SóProvas



Questões de Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917


ID
83755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há algo que não se pode dizer do século XX: que foi um
tempo de brumas, silêncios e mistérios. Tudo nele foi a céu aberto,
agressivamente iluminado, escancarado e estridente. E, no entanto,
ele é ainda um enigma - um claro en igma, parafraseando
Drummond -, e dele não podemos fazer o necrológio completo. E
porque findou como uma curva inesperada da história, em um
astucioso desencontro do que achávamos ser o futuro, turvou nossa
memória e nosso olhar. E tornou-se pedra e esfinge, com um brilho
que ainda cega e desafia.

O século XX foi, sem dúvida, um século das utopias.
O seu andamento coincidiu com a máxima expansão das categorias
fundamentais do mundo moderno - sujeito e trabalho -, eixos que
presidiram a atualização e exasperaram os limites do liberalismo e do
socialismo, as duas grandes utopias da modernidade. E talvez por isso
exiba uma característica única e contraditória: parece ter sido o mais
preparado e explicado pelos séculos anteriores e, simultaneamente,
o que mais distanciou a humanidade de seu passado, mesmo o mais
próximo, decretando o caráter obsoleto de formas de vida e
sociabilidade consolidadas durante milênios.

O século XX sancionou o Estado-nação como a forma, por
excelência, de organização das sociedades em peregrinação para o
futuro e em busca de transparência. Os Estados nacionais ergueramse
como personagens privilegiadas de uma história humana cada vez
mais cosmopolita, para lembrar Kant, modificando de forma radical
a paisagem do mundo. Com eles, o direito assumiu progressivamente
a condição de um idioma universal, reagindo sobre o passado e
destruindo velhas estruturas hierárquicas fundadas em privilégios e na
tradição.

Mas o século XX não é apenas um tempo de esperanças.
É também o século do medo e das tragédias injustificáveis. A dura
realidade dos interesses provoca dois grandes conflitos mundiais, um
tenso período de guerra fria e uma interminável série de guerras
localizadas. Um século de violência dos que oprimem e dos que se
revoltam.

Rubem Barboza Filho. Século XX: uma introdução (em forma
de prefácio). Apud: Alberto Aggio e Milton Lahuerta (Org.).
Pensar o século XX. São Paulo: Unesp, 2003, p. 15-9 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, rel ativos
ao cenário histórico do mundo contemporâneo.

Liberalismo e socialismo, " as duas grandes utopias da modernidade", como afirma o texto, encontraram seus limites à mesma época, ainda que por motivos e caminhos distintos. Com efeito, a crise social, política e econômica verificada nas décadas de 20 e 30 do século XX destruiu as bases do Estado liberal - substituído pelos mo d el os totalitários fascistas - e eliminou todo e qualquer apoio ideológico ao stalinismo soviético.

Alternativas
Comentários
  • ...e eliminou todo e qualquer ap o io ideológico... é o mesmo que dizer "tudo, todos, geral".
    Sendo CESPE, desconfie.
  • É preciso lembrar que a crise social, econômica e política vivida nas décadas de 1920 e 1930 inspirou apoio tanto aos regimes de orientação nazista e fascista quanto ao regime comunista stalinista.


ID
88063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à evolução da Guerra Fria, julgue C ou E. 


( )Desde sua criação, o bloco comunista consolidado no Pacto de Varsóvia manteve-se coeso, sem crises internas.


( ) Após o fracasso da intervenção americana no Vietnã, o apoio abrangente do Bloco Ocidental a Israel na Guerra do Yom Kippur (1973) demonstrou a unidade do Ocidente.


( ) Entre os principais chefes de Estado que fundaram o Movimento dos Não Alinhados, na Conferência de Bandung, encontravam-se Nehru (Índia), Sukarno (Indonésia), Nasser (Egito), Tito (Iugoslávia) e Fidel Castro (Cuba).


( ) Mais do que em razão de disputas territoriais no subcontinente indiano, três guerras sucessivas (sino-indiana, em 1962, e indo-paquistanesas, em 1965 e 1971) evidenciaram a intensidade da Guerra Fria naquela região.

Alternativas
Comentários
  • eh justamente o contrário os 14 pts de wilson eram contra as revoluções socialista e a favor das reconstruções européias.

  • Copiando comentário do Cleberson Holz Holzschuh, na questão Q29349, em 06 de Agosto de 2010, às 12h46

    Conforme o Livro Introdução à História Contemporânea, de Geoffrey Barraclough, pag. 78,  ".....Mas, apesar dessa rivalidade, Wilson e Lênin tinham uma coisa em comum: a rejeição por ambos do sistema internacional existente. Ambos rejeitavam a diplomacia secreta, as anexações, a discriminação comercial; ambos se alhearam do equilíbrio de poder; ambos denunciaram o "peso morto do passado". Eram "os campeões revolucionários da época", "os profetas da nova ordem internacional".

  • Lenin havia feito um discurso de paz em novembro de 1917, após a Revolução Russa se concretizar . O discurso propunha a retirada imediata da Rússia da guerra, advogando uma paz justa e democrática que não se compadecia com anexações territoriais.

    Woodrow Wilson apresentou seus 14 pontos um anos depois, em 8 de Janeiro de 1918 . Entretanto, Wilson pretendia evitar o envolvimento dos Estados Unidos nas tensões que arrastavam entre as grandes potências europeias; se a América entrasse na guerra, tentaria livrar o conflito de disputas e ambições nacionalistas. A necessidade de se estabelecerem objetivos morais tornar-se-ia mais importante quando, após a queda do regime russo , os bolcheviques  divulgaram tratados secretos entre os Aliados. 

