SóProvas


ID
2058478
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Como medida de conservação preventiva, nos arquivos, recomenda-se:

I. evitar a xerocópia de documentos, pois o excesso de luz danifica as fibras de celulose do papel.

II. utilizar fitas adesivas, pois elas impedem que pequenos rasgos se tornem cada vez maiores com o manuseio.

III. expor os documentos à luz solar, a fim de barrar a proliferação de fungos e outros micro-organismos.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    I-O excesso de luz, seja artificial ou natural danifica o papel
    II-Uilizar fitas adesivas, clipes e entre outros danificam o papel
    III-Mesma explicação da I.

  • Gab.  b)

  • Gabarito: Letra B

    -----

    Complementando...

    Os agentes exteriores que podem danificar um documento podem ser classificados em quatro categorias: os físicos, os químicos, os biológicos e os ambientais.

    Os agentes físicos são:

    -A luminosidade – a luz é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos materiais bibliográficos.

    -A temperatura – o papel se deteriora com o tempo mesmo que as condições de conservação sejam boas. O papel fica com sua cor original alterada (amarelada, etc.) e se torna frágil. A isso, chamamos envelhecimento natural do papel.

    -A umidade – o excesso de umidade estraga muito mais o papel que a deficiência de água. Em caso de deficiência de água, o papel pode passar por um processo de “hidratação”.

    Os agentes químicos são:

    -A acidez do papel – em nosso país, os papéis apresentam um índice de acidez elevado, o que diminui o seu tempo de vida. Aliado a isso, tem o efeito das altas temperaturas e uma grande variação da umidade relativa do ar, deixando-nos um quadro bastante desfavorável na conservação de documentos em papel.

    A poluição atmosférica – a celulose é atacada pelos ácidos, ainda que nas condições de conservação mais favoráveis. A poluição atmosférica é uma das principais causas da degradação química do papel.

    As tintas – a tinta é um dos compostos mais importantes na documentação. Na Antigüidade foi usada para escrever em pergaminhos e atualmente é usada para escrever em papéis e materiais similares, registrando o avanço técnico e cultural do homem, e é ainda indispensável para a criação de registros e para atividades relacionadas aos interesses de nossa vida diária.

    Os agentes biológicos:

    Os insetos – o ataque de insetos tem provocado graves danos a arquivos e bibliotecas, destruindo coleções e documentos preciosos. Os principais insetos são as brocas e carunchos, as traças, os cupins e a barata.

    Os fungos – que decompõem a celulose. A maioria deles produz pigmentos que mancham o papel.

    Os roedores – a luta contra ratos é mais difícil que a prevenção contra os insetos. Eles produzem desgastes nos documentos para formar seus ninhos de reprodução.

    -----

    Fonte: https://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/2007/06/14/fatores-ambientais-e-agentes-causadores-de-deteriorizacao-de-documentos/

  • II - Quando você coloca fita adesiva no papel, a tendência é que o local onde ela está posicionada venha a envelhecer mais rapidamente. Isso ocorre porque a fita adesiva tem muito mais acidez do que o próprio papel. 

    III - Marilena Leite Paes : “A luz do dia deve ser abolida da área de armazenamento, porque não só acelera o desaparecimento das tintas, como enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com parcimônia.”