteção, denominada “familista” por Esping-Andersen (1999). Nessa as unidades familiares devem assumir a principal responsabilidade pelo bem-estar de seus membros, enquanto canal natural de proteção social, junto com o Estado, mercado e organizações da sociedade civil.

    Já a segunda, a tendência “protetiva”, defende que a capacidade de cuidados e proteção da família está diretamente relacionada à proteção que lhe é garantida através das políticas públicas, como instância a ser cuidada e protegida, enfatizando a responsabilidade pública.

     

    REF: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2011/CdVjornada/JORNADA_EIXO_2011/IMPASSES_E_DESAFIOS_DAS_POLITICAS_DA_SEGURIDADE_SOCIAL/A_CENTRALIDADE_DA_FAMILIA_NAS_POLITICAS_SOCIAIS_DE_ATENCAO_BASICA_QUAL_PROJETO_E_DIRECAO.pdf

  • BO@ NOIT=]

     É, sobretudo, com Mioto, uma dos grandes Teóricos do Serviço Social, que se propõe aos estudos sobre a família e o trabalho profissional, nos alerta: pensar em trabalho com famílias é importante reconhecer quais as tendências predominantes na incorporação da família no campo da política social enquanto seu sujeito destinatário. A grosso modo, temos indicado que atualmente existem duas grandes tendências em disputa nesse campo que vimos denominando de proposta familista e de proposta protetiva. A ideia central da proposta familista reside na afirmação da tradição secular que existem dois canais naturais para satisfação das necessidades dos indivíduos: a família e o mercado. Somente quando esses falham é que interferência pública deve acontecer e, de maneira transitória. Então a ideia que vem embutida no campo da incorporação da família na política social é a ideia de falência da família. Ou seja, a política pública acontece prioritariamente, de forma compensatória e temporária, em decorrência da sua falência no provimento de condições materiais e imateriais de sobrevivência, de suporte afetivo e de socialização de seus membros. Isso corresponde a uma menor provisão de bem-estar por parte do Estado.

     

    Texto Base: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/viewFile/7584/6835

  • Gabarito A

    De acordo com Mioto (2010), há duas grandes tendências na incorporação da família, eenquanto destinatárias, das políticas sociais: a proposta familista e a proposta protetiva

    Características da proposta familista:

    conservadora;

    Idéia: há dois canais naturais de satisfação das necessidades do indivíduo: a família e o mercado. Somente quando eles falham, é que o Estado intervém de modo transitório.

    Características da proposta protetiva:

    progressista;

    Idéia: o Estado garante direitos universais e é o responsável por satisfazer as necessidades do indivíduo. Então, o acesso aos serviços não depende do mercado e nem da responsabilidade da família.

    Fonte: MIOTO. Família, trabalho com famílias e Serviço Social. Disponível em: http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/trabalho-com-familia-e-servico-social.pdf