    Fonte : pt.wikipedia.org/wiki/Quatorze_Pontos

    É equivocado dizer que havia uma coincidência ideológica, W.W virou o founding father do internacionalismo liberal ( ou idealismo), corrente que propunha a cooperação entre os estados e o afastamento da guerra . Enquanto que Lenin, estava buscando a concretização de uma paz - após a Revolução de Outubro - ( paz selada no Tratado de Brest-Litovsk   ), pois já havia muita convulsão interna na Rússia e precisava-se lidar com a consolidação da revolução ( sem que a Rússia se envolvesse na I GM )


ID
383089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos aos impactos da Revolução Russa na América Latina e no Caribe.

As lutas do general César Augusto Sandino contra fuzileiros navais norte-americanos, em fins da década de 20 do século passado, base da posterior Revolução Sandinista, na Nicarágua, foram marcadas por forte influência da Internacional Comunista.

Alternativas
Comentários
  • Sandino foi um líder nacionalista e anti-americano da Nicarágua que lutou contra a presença de tropas americanas de 1912 a 1925. Na década de 70, surgiu o movimento guerrilheiro sensível à crescente pobreza do país e contra o poder político da família Somoza. O movimento foi liderado pela FSLN (frente sandinista de libertação nacional) em homenagem a Sandino. Este, sim, foi um movimento de caráter socialista que recebeu apoio de Cuba e URSS.
  • Errado. 

     

    Sandino lutou junto ao Exército Liberal, que apoiava a renúncia do então presidente e o constitucionalismo do país. Ele foi particularmente influenciado pelo indigenismo, que surgiu com a Revolução Mexicana. A influência socialista será notada no movimento sandinista da década de 1970.

     

    Em particular, ele foi influenciado pela ideologia do Indigenismo que emergiu na Revolução Mexicana, a qual glorificava a herança indígena da América Latina.

    Em 1927, quando voltou a Segovias, incitou muitos dos fazendeiros locais a juntarem-se ao seu exército, aumentando pouco a pouco a quantidade de ataques bem-sucedidos contra as tropas do governo. Em abril, suas forças tiveram uma participação vital ao auxiliar a principal coluna do Exército Liberal, que avançava em Manágua. Ao receber armas e financiamento do México, o Exército Liberal estava muito próximo da captura da capital.

    As principais reivindicações de Sandino eram a renúncia do presidente Díaz, a retirada das tropas estado-unidenses, novas eleições supervisionadas por países latino-americanos e a supressão do Tratado Bryan-Chamorro, que dava aos EUA direitos de exclusividade na construção de um canal através da Nicarágua.

  • EUA QUE APOIOU A DERROCADA DO REGIME SAMOZA


ID
383092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos aos impactos da Revolução Russa na América Latina e no Caribe.

A tensão ideológica e política da Guerra Fria e, em especial, os interesses soviéticos e dos partidos comunistas tiveram grande impacto na América Latina e culminaram na Revolução Cubana.

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Cubana (1959) foi inicialmente um movimento nacionalista cujo principal objetivo era a derrubada do ditador Fulgêncio Batista. Cuba somente assume uma conotação socialista em 1961
  • Copiado do excelente comentário da Yara, Q127693:

    O golpe deflagrado por Fidel Castro e seus companheiros de guerrilha, com a tomada de Havana, em 1959, tinha o objetivo de destituir do poder o ditador Fulgêncio Batista e instaurar melhorias sociais como reformas agrária e educacional.
    Mesmo assim, essas atitudes foram de encontro aos interesses estadunidenses que, em resposta, promoveram embargos comerciais e, em 1961, ataque fracassado aos domínios cubanos, mais especificamente, à Baia dos Porcos.
    Só então, Fidel declara Cuba um Estado Socialista, alinhado aos preceitos leninistas-marxistas e, assim, intensifica a proximidade  com a URSS, que passa a financiar o primeiro Estado socialista do hemisfério ocidental.

  • A Revolução Cubana só ganha caráter comunista depois

  • Gabarito:Errado Porem, discordo.. 1° tentativa de tomada de poder foi nacionlalista,porem os Castro foram exilados. 2° -conhecem o marxismo por Che Guevara qnd exilados e retornam para depor o presidente. Discordo do gabarito pois o movimento teve influencia marxista. Em nenhum momento a questao cita etapas. Houve influencia marxista?Sim

ID
383095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos aos impactos da Revolução Russa na América Latina e no Caribe.

Embora tenha existido algum comunismo romântico na América Latina das primeiras décadas do século XX, e mesmo uma revolução social e política do peso da Revolução Mexicana, poucos grupos políticos absorveram o caminho da guerrilha comunista na região naquela quadra histórica.

Alternativas
Comentários
  • Realmente, o surgimento de guerrilhas e movimentos comunistas mais organizados se dá principalmente após a segunda guerra, fruto do acirramento das contradições econômicas geradas pela globalização capitalista, do avanço do imperialismo americano ao sul do Rio Grande e do próprio contexto da Guerra Fria com uma atuação mais intensa do Komintern soviético visando desestabilizar as elites aliadas dos EEUU na AL.
  • hmmm... 3 anos após o que ocorreu na Rússia, as notícias até chegariam aos rincões da América Latina, mas com dificuldade.


