SóProvas


ID
2063746
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre dividendos, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Dividendos podem ser pagos na forma de dinheiro, ações ou direitos de ... O Dividend Yeld é um índice financeiro que ilustra o quanto uma empresa paga em dividendos em ... Esta é a data a partir da qual a ação é negociada sem um dividendo .... Para acompanhá-los então, quatro datas são relacionadas a sua distribuição...

     

    obs: o erro esta nas duas últimas palavras ( independente de prazo. )

     

    www.tororadar.com.br/investimento/bovespa/dividendos-o-que-e

  • Gabarito Letra B

     

    Letra A -  Art. 202, § 2º - Quando o estatuto for omisso e a assembléia-geral deliberar alterá-lo para introduzir norma sobre a matéria, o dividendo obrigatório não poderá ser inferior a vinte e cinco por cento do lucro líquido ajustado nos termos do inciso I deste artigo.

     

    Letra B - Art. 205, caput e § 3º - A companhia pagará o dividendo de ações nominativas à pessoa que, na data do ato de declaração do dividendo, estiver inscrita como proprietária ou usufrutuária da ação. § 3º - o dividendo deverá ser pago, salvo deliberação em contrário da assembléia-geral no prazo de sessenta dias da data em que for declarado e, em qualquer caso, dentro do exercício social.

    Letra C - Art. 202, caput - Os acionistas têm o direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as seguintes normas.

     

    Letra D - Art. 202, § 4º - O dividendo previsto neste artigo não será obrigatório no exercício social em que os órgãos da administração informarem à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia. O conselho fiscal, se em funcionamento, deverá dar parecer sobre essa informação e, na companhia aberta, seus administradores encaminharão à Comissão de Valores Mobiliários, dentro de 5 (cinco) dias da realização da assembleia geral, exposição justificativa da informação transmitida à assembleia.

     

    Letra E - Art. 202, § 1º - O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Correta. Segundo o art. 202, § 2°, da Lei n° 6.404/76, quando o estatuto for omisso e a assembléia-geral deliberar alterá-lo para introduzir norma sobre a matéria, o dividendo obrigatório não poderá ser inferior a 25% do lucro líquido ajustado nos termos do inciso I deste artigo.

    b) Incorreta. Vamos aproveitar para verificar as disposições do art. 205 da Lei n° 6.404/76

    Art. 205. A companhia pagará o dividendo de ações nominativas à pessoa que, na data do ato de declaração do dividendo, estiver inscrita como proprietária ou usufrutuária da ação.

    § 1º Os dividendos poderão ser pagos por cheque nominativo remetido por via postal para o endereço comunicado pelo acionista à companhia, ou mediante crédito em conta-corrente bancária aberta em nome do acionista.

    § 2º Os dividendos das ações em custódia bancária ou em depósito nos termos dos artigos 41 e 43 serão pagos pela companhia à instituição financeira depositária, que será responsável pela sua entrega aos titulares das ações depositadas.

    § 3º O dividendo deverá ser pago, salvo deliberação em contrário da assembléia-geral, no prazo de 60 (sessenta) dias da data em que for declarado e, em qualquer caso, dentro do exercício social.

    c) Correta. Segundo o art. 202 da Lei n° 6.404/76 os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as seguintes normas:

    I – metade do lucro líquido do exercício diminuído ou acrescido dos seguintes valores:

    a) importância destinada à constituição da reserva legal (art. 193); e

    b) importância destinada à formação da reserva para contingências (art. 195) e reversão da mesma reserva formada em exercícios anteriores; 

    d) Correta. Segundo o art. 202, § 4°, da Lei n° 6.404/76, o dividendo previsto neste artigo não será obrigatório no exercício social em que os órgãos da administração informarem à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia. O conselho fiscal, se em funcionamento, deverá dar parecer sobre essa informação e, na companhia aberta, seus administradores encaminharão à Comissão de Valores Mobiliários, dentro de 5 (cinco) dias da realização da assembléia-geral, exposição justificativa da informação transmitida à assembléia.

    Apenas ressalto que houve um erro na construção da assertiva. Certamente o examinador quis mencionar que "os dividendos obrigatórios deixarão..." e não "os dividendos obrigatórios deixaram...".

    e) Correta. Segundo o art. 202, § 1°, da Lei n° 6.404/76 o estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.