SóProvas


ID
2062660
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A política de financiamento da educação brasileira conta com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (FUNDEB), Lei 11.494/ 2007. Em relação a este Fundo, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi criado em substituição ao FUNDEF e é formado por parcela financeira de recursos federais e de recursos provenientes dos estados, municípios e do Distrito Federal.
II. O acompanhamento e o controle social da gestão do Fundo ocorrem através dos Conselhos do FUNDEB, organizados nos estados, municípios e no Distrito Federal.
III. A parcela mínima de 60% do Fundo deve ser utilizada para remuneração dos profissionais do magistério, em efetivo exercício na educação básica.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 24.  O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos serão exercidos, junto aos respectivos governos, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por conselhos instituídos especificamente para esse fim.

  • Gabarito: Letra E

    I. Foi criado em substituição ao FUNDEF e é formado por parcela financeira de recursos federais e de recursos provenientes dos estados, municípios e do Distrito Federal.( Correta)

    II. O acompanhamento e o controle social da gestão do Fundo ocorrem através dos Conselhos do FUNDEB, organizados nos estados, municípios e no Distrito Federal. ( Correta)

    III. A parcela mínima de 60% do Fundo deve ser utilizada para remuneração dos profissionais do magistério, em efetivo exercício na educação básica. ( Correta)

  • Faltou a parte da União aí na alternativa II, ela também possui um conselho próprio.

  • CAPÍTULO VI

    DO ACOMPANHAMENTO, CONTROLE SOCIAL, COMPROVAÇÃO E

    FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS

    Art. 24.  O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos serão exercidos, junto aos respectivos governos, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por conselhos instituídos especificamente para esse fim.

    I - em âmbito federal, ( a meu ver essa questão esta mal elaborada, pois falta o âmbito federal) por no mínimo 14 (quatorze) membros, sendo:

    a) até 4 (quatro) representantes do Ministério da Educação;

    b) 1 (um) representante do Ministério da Fazenda;

    c) 1 (um) representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;

    d) 1 (um) representante do Conselho Nacional de Educação;

    e) 1 (um) representante do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação - CONSED;

    f) 1 (um) representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE;

    g) 1 (um) representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME;

    h) 2 (dois) representantes dos pais de alunos da educação básica pública;

    i) 2 (dois) representantes dos estudantes da educação básica pública, um dos quais indicado pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas - UBES;

  • Fonte: MEC

    Os Conselhos do Fundeb devem contar, no mínimo, com a seguinte composição:

    nos Estados: pelo menos 12 (doze) membros, sendo...

    no Distrito Federal: com pelo menos 9 (nove) membros (a mesma composição dos estados, excluídos os membros mencionados nos itens b e d acima)...

    nos Municípios: com pelo menos 9 (nove) membros, sendo:...

    nessa fonte não se menciona a Uniao, mas pode ser que tenha mesmo

  • A Lei fala:

    Art. 22. Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.