ID
650584
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As ideias de diversas correntes marxistas deram as bases teóricas das grandes revoluções políticas no século XX: a Revolução Russa de 1917, a Revolução Chinesa de 1949 e a Revolução Cubana de 1959.

Nos três exemplos citados, a inspiração marxista pode ser identificada

Alternativas
Comentários
  • A

    A palavra Anarquismo na assertiva A já a deixa errada, pois as Revoluções Russa de 1917, a Chinesa de 1949 e a Cubana de 1959 têm como características a forte presença estatal.

    B

    Essa é a resposta, pois essas revoluções pautaram-se nos ideais socialistas de combate à desigualdade social, integração do proletariado na política, combate ao capitalismo...

    C

    Liberalismo defende a intervenção mínima do Estado, ou seja, em casos especificamente necessários, enquanto essas revoluções trouxeram fortalecimento estatal vide China e Cuba que até hoje têm o Estado como controlador e ditador das regras principalmente econômicas.

    D

    Frágil repercussão do proletariado? Não, não. Ora, se a revolução era dita proletária, vide a máxima "proletários do mundo todo, uni-vos", como o proletário seria colocado à escanteio desse processo todo?


ID
684697
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Duas revoluções marcaram o mundo ocidental: a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, e a Revolução Russa, ocorrida em 1917. Sobre estas revoluções, é INCORRETO afirmar que, em ambas,

Alternativas

ID
688507
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XVI, Nicolau Maquiavel produziu uma separação entre a política e a moral. Para o pensador florentino importava mais a conquista e a manutenção do poder que os meios usados para essa finalidade. Ao longo da história, inúmeros políticos colocaram em prática os ideais de Maquiavel. Um exemplo desse tipo de prática política é o

Alternativas

ID
712939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É tremenda injustiça comparar Khrushtchev a Hitler. A arrogância, a truculência, a insensibilidade brutal do ditador soviético são inéditas na História do mundo. Nunca se viu, desde os tempos de Gengis Khan, tamanho desprezo pelos valores da  civilização ou maior falta de escrúpulos. Estarrecido, o mundo, ao mesmo tempo em que se inteirava da consumação das ameaças de Khrushtchev de fazer explodir a superbomba de 50 megatons, lia a resposta dele ao apelo dos deputados trabalhistas ingleses para que desistisse da explosão. Em lugar de responder como faria um homem civilizado e dotado de qualquer vestígio de decência ou de sentimento de humanidade, Khrushtchev replicou, com todo o seu furor vesânico, para ameaçar a Inglaterra de destruição total,
assegurando que ela seria riscada do mapa.

 O trecho acima, extraído e adaptado do jornal O Globo, é parte do editorial “Ditador fanático quer subjugar o mundo pelo terror”, publicado na primeira página da edição de 1.º de novembro de 1961. Considerando a retórica do editorial, o ano em que foi publicado e o contexto histórico em que se inscreve, além de aspectos marcantes da história do século XX, julgue os itens de 105 a 109.

Sucessor de Lênin, Khrushtchev foi a liderança que fez da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) uma potência mundial, promovendo a coletivização forçada no campo e privilegiando, no setor industrial, a produção de bens de consumo.

Alternativas
Comentários
  • O sucessor de Lenin foi Stalin que implantou o plano econômico conhecido como "Planos Quinquenais", plano este que foi muito om bom para o desenvolvimento industrial do país.


ID
733771
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas décadas finais do Séc XX, a União Soviética passou por uma série de transformações que levaram ao fim do socialismo. Essas mudanças foram marcadas por:

Alternativas
Comentários
  • Perestroika e Glasnost: as reformas da URSS que iniciaram uma nova ordem mundial

    Perestroika significa reconstrução e consistia na tentativa de recuperação soviética; enquanto que Glasnost significa transparência e visava à liberdade de expressão da sociedade.


  • b) políticas que levaram a uma abertura política e econômica, conhecidas como glasnost e perestróika.


    * O Governo de Gorbatchev: A função de Gorbatchev era promover uma vasta reestruturação de todos os setores da sociedade, a fim de resolver todas as crises pelas quais a URSS passava. Durante o 27º Congresso do Partido Comunista da URSS, realizado em 1986, o então secretário do partido Mikhail Gorbatchev anunciou a necessidade de uma profunda modificação nas estruturas do país: políticas econômicas. No Plano político realizou- se a Glasnost e no Plano econômico a Perestroika.



    * Glasnost (transparência): A fim de que o povo russo, completamente à margem das deliberações, tivessem uma participação mais eficiente e democrática no controle e vigilância do governo. Realizou para tanto um série de modificações nas bases e outras instituições comunistas, privilegiando as decisões majoritárias e não mais as tomadas apenas pelas chefias.



    * Perestroika (reconstrução ou reestruturação): A abertura política que resultara da adoção da Glasnost por si só não bastava. Era necessário retirar a economia soviética do marasmo, herdado do longo governo de Brejnev (1964- 1982). Reformas urgentes deviam complementá- la. Maior autonomia foi dada às direções e às administrações das fábricas e minas e demais empresas que, dali em diante, foram estimuladas a executar seus planos de produção independentes da gerência central. A intenção era esvaziar o todo- poderoso Ministério do Planejamento (O Gosplan)  responsável pela elaboração e execução dos Planos Quinquenais, descentralizando a política administrativa. A ênfase dos gastos da Perestroika - a restruturação - recairia sobre os bens de consumo e a informática. Para tal elaboro- se o Plano de 500 dias que previa a formação de uma economia mista, estatal- privada.  Adotaram-se novas formas de gestão econômica, como a redução dos monopólios estatais e a introdução de mecanismos de mercado, propriedade privada, livre concorrência e livre iniciativa.

