-
Certo,
O giro decorre das mudanças de preço, pois o bem que teve o preço alterado terá a alteração em seu intercepto.
O deslocamento é proveniente da renda, visto que advém de aumento orçamentário.
-
O que substituição tem haver com o preço ???
-
"Bem substituto ou sucedâneo é um bem que possa ser consumido em substituição a outro. Por exemplo, margarina e manteiga são em geral consideradas bens substitutos, uma vez que exercem basicamente a mesma função.
É raro encontrar bens que sejam substitutos perfeitos, os quais o consumidor aceita substituir, um pelo outro, a uma taxa constante.
Sabe-se que um aumento de preços de um bem leva a uma maior demanda por seus bens substitutos; na escolha entre dois bens substitutos, o consumidor prefere consumir o mais barato.
Outro fato relevante é que bens substitutos perfeitos têm uma taxa marginal de substituição constante, com uma curva de indiferença linear negativa"
-
MAL FORMULADA.... o efeito substituição e renda é que são proporcionados pelas alterações na RO.... CESPE, CESPE...
-
No efeito Substituição há uma variação de preços, mantendo-se constante o nível de utilidade. Logo, a inclinação da reta orçamentária, que se dá somente por uma alteração nos preços, é alterada.
O efeito renda é a variação do consumo de X, ocasionado pelo AUMENTO DE RENDA, mantendo OS PREÇOS CONSTANTES. Logo, a reta orçamentária é deslocada para fora, pois a renda é aumentada.