SóProvas


ID
2063365
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tradicionalmente o continente africano é desvalorizado nos recortes temáticos feitos pelos professores de História. Os temas africanos mais abordados são Antigo Egito, Escravidão Africana, Neocolonialismo e Descolonização, geralmente relacionado-os à história europeia ou apenas como parte do eurocentrismo, ficando assim na marginalidade.
Dentre esses problemas e temas que podem ser trabalhados no ensino básico, podemos destacar os que seguem, analise-os. A afirmação está correta ou não?
I. Estudar as lutas dos povos africanos contra os colonizadores europeus, como, por exemplo, a independência do Haiti.
II. Apresentar os grandes reinos e impérios africanos anteriores à colonização europeia, como, por exemplo, o Império Kush e Mali.
III. Perceber o neocolonialismo através dos problemas político-econômicos africanos anteriores à chegada do europeu.
IV. Apresentar a mentalidade dos africanos escravos na América e como estes se percebiam apenas como uma propriedade sem identidade.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque o item III está correo. Alguém pode ajudar?

  • Independentemente dos problemas ocasionados com a chegada dos europeus, estes já existiam como por exemplo a escravidão.

  • Em todas as grandes civilizações antigas (Grecia, Rima, Mesopotâmia) houve escravidão. Mas essa escravidão era movida por dívida, por guerras, não tinha carater racista. Os povos africanos eram assim, eles tinham conflitos e os derrotados viraravam escravos, mas nem todos. Os europeus usaram esses conflitos para comprar os escravos, o que antes era feito por conflitos tribais, entre reinos, agora foi transformado num negócio lucrativo e racista. Racista, pois os europeus com o suporte da igreja viam africanos como sub-raça, selvagens que tinha de ser dominados e salvos. Então, argumentaram que a escravidão era uma forma de disciplinar os negros através do trabalho e da palavra de Deus. Obviamente, isso era a desculpa. Ou seja, a escravidão é uma história muita complexa, mas que os brancos europeus fortaleceram, transformaram em algo racista, lucrativo e exportaram. 

  • Achei a questão confusa. A três fala do porquê da facilidade com que os europeus dominaram a África. Toda uma estrutura que foi forjada através da História do povos africanos. Já a quatro, fala do africano como escravo na América, o que foge de questões africanas, seria mais para História da América, Brasil, ou até mesmo outras ciências de apoio

  • Se a III está correta a I também deveria está. Realmente não entendi.

  • Eu não entendi o porque o item I está esrrado;-;

  • A primeira afirmativa está errada porque o Haiti não é um país da África.