Gabarito: Letra B
-----
Complementando...
Os agentes exteriores que podem danificar um documento podem ser classificados em quatro categorias: os físicos, os químicos, os biológicos e os ambientais.
Os agentes físicos são:
-A luminosidade – a luz é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos materiais bibliográficos.
-A temperatura – o papel se deteriora com o tempo mesmo que as condições de conservação sejam boas. O papel fica com sua cor original alterada (amarelada, etc.) e se torna frágil. A isso, chamamos envelhecimento natural do papel.
-A umidade – o excesso de umidade estraga muito mais o papel que a deficiência de água. Em caso de deficiência de água, o papel pode passar por um processo de “hidratação”.
Os agentes químicos são:
-A acidez do papel – em nosso país, os papéis apresentam um índice de acidez elevado, o que diminui o seu tempo de vida. Aliado a isso, tem o efeito das altas temperaturas e uma grande variação da umidade relativa do ar, deixando-nos um quadro bastante desfavorável na conservação de documentos em papel.
A poluição atmosférica – a celulose é atacada pelos ácidos, ainda que nas condições de conservação mais favoráveis. A poluição atmosférica é uma das principais causas da degradação química do papel.
As tintas – a tinta é um dos compostos mais importantes na documentação. Na Antigüidade foi usada para escrever em pergaminhos e atualmente é usada para escrever em papéis e materiais similares, registrando o avanço técnico e cultural do homem, e é ainda indispensável para a criação de registros e para atividades relacionadas aos interesses de nossa vida diária.
Os agentes biológicos:
Os insetos – o ataque de insetos tem provocado graves danos a arquivos e bibliotecas, destruindo coleções e documentos preciosos. Os principais insetos são as brocas e carunchos, as traças, os cupins e a barata.
Os fungos – que decompõem a celulose. A maioria deles produz pigmentos que mancham o papel.
Os roedores – a luta contra ratos é mais difícil que a prevenção contra os insetos. Eles produzem desgastes nos documentos para formar seus ninhos de reprodução.
-----
Fonte: https://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/2007/06/14/fatores-ambientais-e-agentes-causadores-de-deteriorizacao-de-documentos/