  • Glasnost ( Transparência)

    • Libertar Presos políticos, Menos censura na imprensa
    • Greve permitidas, combate a corrupção e Pluripartidarismo

    Perestroika(Reestruturação)

    • Cortes em investimentos militares
    • investimentos em tecnologias
    • acabar com alguns monopólios
    • lojas privadas, e empresas estrangeiras permitidas no país

ID
737446
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870.”

(HOBSBAWM, Erick. A Era dos Extremos).

Em relação ao texto acima identifique os argumentos que corroboram a afirmação do historiador e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Um capitalismo industrial avançado, estabelecido por uma expansão político-militar e por uma crescente e diversificada produtividade e desenvolvimento urbano, indicavam as condições revolucionárias alcançadas pela classe operária.

II. Uma onda de reformas, nas últimas décadas do século XIX, aceleraram o ritmo de desenvolvimento capitalista assegurado por elevadas barreiras alfandegárias, estímulos fiscais e arregimentação agressiva de capital estrangeiro; e permitiram a ascensão das classes trabalhadoras de forma gradual ao poder político e, consequentemente, à revolução socialista.

III. Um desenvolvimento desigual e a combinação contraditória de progresso e atraso fomentaram insatisfações que se manifestaram, periodicamente, em revoltas no campo e movimentos grevistas nas cidades, vertentes que formaram a tradição revolucionária russa.

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO: c) Somente llI está correta.

  • I . capitalismo avançado. não, a Russia possuía muitas características do feudalismo, demorou a se tornar forte industrialmente falando. conseguiu uma base industrial forte, juntO a uma eficaz e palpável reforma agrária, quando Stalin assumiu.(processo 1928 a 1933 para a Russia se consolidar com Stalin.

  • resumindo ... a russia tava na merd@


ID
801130
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.


I. A Revolução Russa de 1917 foi favorecida pelos fatores da 1ª Guerra Mundial, como a fome e o desemprego, e contou também com o profundo desgaste do governo dos czares, derrubado em outubro pelos bolcheviques.


II. Após a queda do czarismo, as condições sociais e políticas inquietantes das grandes cidades russas tornaram-se propícias para a eclosão da segunda etapa da revolução, quando os sovietes foram convocados pelos bolcheviques a assumir o poder.


III. A tentativa de promover um avanço militar russo no verão de 1917 foi um fator que colaborou para elevar o nível de descontentamento dos soldados e favorecer o ânimo revolucionário.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E) somente II e III estão corretas

  • nao entendo o porquê da alternativa I estar errada

    Durante a grande guerra, como membro da Tríplice Entente, a Rússia lutou junto com a Inglaterra e a França, contra a Alemanha e a Áustria-Hungria. Com as sucessivas derrotas, a Rússia estava militarmente aniquilada e economicamente desorganizada.

    Em março, o movimento revolucionário foi deflagrado. Os movimentos grevistas iniciados em Petrogrado espalharam-se por vários centros industriais e os camponeses se rebelaram.

    A maior parte dos militares aderiu aos revolucionários e forçaram a abdicação do czar Nicolau II, em fevereiro de 1917.

    Juliana Bezerra

    Professora de História

    todamateria.com.br

  • Rafaela Borgheti você já respondeu sua pergunta. A derrubada do Czar foi em Fevereiro, não Outubro

  • QUEM DERRUBOU O CZARISMO FORAM OS MENCHEVIQUES, NÃO OS BOLCHEVIQUES


ID
801136
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a política internacional do período entre guerras mundiais e, em seguida, assinale a opção correta.


I. Os regimes liberais do período entre guerras foram derrotados por partidos fascistas.


II. Na América Latina, os governantes que ascenderam ao poder político no período entre guerras possuíam, na sua quase totalidade, coloração política nazi-fascista.


III. Os partidos antiliberais que chegaram ao poder no período entre guerras, apesar das suas diferenças, unificavam-se em torno das suas opções contrárias à revolução e às mudanças sociais próprias dos anos anteriores a 1930.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

  • III. Os partidos antiliberais que chegaram ao poder no período entre guerras, apesar das suas diferenças, unificavam-se em torno das suas opções contrárias à revolução e às mudanças sociais próprias dos anos anteriores a 1930.

    O que mais motivou as revoluções, no período entre guerras, foi o descontentamento com as consequências das guerras.

    1. Violência
    2. fome
    3. perda de território

    Teses de Abril : PAZ, PÃO E TERRA;


ID
801145
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o regime socialista soviético nos seus últimos anos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A) apesar da crise econômica e política, manteve o controle sobre o aparato bélico e energético. 

  • Questão mal formulada, esqueceram do desastre em Chernobyl

ID
925957
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Russa de 1917 marca o inicio de uma experiência cujos reflexos se fazem sentir ainda hoje. Esse movimento representou uma grande ruptura econômica, politica e social, sem precedentes, possibilitando, apesar das mais variadas pressões externas, a superação de um atraso até então secular do povo russo. Sobre esse fato, considere as seguintes preposições:

I. Embasada ideologicamente nos fundamentos liberais, a Revolução Russa de 1917 consolidou o primeiro Estado socialista, representativo das aspirações do proletariado.

