SóProvas


ID
2068279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século passado, o fascismo e o comunismo foram correntes ideológicas presentes na política de muitos países. A respeito dessas correntes, julgue (C ou E) o item subsequente.

Comunistas e fascistas compartilhavam a convicção de que a luta de classes era o fator principal das mudanças históricas e de contenção dos nacionalismos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    Fascismo é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista que ganhou destaque no início do século XX na Europa e teve origem na Itália. Os fascistas procuravam unificar sua nação através de um Estado totalitário que promove a vigilância, um estado forte, a mobilização em massa da comunidade nacional, confiando em um partido de vanguarda para iniciar uma revolução e organizar a nação em princípios fascistas, hostis a todas as vertentes do marxismo, desde o comunismo totalitário ao socialismo democrático.

     

  • a resposta certa é a errada

  • O fascismo era contra a luta de classes. Acreditava que todas as classes deveriam se unir, eram todos nacionais que deveriam lutar em prol do Estado.

  • ERRADO 

    O fascismo queria unidade estatal, um só partido político e combatia o comunismo e socialismo.

    Os comunistas era a favor da luta de classes.

    "Quando você estiver na posse, EU VOU ESTAR LÁ"

  • Errado.

     

    A ideia é acabar com os conflitos sociais que, segundo a ideologia fascista, são uma das causas da decadência dos regimes demoliberais e substituir o princípio marxista da luta de classes pela cooperação entre as mesmas.

  • Cespe eu vou te pegar !!! #pmal2018
  • Os fascismo era contra a luta de classes, mas a questão não pediu isso. A questão afirmou que tanto os comunistas quanto os fascistas reconheciam a luta de classes, isto é, a existência de uma cisão entre as classes sociais que com interesses divergentes, brigam por poder. A resposta certa deveria ser "certo" ao meu ver, afinal, os fascistas tanto reconhecem a existência da luta de classes que advogavam pelo corporativismo como meio de unir a nação e remediar esse conflito social. Essa é uma questão que eu não consigo concordar com o gabarito.

  • Os comunistas tinham a convicção de que a luta de classes era fundamental para o avanço da sociedade. Este ponto, inclusive, era das razões de sua existência.

    Os fascistas, por outro lado, eram contra a luta de classes. Centrados na noção de partido único, os fascistas acreditavam na unidade. Qualquer tipo de racionalidade e crítica, por exemplo, eram encarados como divisionismos desnecessários.

    O fascismo acreditava que todas as classes deveriam se unir, a fim de promover a mobilização em massa da população nacional.

    Resposta: Errado

  • Esta afirmativa está incorreta pois os comunistas acreditavam que a luta de classes seria o fato capaz de mudar o curso da história e os fascistas não. Na verdade os fascistas negavam a viabilidade de transformar a sociedade através da luta de classes . Ela seria um mecanismo de desgaste da sociedade.

    O marxismo é uma doutrina baseada no materialismo histórico dialético e no socialismo científico feito de Karl Marx e Friedrich Engels. Eles analisaram a sociedade a partir de uma perspectiva econômica e sociológica, apresentando os meios para a construção de uma sociedade igualitária e mais justa do que aquela do capitalismo. Segundo Marx e Engles, as sociedades seriam divididas em classes sociais opostas. A polarização principal na sociedade capitalista era entre a burguesia e o proletariado. O fim da polarização se daria com a luta destas duas classes. O objetivo seria a extinção da burguesia, pois neste grupo estavam as fontes da desigualdade social e econômica, ou seja, a propriedade privada dos meios de produção . 

    A forma ideal para que isso ocorresse seria através da ditadura do proletariado. Esta ditadura acabaria com a hegemonia da classe burguesa e romperia com as estruturas sociais e estatais do capitalismo. A construção de um Estado forte socialista seria possível através do fim das superestruturas (Estado e sistema jurídico) e das infraestruturas (economia e sociedade) capitalistas. O comunismo é considerado o último estágio para uma sociedade igualitária e sem luta de classes. Ele somente é implantado em uma sociedade após a concretização do socialismo. 

    Caso desejemos traçar uma semelhança entre os dois regimes, podemos mencionar que o fortalecimento do território nacional e da identidade nacional foram aspectos em comum aos dois regimes independentemente da sua orientação ideológica . E, não se pode confundir “ comunismo" com ditadura. Comunismo é uma proposta de estrutura social igualitaria radical e ditadura é uma forma de governo, que pode existir agregada ao sistema socialista ou capitalista.

    Entre as mais importantes acerca do fascismo a de Nicos Poulantzas é clássica. E, bons livros de sociologia fornecem material para o estudo do comunismo

    Gabarito do Professor: ERRADO.