O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, foi fundado em 1936, quando foi regulamentado o Instituto Nacional de Estatística (INE), embora o Decreto n. 24.609, que o institui, seja datado de 6 de julho de 1934.
O INE foi fundado por um conjunto de estudiosos liderado por Mário Augusto Teixeira de Freitas, que viu a necessidade de organizar os dados estatísticos em um órgão centralizado. Pelo Decreto n. 1.527 (1937), foi criado também o Conselho Brasileiro de Geografia (CBG), que foi integrado ao INE para catalogar os dados geográficos do país O IBGE, em seu formato atual, foi criado em janeiro de 1938, resultante da integração das competências do INE e do CBG em um único órgão.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, e dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.
O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas, coordenação e consolidação das informações estatísticas, produção e análise de informações geográficas, entre outras.
Uma das alternativas indica a finalidade básica do IBGE na elaboração da divisão regional do território brasileiro
A) CORRETA- A modernização agropecuária leva a um maior consumo de produtos industrializados vinculados ao desenvolvimento de uma infraestrutura mais eficaz.
B) INCORRETA- O desenvolvimento de uma tecnologia de ponta no setor industrial não está vinculado somente às necessidades da agropecuária mas às demandas de todos os setores do mercado.
C) INCORRETA- Além do agronegócio não estar exatamente vinculado à empresas transnacionais, o crescimento da ligação com a produção industrial não se dá por conta de transnacionais
D) INCORRETA- A produção orgânica é por definição mais natural e utiliza o mínimo possível de insumos industriais ou tecnologias não naturais.
E) INCORRETA – A redução de preços no mercado internacional traz a redução da produção e do mercado, o que traz uma menor demanda de produtos industriais.
Gabarito do professor: Letra A.