II. O movimento revolucionário agregou em si, diferentes segmentos sociais, da burguesia ao campesinato, tendo neste último o principal mentor do processo de tomada ao poder.

III. Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento.

IV. Stalin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente”.

Podemos considerar falsas apenas as seguintes afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    I) Embasada ideologicamente nos fundamentos liberais, ERRADO, a Revolução Russa foi baseada nos ideais marxista.

    II) O movimento revolucionário agregou em si, diferentes segmentos sociais, da burguesia ao campesinato, ERRADO, o movimento era contra os ideias da burguesia.


ID
925960
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A estagnação econômica a partir de meados da década de 1970, aliada à corrida armamentista, colocaram em evidência as deficiências e distorções estruturais da sociedade soviética e a necessidade de reformas urgentes. No entanto, foi em 1985, com a entrada de Mikhail Gorbatchev, que a União Soviética passou por bruscas alterações políticas, econômicas e sociais. Ciente dos problemas pelos quais o país passava, Gorbatchev propôs diversas mudanças na União Soviética, que terminaram levando ao colapso do bloco socialista. Acerca da falência desse modelo de Estado implantado a partir da Revolução Russa de 1917, indique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.


ID
1023790
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 24, considere as afirmativas abaixo, sobre o período de entre- guerras (1919-1939).

I. Um dos principais pontos de atrito entre as potências ocidentais eram as reparações de guerra que a Alemanha, derrotada, não reunia condições de pagar.

II. No princípio da década de 1920, os Estados Unidos encontravam- se em uma situação financeira difícil, devido a sua participação na guerra, apresentando alto grau de endividamento com a França e a Inglaterra.

III. Ao longo dos anos 1920, os Estados ocidentais firmaram novos pactos de não agressão e de

li- mitação da corrida armamentista, nas Conferências de Washington e Locarno, bem como no Pacto Briand- Kellog.

IV. As camadas dirigentes ocidentais em geral não consideravam relevantes os riscos da expansão internacional do socialismo através da Terceira Internacional, pois a URSS encontrava-se isolada estrategicamente.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. Um dos principais pontos de atrito entre as potências ocidentais eram as reparações de guerra que a Alemanha, derrotada, não reunia condições de pagar.

    II. No princípio da década de 1920, os Estados Unidos encontravam- se em uma situação financeira difícil, devido a sua participação na guerra, apresentando alto grau de endividamento com a França e a Inglaterra.

    III. Ao longo dos anos 1920, os Estados ocidentais firmaram novos pactos de não agressão e de limitação da corrida armamentista, nas Conferências de Washington e Locarno, bem como no Pacto Briand- Kellog.

    IV. As camadas dirigentes ocidentais em geral não consideravam relevantes os riscos da expansão internacional do socialismo através da Terceira Internacional, pois a URSS encontrava-se isolada estrategicamente.


ID
1072396
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que será a NEP [Nova política econômica]: supressão das requisições, impostos em gêneros (para os camponeses); liberdade de comércio; liberdade de produção artesanal; concessões aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa – é verdade que restrita – para os cidadãos soviéticos. [...] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade política ao país: “Os mencheviques continuarão presos”, e anuncia uma depuração do partido, dirigida contra os revolucionários oriundos de outros partidos, isto é, não imbuídos da mentalidade bolchevique


O texto identifica duas características do processo de constituição da União Soviética;

Alternativas
Comentários
  • Com o fim da Guerra Civil na Rússia, em 1921, e a vitória final dos bolcheviques sobre os 

    mencheviques e os exércitos estrangeiros que invadiram o país, Lenin e os demais lideres 

    socialistas puderam finalmente trabalhar na estruturação do novo regime. O Partido Comunista 

    da União Soviética, cujo nome foi oficializado em 1925, receberia gradualmente o monopólio de 

    poder na federação ano após ano, atingindo seu ápice em 1936 com a concessão de poderes 

    extraordinários ao comitê central. Apoiado na teoria marxista, Lenin iria defender uma política 

    econômica chamada de Nova Política Econômica (NEP) conjugando elementos de planificação 

    típicos de uma economia centralizada, com algumas aspectos dinâmicos da economia de 

    mercado capitalista. O objetivo de tal iniciativa, apesar do protesto de muitos membros mais 

    esquerdistas do partido, era o de acelerar o processo de desenvolvimento dos meios de

    produção em um país cuja etapa capitalista foi por demais breve e incompleta.


    RESPOSTA LETRA D


  • Duas coisas foram marcantes na Rússia Soviética no início da década de 1920: Primeira: A burocratização do regime, isto é o poder cada vez mais controlado pelo Partido Comunista Soviético (desde 1922, Partido Comunista da União Soviética) e o esvaziamento do protagonismo político dos sovietes (comitês). Segundo o governo, isto foi necessário em razão da contrarrevolução materializada nas ofensivas do Exército Branco desde 1918. Segunda: A substituição do Comunismo de Guerra pela Nova Política Econômica, na qual o governo opta por fazer algumas concessões à iniciativa privada além de algumas reformulações nas estatais como meio para reaquecer e reorganizar a economia nacional.


ID
1132891
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No fim da década de 1980, profundas alterações começaram a ocorrer na União Soviética e no seu bloco de aliados. Sobre esse fato, é correto afirmar que, na.

