Tomada de Decisão Baseada na Intuição As principais características da tomada de decisão baseada na intuição são as seguintes:
a) a obtenção de dados e o processamento das informações ocorrem de maneira normal;
b) o julgamento está ausente; não há criação de significado, seja de forma consciente ou subconsciente;
c) a mente está vazia; pensamentos, crenças e programações pessoais estão ausentes;
d) a mente está livre para mergulhar profundamente no inconsciente coletivo;
e) após um período de reflexão, emergem pensamentos que estão baseados num conhecimento profundo; e
f) os pensamentos refletem sabedoria, estão focados no bem comum, estão alinhados com nossos valores mais profundos e consideram as consequências de longo-prazo. Eles refletem aquilo que quer emergir.
Para a maioria das organizações, a mudança da tomada de decisão baseada em crenças conscientes para a tomada de decisão baseada em valores já é um grande desafio. A mudança subsequente da tomada de decisões com base em valores para a tomada de decisão baseada na intuição é, para muitas, um desafio grande demais. Entretanto, não é necessariamente um desafio grande demais para os líderes e gerentes mais evoluídos de uma organização – aqueles que desenvolveram uma consciência pessoal de espectro total.
O que é diferente nesse tipo de tomada de decisão é que não existe uma tentativa, tanto consciente quanto subconsciente, de criar significado. E não existe um foco nem no passado nem no futuro. A decisão emerge a partir de um estado de “presença”, de um foco no momento presente. Crenças geram decisões baseadas em experiências do passado. Valores nos levam a decisões baseadas em sentimentos que queremos experimentar no futuro. A intuição nos permite criar um futuro baseado na emergência do ser (eu superior). Quando criamos as condições que permitem à nossa mente entrar em contato com espaço mental coletivo, nossa intuição nos comunica aquilo que quer, ou precisa emergir.
https://www.evolucaohumana.com.br/2011/11/16/os-cinco-tipos-de-tomada-de-decisao-como-e-que-voce-decide-na-vida-pessoal-ou-na-organizacao/
A) processo cognitivo inconsciente, apoiado nas experiências vividas, em associações holísticas ou em conexões difusas entre informações divergentes.
INTUIÇÃO --->
Maneira menos racional de tomar decisões.
Processo cognitivo inconsciente apoiado nas experiências vividas.
Associações holísticas ou conexões difusas entre informações divergentes;