-
Tem todas as informações aqui -----> http://desempregadonaoconcurseiro.blogspot.com.br/2011/05/ciclo-vital-dos-documentos.html
-
Gab: D
-
Alguem pode explicar melhor o item III ?
-
Katia
III. A eliminação de documentos deve ser feita de forma racional. Os processos mais indicados são a fragmentação e a maceração (reciclagem). Antes de eliminados, deve-se elaborar a listagem de eliminação de documentos, que conterá a relação de todos os documentos submetidos a este processo.
" A eliminação de documentos deve ser feita de forma racional. " - Não sai eliminando qualquer documento.
"Os processos mais indicados são a fragmentação e a maceração (reciclagem)." - Alias, o documento eliminado tem que ser 100% eliminado, não pode simplesmente amassar e jogar fora, tem que destruir para não ter vestigios da informação.
Fragmentar:
http://www.aparascarvalho.com.br/wp-content/gallery/fotos/foto-reciclagem43.jpg
Reciclar: vc já sabe.
" Antes de eliminados, deve-se elaborar a listagem de eliminação de documentos, que conterá a relação de todos os documentos submetidos a este processo."
Como a informaçaão é publica, antes de eliminar tem que listar os documentos que serão eliminados e ainda publicar no Diário OFicial. Permitindo que se alguem tiver algum interesse, poderá contestar. Somente depois disso, poderá eliminar o arquivo.
Faltou o "publicar" a eliminação, mas não a deixou incorreta, apenas incompleta.
-
Oi?!?!?!
Poxa!!!!
Conforme a Lorena C, realmente todas as informações estão nesse link (http://desempregadonaoconcurseiro.blogspot.com.br/2011/05/ciclo-vital-dos-documentos.html) ... ou seja ... a banca fez um copia e cola de um texto de uma blogueira concurseira... fala sério!!!???
Quadrix ---- Qualixo!!!!
-
https://www.youtube.com/watch?v=SKW-qB8HvRY
III - está incompleto
-
Se a questão for da Wuadrix não respondam, só vão perder tempo
-
Que nada! Se o candidato souber, pode ser a NASA como banca.
-
I -> Documentos na fase corrente e intermediária são prescritíveis, os documentos na fase permanente são imprescritíveis.
A fase corrente e intermediária: documentos vinculados a atividades em andamento ou que ainda podem ser questionados administrativamente, legalmente ou juridicamente.
II -> CERTA!
III -> CERTA! O ato de eliminar, propriamente dito, deve ser feito de forma racional. Os processos mais indicados são: a fragmentação, a maceração, a alienação por venda ou doação. A incineração – processo condenado -, quer pelo aumento do índice de poluição que provoca, quer pela impossibilidade de reciclagem do papel, não deve ser adotada!
GABARITO -> [D]
Eu tbm errei, mas a questão não contém erros.
-
Na verdade, devem ter tirado daqui ou de algum livro que o autor do blog se baseou:
http://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/02/arquivologia-e-procedimentos-administrativos.pdf
-
Pelo o que sei os documentos públicos são imprescindíveis.
-
ao invés da lista, não deveria ser feito um termo de destruição?
-
Gabarito Letra D.
Mas confesso que, por não conhecer o método da maceração (reciclagem), errei a questão.
Segue algo que pode ajudar:
O entendimento da lei 5.433/68, diz que: § 2º Os documentos microfilmados poderão, a critério da autoridade competente, ser eliminados por incineração, destruição mecânica ou por outro processo adequado que assegure a sua desintegração.
Contudo, existe um entendimento doutrinário um pouco diferente do mencionado pela lei. “A eliminação, segundo (Paes, 1997.0p. 109) deve ser racional. Os processos mais indicados são: a fragmentação (manual ou mecânica), a pulverização, a desmagnetização e a reformatação. Paes informa que a incineração não deve ser mais utilizada, por não permitir a reciclagem dos papéis e por causa da poluição.”
Bons estudos!
-
A questão trata dos valores dos documentos diante do ciclo documental (arquivos correntes, intermediários e permanentes), bem como do processo de eliminação de documentos.
I. Nos arquivos correntes, os documentos são criados e cumprem as funções pelas quais foram criados. Quando são transferidos para o arquivo intermediário, continuam a servir a administração. Entretanto, o uso é diminuído justamente porque a demanda já foi finalizada. Nesse sentido, pode-se dizer que os arquivos correntes e intermediários são responsáveis pela criação até a prescrição para fins administrativos, pois após o cumprimento dos prazos na fase intermediária, os documentos são eliminados ou recolhidos para o arquivo permanente, e no arquivo permanente não há valor administrativo (primário), somente valor secundário. Certa.
II. Os documentos são produzidos nos arquivos correntes, cumprem as funções pelas quais foram criados e podem seguir três rumos: ser eliminados, transferidos para o arquivo intermediário ou recolhidos para o arquivo permanente. A eliminação diretamente do arquivo corrente só ocorre se os documentos deixarem de manifestar valor para a instituição, ou seja, se cumprirem suas funções e não forem úteis para nenhuma outra atividade. A transferência para os arquivos intermediários ocorre caso os documentos, mesmo tendo cumprindo suas funções precípuas, ainda possam ser consultados por algum motivo. O recolhimento diretamente do arquivo corrente para o arquivo permanente ocorre caso os documentos não representem valores administrativos, fiscais e legais após cumprirem suas funções, e passem a ter valores históricos, culturais, probatórios ou informativos que justifiquem seu recolhimento.
A maioria dos documentos são eliminados diretamente do arquivo corrente, ou eliminados após cumprirem seus prazos na fase intermediária, ou seja, poucos são os documentos que possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas que justifiquem seu recolhimento para a fase permanente. Isso acontece porque os documentos são produzidos para servir a instituição no desenvolvimento de suas atividades. Quando a demanda é finalizada, não há motivo para serem guardados, a não ser que sejam documentos que representem a história da instituição, ou que sirvam de informação, promovam a cultura ou provem algum fato. Certa.
III. A eliminação de documentos deve ser feita a partir de procedimentos pré-definidos. Três tipos de documentos devem ser produzidos: lista de eliminação, edital de eliminação e termo de eliminação. A lista e o edital são prévios ao processo físico de eliminação. A primeira lista os documentos a serem eliminados, e o último proporciona a chance de possíveis interessados manifestarem interesse sobre os documentos, antes da eliminação. Já o termo é produzido quando os documentos já foram eliminados, indicando qual foi o processo escolhido, quando a eliminação aconteceu, entre outras informações. Além disso, os documentos devem ser eliminados por processos que garantam sua total destruição e não agridam a natureza, como a maceração e a reciclagem, apresentados pela alternativa. Certa.
Gabarito do Professor: Letra D.