Alternativas
Comentários
  • b) Romênia, o ditador Nicolau Ceausescu e sua esposa foram executados após julgamento sumário.


    Durante a Segunda Guerra Mundial a Romênia foi dominada pela União Soviética. Os soviéticos ajudaram a instaurar um governo comunista no país em 1948. Nicolau Ceausescu governou de forma muito autoritária durante os anos 1970 e 1980.  Em meados de 1989, uma onda revolucionária começou a pôr fim ao seu governo. A partir das manifestações, o ditador e sua esposa foram presos, julgados e condenados à execução sumariamente. 

  • é isso ai, questao impossivel de acertar, kkk anuncer se vc for magistrado em historia.

  • A) Falso - O Sindicato Solidariedade foi organizado pelos operários do estaleiro de Gdansk, na Polônia, com o objetivo de se livrarem das influências do Partido Comunista Soviético.

    B) Verdadeiro - Devido ao governo extremamente autoritário de Nicolau Ceausescu, revoluções na Romênia em meados de 1989, marcaram o fim de seu governo e, posteriormente, sua execução e de sua esposa.

    C) Falso - A questão pede alterações ocorridas na União Soviética e no bloco de seus ALIADOS, a Alemanha Ocidental era alinhada aos EUA e não à URSS.

    D) Falso - As Repúblicas Bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) se desmembraram da União Soviética em 1991, no entanto, já existiam desde 1918, como resultado da Revolução Russa de 1917.

    E) Falso - A Revolução de Veludo ocorreu na Checoslováquia, em 1989.

  • Questão nível: PHD em História


ID
1235914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere à Idade Contemporânea e ao período que abrange as duas guerras mundiais e seus efeitos, julgue os itens a seguir.

Contrariamente aos regimes fascistas, os sistemas comunistas de inspiração soviética fundamentavam-se em valores políticos democráticos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado: O fascismo é caracterizado por uma reação contra o movimento democrático que surgiu graças à Revolução Francesa, assim como pela furiosa oposição às concepções liberais e socialistas.

  • Aquele momento em que você para e pensa: respondo de acordo com a realidade ou com a Cespe?

  • Se essa questão fosse aplicada pelo INEP no Enem estaria correta.

  • Pense num medo de responder de acordo com a realidade e a questão dar gabarito contrário hauhauhauhauhauahu

  • ERRADO

    Acho que está errada porque os fascistas queriam chegar ao poder por meio do voto democrático..mesmo que sejam votações roubadas mas era por meio do voto.

    "Quando você estiver na posse, eu vou estar lá!"

     

  • Alguem explica o erro do quesito please

  • Ambos sistemas são totalitários. "Contrariamente" torna a assertiva errada.

  • Votar nem sempre é sinônimo de democracia, na Venezuela há votação e é quase um consenso que não há democracia .


    A questão está errada pois ambos são regimes totalitários.

    O comunismo pregava a ditadura do proletariado como um fim, sendo isso anti-democrático e totalitário, tal como o fascismo .


  • Comunismo e democracia são palavras antagônicas! Portanto, está errado.

  • Os comunistas piram no gabarito kkkk

  • O totalitarismo sendo democrático!????

    kkkkkkkkkkkkk

  • Questão conceitualmente muito mal delineada.

  • comunismo democrático?!,confia.

  • A questão foi mal formulada, a teoria comunista é democrática o povo no poder, a revolução Russa sobre o governo do Stalin caracterizou se pelo totalitarismo. Falta as pessoas se aprofundarem no tema para conhecer oque é o comunismo.

  • O século XX foi então marcado por essa divisão entre um capitalismo de base privada e uma organização social controlada pelo Estado.

    1. regime totalitários, representados pelo fascismo e pelo nazismo.
    2. regime comunista : pregava a ditadura do proletariado como um fim, sendo isso anti-democrático e totalitário, tal como o fascismo .

    @Studyeduzinho


ID
1419295
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Rússia foi o primeiro país do mundo a instalar um regime socialista baseado nos princípios do marxismo. O governo revolucionário, dirigido por Lenin, tomou imediatamente diversas medidas destinadas a modificar totalmente a sociedade russa, visando conduzi­la no caminho do socialismo.
                                                       (www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/link1.htm. Adaptado)

Dentre as medidas tomadas, está correto apontar a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:  e) desapropriação e a estatização de indústrias e bancos.

  • No dia 6 de novembro, a massa operária e os camponeses, sob a liderança de Lenin, tomaram o poder. Os bolcheviques distribuíram as terras entre os camponeses (desapropriação) e estatizaram os bancos, as estradas de ferro e as indústrias, que passaram para o controle dos operários (estatização de indústrias e bancos).

  • Lenin decretou um conjunto de medidas que ficou conhecida como COMUNISMO DE GUERRA.

    No entanto não foi suficiente para conter a fome do povo Russo. Dessa forma, Lenin lançou a nova política econômica (NEP), que era uma série de medidas que ao mesmo tempo promovia a estatização de algumas empresas consideradas essenciais no país e a LIBERAÇÃO DE MEDIDAS DE CUNHO CAPITALISTA, COMO A PERMISSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA E O ESTABELECIMENTO DE COTAS VENDIDAS PELOS CAMPONESES PARA O ESTADO( LIBERANDO PARA SER COMERCIALIZADO LIVREMENTE)

  • Lênin era o brabo


ID
1474396
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            A influência e o domínio do povo pelo “partido”, isto é, por alguns recém-chegados (os ideólogos comunistas procedem dos centros urbanos), já destruiu a influência e a energia construtiva desta promissora instituição que eram os sovietes. No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática.

