SóProvas


ID
2063377
Banca
FUMARC
Órgão
CBTU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No trecho: “Nossa educação ainda valoriza o aluno genial, que não estuda – ou que, paradoxalmente, se sente na obrigação de estudar escondido e jactar-se de não fazê-lo.”, o termo destacado exerce uma função

Alternativas
Comentários
  • Paradoxalmente (uma palavra derivada de paradoxal), é um advérbio de modo que indica uma forma paradoxal ou estranha de agir ou de fazer alguma coisa.

     

    Modo: bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, acinte, debalde, devagar, às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão e a maior parte dos que terminam em "-mente": calmamente, tristemente, propositadamente, pacientemente, amorosamente, docemente, escandalosamente, bondosamente, generosamente.

  • Em quase todos os caso terminado em "MENTE"   Adverbio de modo.

     

    Gabarito: B

  • Bizu!

    Adjetivo + sufixo MENTE = Advérbio

  • GABARITO: LETRA B

    GABARITO: LETRA C

    Do ponto de vista semântico, o advérbio é um modificador ou ampliador de sentido de certos vocábulos ou estruturas e, nessa relação, pode indicar algumas circunstâncias (ou valores semânticos), como afirmação, acréscimo, negação, modo, lugar, tempo, dúvida, intensidade, causa, concessão, conformidade, finalidade, condição, meio, instrumento, assunto, companhia, preço, ordem etc.

    Do ponto de vista morfológico, o advérbio não se flexiona em gênero nem em número, por isso é chamado de palavra invariável. Só varia em grau por meio de derivação.

    Do ponto de vista sintático, tradicionalmente falando, o advérbio se refere a um verbo, a um adjetivo (ou locução adjetiva), a outro advérbio (ou locução adverbial) ou a uma oração inteira, exercendo apenas uma função sintática na frase: adjunto adverbial.

    FONTE: A Gramática Para Concursos Públicos – Pestana,Fernando.

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento em morfologia. O candidato deve assinalar a assertiva que indica a classe de palavra do vocábulo abaixo em destaque. Vejamos:

    No trecho: “Nossa educação ainda valoriza o aluno genial, que não estuda – ou que, paradoxalmente, se sente na obrigação de estudar escondido e jactar-se de não fazê-lo

    a) Incorreta

    Não há possibilidade de ser adjetivo, pois a palavra em destaque se relaciona com o verbo "sentir", e adjetivo se relaciona com substantivo o caracterizando.

    Ex: O gás amarelo saiu por cima. ("Amarelo" está indicando a cor do substantivo "gás".

    b) Correta.

    O advérbio se relaciona com o advérbio, adjetivo e verbo. No caso em tela, a palavra "paradoxalmente" está indicando o modo do verbo "sentir". Dessa forma, sendo um advérbio de modo.

    c) Incorreta

    Os conectivos ligam orações e palavras, podendo pertencer a classe das conjunções, pronomes, preposições e advérbios.

    Ex: Vou à praia quando o sol abrir. ( O advérbio temporal "quando" está ligando duas orações, "vou a praia" e "o sol abrir".

    d) Incorreta

    O substantivo é a classe que nomeia, seres, sentimentos, lugares, nomes de pessoas. Essa classe normalmente é determinada por artigo, pronome ou numeral e também caracterizada por adjetivo.

    Ex: O menino chegou. ("menino" indica o nome do ser humano na sua infância.)

    Gabarito do monitor: B