SóProvas


ID
2063026
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um gestor dirige uma organização que utiliza mão de obra intensiva e base tecnológica rudimentar. A tomada de decisão é totalmente centralizada, a comunicação é sempre de cima para baixo, as regras são rígidas e devem ser cumpridas à risca. A ênfase em punições e medidas disciplinares gera temor e desconfiança entre os funcionários. Levando-se em conta os quatro sistemas administrativos, nesse caso, observa-se que o sistema é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O Sistema administrativo autoritário coercitivo é aquele que é forte, coercitivo, arbitrário que controla todas as posições da organização. As decisões são centralizadas na cúpula da organização, não existindo comunicações laterais. Punições e recompensas são ocasionais, fazendo prevalecer um clima de temor, onde a desconfiança, a insatisfação e a hostilidade permeiam entre os membros da organização.

  • RIBAS E SALIM (2014) = Ele propôs quatro tipos de liderança, baseados no estilo de autoridade do líder. Essa abordagem ficou conhecida como os quatro estilos de Likert, Sistemas Gerenciais de Likert ou Sistemas 4 de Likert.
    O sistema proposto pelo autor possui quatro variáveis: processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Os sistemas são:
    Estilo
    Característica Autoritário-coercitivo
    O líder decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito. Geralmente, é encontrado em instituições com mão de obra intensiva, com nível de escolaridade mais baixo e tecnologia rudimentar. Por exemplo: seguimento voltado para a construção.

  • Se há punições, não há possibilidade de ser o autoritário-benevolente, restando a alternativa D como a correta.

  • Sistemas de Administração de Likert

     

    Sistema 1 – Autoritário e Coercitivo: é um sistema autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. É o sistema mais duro e fechado.

     

    Sistema 2 – Autoritário e Benevolente: é um sistema administrativo autoritário que constitui uma variação atenuada do Sistema 1. No fundo é um Sistema 1 mais condescendente e menos rígido.

     

    Sistema 3 – Consultivo: é um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo, como nos dois sistemas anteriores. Representa um gradativo abrandamento da arbitrariedade organizacional.

     

    Sistema 4 – Participativo: é um sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas. Likert acredita que quanto mais o estilo administrativo da empresa se aproximar deste sistema, maior será a probabilidade de alta produtividade.

     

    https://goo.gl/images/ToXJgA

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Vejamos  as  palavras-chave  que  a  assertiva  nos  traz,  e  que  nos  ajudam  a  responder  à questão: 

    • “tomada  de  decisão  totalmente  centralizada”,  “comunicação  de  cima  para  baixo”,  “regras rígidas”,  “ênfase  em  punições”,  e  “organização  que  utiliza  mão  de  obra  intensiva  e  base tecnológica  rudimentar”.  

    Estamos  diante,  portanto,  de  um  sistema  gerencial  autoritário-coercitivo.