                                                                                            (Piotr Kropotkin. “Carta a Lênin (04.03.1920)”. Textos escolhidos, 1987.)

As críticas do anarquista Kropotkin a Lênin, presentes nessa carta de 1920, indicam a sua

Alternativas
Comentários
  • Em 1898, foi fundado o Partido Operário Social-Democrata Russo. Em seu segundo Congresso, realizado em 1903, o partido dividiu-se em duas facções: os bolcheviques, chefiados por Lenin, e os mencheviques, liderados por Martov. Mais radicais, os bolcheviques preconizavam a formação de uma aliança entre operários e camponeses para pôr fim à autocracia czarista por meio de uma revolução que colocasse no poder o que Lenin chamava de 'uma ditadura democrática de operários e camponeses". Já o mencheviques, eram favoráveis a uma aliança com a burguesia que deveria liderar a luta contra o czarismo.

      Nesse período, surge também uma nova forma de organização dos trabalhadores: o soviete (“conselho", em russo), um órgão formado por delegados dos trabalhadores eleitos nos bairros e nas fábricas e destinado a tomar decisões no âmbito político – uma espécie de Parlamento de representantes operários.

      No texto em destaque, trata-se de um período após a Revolução Russa de 1917, quando os bolcheviques já se encontram no poder e verifica-se uma perda de importância dos sovietes na condução política. Conforme salientado por Kropotkin, uma elite de políticos bolcheviques ( os comitês do partido) passaram a governar efetivamente a Rússia.
  • Os sovietes que eram operários, camponeses e soldados, consolidaram-se na conhecida Revolução de 1905.

    As pessoas assim denominadas, tiveram grande influência na subida de outro grupo, os bolcheviques, ao poder na Rússia, que aconteceu em 1917.

    Apesar de ter proclamado o famoso "todo poder aos sovietes", Lênin tornou restrito o poder desse grupo, tornando a característica popular do início da Revolução um fiasco e a substituindo por um sistema burocrático centralizador que foi imposto à população.

  • Os sovietes (conselhos de operários, soldados e camponeses) surgiram na Revolução de 1905 e tiveram uma importância decisiva na ascensão dos bolcheviques ao poder na Rússia, em outubro/novembro de 1917. Entretanto, a ideia de “Todo poder aos sovietes”, proclamada por Lênin em suas Teses de Abril, foi rapidamente substituída por um mecanismo que apenas referendava a ação dos comitês do Partido [Bolchevique] – estes últimos, aliás, meros executores das decisões do Comitê Central, dirigido por Lênin. Com isso, o caráter popular do início da Revolução foi substituído por uma estrutura burocrática centralizada e imposta à população. Resposta: [B]

  • Bolcheviques: Defendiam uma revolução imediata por meio da associação entre camponeses e trabalhadores.Lenin pertencia a esse grupo.

    Mencheviques: Defendiam uma revolução gradual por meio de reivindicações pacíficas e aliança com a burguesia


ID
1514158
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ficou resolvido que todas as unidades militares deveriam eleger comitês de soldados rasos, com tarefa de decidir os problemas locais e enviar representantes ao soviete, ao qual seriam subordinados, a partir de então. Qualquer ordem, para ser cumprida, precisava da concordância do soviete.
Os sovietes eram uma organização política democrática e aberta aos partidos socialistas e populares, excluindo os patrões e os partidos burgueses. Os mandatos dos deputados eleitos poderiam ser revogados a qualquer momento por suas bases eleitorais e os congressos reuniam-se trimestralmente.
De Petrogrado, esses organismos espalharam-se pelas principais cidades e passaram a fiscalizar o Governo Provisório da República, pressionando-o para que atendesse às reivindicações populares: paz, pão e terra.
Com a Revolução de Outubro, os sovietes - cada vez mais identificados com as ideias dos bolcheviques - assumem o poder, forjando a estrutura da nova sociedade

(Adaptado: de Daniel A. Reis Filho. Rússia (1917-1921): anos vermelhos. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 94-95)

O texto e o conhecimento histórico permitem afirmar que o movimento operário no Brasil não chegou a disputar o poder com a classe dominante, como aconteceu na Rússia antes e durante as revoluções de 1917, porque

I. na Rússia, havia um grupo de militantes revolucionários, dedicados exclusivamente à revolução proletária, denominado Partido Bolchevique, que, a partir de 1917, obteve a liderança de um número cada vez maior de sovietes que se mobilizaram na luta pela conquista do poder.

II. no Brasil havia uma concentração maior de operários, sobretudo em São Paulo, onde as fábricas reuniam em seu interior milhares de trabalhadores, impedindo a propaganda socialista, ao passo que na Rússia o proletariado estava disperso nas áreas rurais, o que favorecia a divulgação da ideologia socialista no campo.

III. no Brasil, o peso da classe operária era menor e não existia um partido revolucionário que pudesse se comparar ao Partido Bolchevique, uma vez que a liderança do movimento operário era majoritariamente anarquista e este não possuía força política suficiente para se propor como alternativa de poder.

