SóProvas


ID
2068234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

        A ditadura do Estado Novo começou a se esgotar tão logo os rumos da Segunda Guerra Mundial também começaram a mudar. O governo brasileiro tinha a intenção de dirigir o processo de transição, definindo-lhe regras, etapas e processos. Mas esse intento, apesar de apoiado por segmentos expressivos da população, sofreu pressões de variada natureza, especialmente por parte daqueles que desejavam o fim imediato e definitivo do regime autoritário do Estado Novo.


Lucília de Almeida Neves Delgado. Partidos políticos e frentes parlamentares: projetos, desafios e conflitos na democracia. In: Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (Orgs.). O Brasil republicano (Vol. 3: O tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.

Levado pelas circunstâncias a cerrar fileiras contra o Eixo na Segunda Guerra Mundial, a ditadura varguista viveu a contradição — que se mostrou insolúvel — de lutar externamente pela liberdade enquanto mantinha o país submetido a um rígido regime ditatorial. Nessa perspectiva, a vitória aliada nos campos de batalha impulsionou o sentimento oposicionista que culminou com a deposição de Vargas em outubro de 1945, poucos meses depois de encerrado o conflito.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Os problemas do regime resultaram mais da inserção do Brasil no quadro das relações internacionais do que das condições políticas internas do país. Essa inserção impulsionou as oposições e abriu caminho a divergência no interior do governo. Após a entrada do Brasil na guerra e os preparativos para enviar a FEB à Itália, personalidades da oposição começaram a explorar a contradição existente entre o apoio do Brasil às democracias e a ditadura de Vargas. A primeira manifestação ostensiva, nesse sentido foi o Manifesto dos Mineiros, datado de 24 de outubro de 1943. Não por acaso a data comemorava a vitória da Revolução de 1930. Com isso, os assinantes do manifesto queriam demonstrar que não pretendiam demonstrar que não pretendia, voltar às políticas, existentes na Primeira República, assinalando, ao mesmo tempo, sua percepção de que a Revolução de 1930 fora desviada de seus objetivos democráticos.

     

    Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945. A Segunda Grande Guerra terminou em 02 de setembro de 1945.

  • Correto. Vargas estava entre duas grandes potências, e o pior, ele tinha relações com as duas! Até que os EUA começou a pressiona-lo pra que ele ficasse ao lado dos aliados (EUA, Inglaterra, URSS e França), foi então que o Brasil enviou um monte de soldados para itália, 600 morreram, mas a galera que voltou, veio como vitoriosa. Entretando, esses soldados estavam lutando contra ditadores, como podiam aceitar uma ditadura no seu próprio país? Daí, as pressões começaram a aumentar e esse motivo, junto a muitos outros, provocou a saída de Vargas.

  • Perfeito Keila Angelo. 

  • Vargas entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado do liberalismo e da democracia dos Aliados, contrários às ditaduras nazifascistas se contradizendo com seus ideais ditatoriais.

     

    Gab: CERTO

  • contradição:

     

    Economicamente o Brasil era dependente dos EUA ( País aliado )

     

                                                 x

     

    Politica e ideológicamente o Brasil tendia a ideais Facista e ditatorial, como a Italia e Alemanha ( Países de eixo )

  • CERTO

     

    Para o Estado Novo, a entrada do Brasil na guerra ao lado dos Aliados teve efeitos contraditórios. De um lado, o regime ganhou tempo. O estado de guerra representava um bom argumento para o governo adiar por tempo indeterminado a consulta popular que deveria validar a Constituição de 1937. De outro, a opção por lutar contra o nazi-fascismo colocou em xeque a manutenção de uma ditadura no país. As oposições procuraram aproveitar o desgaste do governo decorrente dessa contradição para retomar a iniciativa. Foi nesse quadro de redefinições que o Estado Novo entrou em crise e finalmente caiu em outubro de 1945.

     

    FONTE: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas

  • Uma questão que responde essa que discutimos:

     

    QUESTÃO CERTA: Em 1945 chega ao fim o Estado Novo implantado pelo presidente Getúlio Vargas. Entre as causas tivemos a Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial ao lado das democracias, criando uma situação interna contraditória, pois o país vivia, até aquele ano, uma ditadura. 

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/668f8376-5e

  • Vargas foi deposto?

     

  • Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945 e a Segunda Grande Guerra terminou em 02 de setembro de 1945.

  • Paulo Barreiros,

     

    foi sim, mas pode-se dizer que foi uma deposição light, talvez afastado fosse a melhor palavra. Ele foi afastado por militares 3 meses antes do fim do mandato pois existia o temor de uma nova tentativa golpista de Vargas, como a de 1937. Existia até um movimento popular que apoiava a sua permanencia como presidente, chamado de "Queremismo".

     

    Mas vargas não foi exilado, nem perdeu seus direitos políticos, tanto que logo depois foi eleito senador por dois estados diferentes (RS e RJ).

     

    Bons estudos!

  • Como Vargas estava lutando contra ditadores se ele era um ditador? Então a ditadura varguista viveu a contradição.

  • Tecnicamente o Getúlio renunciou antes de ser deposto, em 29 de outubro de 1945.

    Assume José Linhares até 31 de janeiro de 1946, quando Dutra toma posse.

  • Ter lutado durante a Segunda Guerra Mundial a favor do liberalismo e dos princípios democráticos, alimentou nos brasileiros a perspectiva de ver estes valores serem cultivados em terras nacionais.

    Gabarito CERTO

  • O cara é um gênio, um ditador antiditadura

  • Tudo bem que o CESPE teve essa posição na questão, mas pensemos de uma forma:

    Getúlio Vargas não queria se intrometer na 2ª GM, ele acordou com os EUA para apoiá-lo, inclusive, deu Fernando de Noronha como base militar daquele. A ideia de Vargas foi desenvolver o país. Ele só entrou nessa guerra, apoiando os aliados, depois do ocorrido com navios brasileiros, os quais a Alemanha atacou com seus submarinos.

    Então, a ideia dele ir contra a Alemanha, apesar do seu governo ditatorial, foi a "vingança" pelo atentado ocorrido, desembocado pela Alemanha.

  • Um país regido por uma ditadura e lutando pela democracia de outro?

    Imagino o quanto as pessoas ficaram putas na época.