SóProvas


ID
2058520
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O e-mail é um dos meios de transmissão mais ágeis dos últimos tempos. Caracterizado pela informalidade, assume, no entanto, características específicas quando utilizado no serviço público. A esse respeito é possível afirmar:

I. Por seu baixo custo e rapidez, o e-mail transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

II. O e-mail é extremamente flexível, mas é preciso evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

III. O campo "assunto", no formulário utilizado para transmissão da mensagem, deve ser adequadamente preenchido.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  I- Por seu baixo custo e rapidez, o e-mail transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Correto

    8. Correio Eletrônico

    8.1 Definição e finalidade

            O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

     

     

    II- O e-mail mesmo possuindo um caráter flexível deve obedecer ao princípio do padrão culto das comunicações oficiais, evitando coloquialismos, regionalismos ou jargões. Correto

    8.2 Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).

     

     

    III- 8.2 O campo do Assunto do formulário de correio eletrônico deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental do destinatário quanto ao remetente. (Manual de Redação). Correto

     

    Fonte: Manual de redação oficial da Presidência da República

     

     Bons estudos!

  • Enviar um e-mail apresenta um baixo custo. Em sentido estrito, a transmissão de documentos via correio eletrônico é gratuita. Devemos, pelo que se vê da alternativa, interpretar de um modo amplo, relacionando os custos a gastos com equipamentos eletrônicos, licenças de uso, etc.

  • Dollynho, esses gastos com equipamentos eletrônicos são para o bom funcionamento de todas as funções da administração, e não apenas para mandar e-mail, subentende-se que o equipamento eletrônico ja esteja lá, ninguém compra um computador só pra mandar um email, um fax por exemplo exige paciência, toner, papel e exige que o outro também tenha o fax, o que você acha que gasta mais dinheiro, mandar uma carta e esperar 15 dias pagando o salário  todos os funcionários sem poder resolver o problema, ou mandar um e-mail e resolver no mesmo dia? Então  o baixo custo é em sentido estrito também

  • Minha opinião é que na II ele fala em comunicao oficial e deveria falar em Padrão Culto 

  • I. Por seu baixo custo e rapidez, o e-mail transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

     

     

    Fiquei na dúvida. Como ter certeza disso?

  • Itens I, II e III estão corretos de acordo com o MRPR

     

    I. Por seu baixo custo e rapidez, o e-mail transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

    8. Correio Eletrônico

    8.1 Definição e finalidade

    O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

     

    II. O e-mail é extremamente flexível, mas é preciso evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    8.2 Forma e Estrutura

    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade (...). Entrentanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

     

    III. O campo "assunto", no formulário utilizado para transmissão da mensagem, deve ser adequadamente preenchido.

    8.2 Forma e Estrutura

    O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental (...)

     

    fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Faço estágio na Adm. Púb. a mais de 1 ano, e para cada 30 Ofícios (recebidos e enviados) nós enviamos e recebemos uns 10 e-mails. Principalmente para envio/recebimento de documentos, com direito a anexos de CD e até pen drives no pacote.

    Essa afirmativa I ficou só como texto programático mesmo.

  • 8 Correio Eletrônico

    8.2. Forma e Estrutura

            Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).

    A banca não pode afirmar que o email é extremamente flexível.

  • Apesar de em nada adiantar como justificativa para a banca estar equivocada, segue meu comentário:

    I. Por seu baixo custo e rapidez, o e-mail transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos

    Pode até estar no manual, contudo:

    Num órgão publico, o e-mail é amplamente utilizado entre as unidades que o compõem.

    A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. 

    Mesmo assim, é essencial observar, em cada caso, se ele é o instrumento adequado ou se um telefonema, uma reunião ou outro expediente surtiriam melhor efeito.

    Além disso, preferencialmente, utiliza - se a mensagem eletrônica tão só no interesse do órgão público, tendo o cuidado quanto às restrições ao uso particular. Nesse caso, deve - se observar o disposto nos atos que regulamentam o uso do e-mail no próprio órgão a que o servidor esteja vinculado.

  • Letra E.

    As afirmativas em (I), (II) e (III) são muito próximas do que se afirma no MRPR (3ª edição):

    Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura. O assunto deve ser o mais claro e específico possível, relacionado ao conteúdo global da mensagem. Assim, quem irá receber a mensagem identificará rapidamente do que se trata; quem a envia poderá, posteriormente, localizar a mensagem na caixa do correio eletrônico. Deve-se assegurar que o assunto reflita claramente o conteúdo completo da mensagem para que não pareça, ao receptor, que se trata de mensagem não solicitada/lixo eletrônico. Em vez de “Reunião”, um assunto mais preciso seria “Agendamento de reunião sobre a Reforma da Previdência”.

    É por isso que todas estão corretas.

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre