-
O construtivismo russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. O termo arte construtivista foi introduzido pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.
A partir do Congresso dos Escritores de 1934 a única forma de arte admitida na URSS seria o Realismo socialista e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo seriam consideradas formalistas.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
São considerados manifestações influenciadas pelo construtivismo o De Stijl, a Bauhaus, o suprematismo, assim como grande parte da vanguarda russa.
-
Por que a questão está errada?
-
A questão está errada porque o partido comunista não endossou o construtivismo na década de 20, pois ele era considerado de linhagem modernista. Seria, portanto, burguês e avesso aos valores da revolução russa.
Bons estudos!
-
O amigo Leduc Marques está certo e a quetão aborda a década de 1920, não a de 1930. Assim, o argumento do Realismo socialista não funciona, como colocou o Grott. O erro, ao meu ver, está no pós fim ao conservadorismo e o amplo apoio. A arte desse período sofreu muita crítica, muita mesmo. Acho que eles deram sorte, porque não acredito que esse seja o nível de comprança da prova, acho que eles se apegaram aos detalhes para manter o gabarito. Melhor teria sido anular, mas sabe como é, se anula, o mocinho que fez a questão não ganha nada.
-
Não entendi pq está errada.
-
A CESPE adora um juízo de valor... ("conservadorismo cultural")
-
Errada
Não houve o fim ao conservadorismo cultural, visto que a única forma de arte admitida na URSS seria o Realismo socialista e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo seriam consideradas formalistas.
-
É forçoso dizer que houve fim do conservadorismo cultural e dizer que houve apoio do Partido Comunista.
O movimento do Construtivismo foi deflagrado em 1917, a ideia era fundir o método produtivo industrial com as concepções artísticas inauguradas pelo Suprematismo (movimento artístico que utilizava a geometria das formas, inspirava-se no desenvolvimento da matemática e das novas tecnologias da era industrial) para fazer uma arquitetura pública. Os construtivistas ocuparam os postos de direção do departamento artítistico no comissariado de Lunacharski, o qual era um intelectual bolchevique e o comissário do povo para a educação, e, durante a Guerra Civil, editaram a revista Arte da Comuna. O núcleo do movimento promoveu exposições tentou instaurar uma arquitetura industrial alinhada aos princípios revolucionários.
Embora Trotski tivesse simpartia pelo construtivismo, os líderes bolcheviques mais esclarecidos não se deixaram impressionar pelas proclamações revolucionárias da vanguarda artística russa.
Fonte: O Mundo em Desordem, de Demétrio Magnoli e Elaine Barbosa
-
Gabarito: ERRADO
"As revoluções russas de 1917 de fato levam ao Construtivismo, a base estética e cultural da nova sociedade socialista. Não é possível, entretanto, falar em conservadorismo cultural durante a Rússia do Czar NIcolau II. Contrastando com a política, a vida cultural russa era renovada e ousada, base para diversos movimentos de vanguarda."
Professor: Filipe Figueiredo
Livro: 1.600 Questões Comentadas
-
O Construtivismo surgiu no início do século XX na capital russa, Moscovo. Durou até meados da década de 1920 e influenciou o movimento artístico da Bauhaus.
-
Há dois momentos claros no que se refere à construção cultural da União Soviética: os primeiros tempos, sob a batuta de Lênin e depois o período do Stalinismo
De 1918-1929 houve relativa liberdade e experimentação com vários estilos diferentes, em um esforço para encontrar um estilo distinto soviético de arte. Escritores tiveram boa dose de liberdade, embora muitos tenham fugido por causa da sua oposição ao governo bolchevique.
E, apesar de Lenin de ser um homem tradicional da arte e querer que ela fosse mantida de forma tradicional, já que odiava movimentos como expressionismo e futurismo , ele não fez nada para evitar a propagação do Futurismo na Rússia. Ao contrário. Lênin mostrou seu apoio à cena artística e queria que a arte fosse acessível ao povo. Por isso muitas coleções privadas foram nacionalizadas e foi criado o Museu da Nova Arte Ocidental, em Moscou. Ou seja, desde que não fosse obviamente contrário ao regime instalado após a revolução de 1917, o artista mantinha razoável liberdade de criação.
Durante o governo de Joseph Stalin a situação mudou de forma radical. Foi imposto o realismo socialista, sendo quase todas as outras tendências duramente reprimidas, com raras exceções. Muitos autores foram presos e mortos ou morreram de fome Não havia permissão para publicação. Após um curto período do renascimento da literatura ucraniana, mais de 250 escritores soviéticos e ucranianos morreram durante o Grande Expurgo. Textos de autores presos foram confiscados pelo NKVD. (Alguns deles foram publicados mais tarde). Livros foram retirados das bibliotecas e destruídos . Pinturas e objetos foram guardados ou destruídos.
Obras arquitetônicas foram inteiramente modificadas como a Igreja da Ressurreição do Cristo, de São Petersburgo, que foi saqueada na revolução, serviu de necrotério durante a segunda guerra e depois passou a ser usada como depósito de vegetais. Como não foi reconsagrada é hoje um museu.
Por conseguinte , é fácil inferir que a afirmativa está incorreta. Na verdade houve uma repressão à produção cultural de vanguarda na URSS após Stalin subir ao poder como Secretário geral do Partido Comunista.
Ou seja, ainda na década de 1920.
Embora a questão exija conhecimentos mais específicos acerca da Rússia pós Revolução de 1917, a bibliografia acerca do tema não é de difícil acesso e disponibilizada pela organização do concurso do Instituto Rio Branco.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
As vanguardas e o modernismo eram vistas pelo Partido Comunista como uma expressão burguesa. A arte soviética deveria educar e refletir a sociedade, conforme parâmetros do realismo soviético e pensamento de Jdanov (jadnovismo), até década de 1950.