É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     O anarquismo era a força hegemônica no setor combativo do movimento sindical brasileiro. A greve de 1917 representou o ápice do anarquismo no movimento operário brasileiro; por outro, mostrou todas as suas limitações, que em pouco tempo acabariam por reduzir e mesmo eliminar sua influência. A revolução russa de outubro de 1917 mostrou um outro caminho: o da organização do proletariado enquanto partido político independente. Mostrou a necessidade da revolução socialista e da construção de um Estado Proletário. Coisas incompreensíveis para os anarquistas. A conseqüência necessária da greve geral de 1917 – e de outros embates que se seguiram naqueles anos no Brasil e no mundo - foi a fundação do Partido Comunista do Brasil, ocorrido em março de 1922. Este foi o marco da crise geral do anarquismo no país e início de uma nova fase na história da luta dos trabalhadores brasileiros rumo a sua libertação.


ID
1613068
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O século XX iniciou-se com muitas tensões herdadas do século anterior, que redundaram em guerras e revoluções. Sobre isso é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Por Emerson Santiago

    Tratado de Versalhes foi um tratado de paz que determinou os termos de paz na Europa pondo fim oficialmente à Primeira Guerra Mundial. A data de sua assinatura é 28 de junho de 1919 e teve lugar na cidade de Versalhes, antiga residência do monarca da França. Além do acerto da paz entre os beligerantes, este documento abordava também a criação da Liga das Nações, organização destinada a promover a paz e a prevenir conflitos entre seus membros.

    O tratado foi negociado durante cerca de seis meses de deliberações, contados a partir do armistício de novembro de 1918, que pôs fim aos combates propriamente ditos. O ponto principal do tratado estipulava que a Alemanha seria apontada como a responsável pelo início da guerra, e assim sendo, deveria cumprir uma série de reparações destinadas aos integrantes da Tríplice Entente, o nome da coalização adversária de Alemanha e seus aliados. Entre tais reparações estava a obrigação de ceder partes de seu território aos países fronteiriços, perda de seu império colonial na África, Ásia e no Pacífico, a ser dividido entre os vencedores do conflito, além de diminuição do exército, cessão de exploração de recursos econômicos de regiões estratégicas do país, além de uma soma absurda de indenizações a ser paga.

    FONTE:http://www.infoescola.com/historia/tratado-de-versalhes/

  • Gabarito : Letra B


    Pelo Tratado de Versalhes de 1919, a Alemanha saiu da I GM totalmente humilhada. Alem da devolução de territórios alemães à França (Alsácia-Lorena) ,minas do Sarre cedidas à exploração da França por um prazo de 15 anos, havia uma claúsula de desarmamento proibindo a Alemanha de ter marinha de guerra e submarinos, tendo o seu exército limitado a 100 mil homens, ela também perde todas as colônias.

    Também prevaleceu na Liga das Nações a ideia de" Paz para os Vencedores" , por esse motivo a Alemanha foi excluída da Liga das Nações, portanto, questão errada .


ID
1627264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O século XX é considerado o século das revoluções. A partir de 1917, quando a autocracia czarista foi derrubada, as utopias engendradas pelo século XIX buscaram materializar-se. A rigor, as revoluções se universalizaram, indo da Europa à Ásia, da América à África. Relativamente às revoluções do século XX, julgue (C ou E) o item subsequente.

A Revolução Russa de 1917 confirmou a tese de Marx segundo a qual o fim do capitalismo começaria pelos países menos desenvolvidos, que ele classificou como os elos mais fracos da corrente, onde a miséria era maior.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


    Marx e Engels acreditavam que a revolução socialista começaria pelos países capitalistas onde as forças produtivas fossem mais desenvolvidas e existisse uma numerosa classe operária, que representasse a maior parte da população. 

  • Para complementar a resposta de Piter Jesus: Lênin, desde 1915, já havia aventado esta possibilidade ao defender que a revolução proletária mundial  poderia se iniciar pelos elos mais fracos da cadeia imperialista e não necessariamente nos países capitalistas mais desenvolvidos. Mesmo assim, após a revolução russa de 1917, continuou apostando numa rápida vitória da revolução socialista no ocidente, começando pela Alemanha. Até aquele momento não acreditava na possibilidade da existência prolongada de um Estado socialista na Rússia numa Europa ainda imperialista.

  • ERRADO

     

    As fichas estavam colocadas em Estados avançados, mais notadamente a Alemanha, do que em Estados pouco desenvolvidos. 

     

    "Nenhuma das condições que Marx ou qualquer um de seus seguidores tinham até então considerado essenciais para o estabelecimento de uma economia socialista estava presente nessa enorme massa de território que era praticamente um sinônimo de atraso econômico e social na Europa".

    Era dos Extremos: O Breve Século XX - Eric Hobsbawn - pág. 366.

  • ERRADO

    Na verdade Marx dizia que o fim do capitalismo começaria pelos países mais desenvolvidos, ele apostou as fixas que o primeiro a cair seria a Inglaterra. Entendeu, chris?

    "Quando você estiver na posse, EU VOU ESTAR LÁ!"


ID
1627312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Contraditório, o século XX já foi chamado de luminoso e de sombrio. Da mesma forma que viu a expansão de regimes democráticos, mormente após a Segunda Guerra Mundial, ele também conviveu com um fenômeno político visceralmente antiliberal e antidemocrático, os fascismos. Em verdade, os anos 20 e 30 desse século foram marcados pela crise do liberalismo e pela ascensão de regimes totalitários de esquerda (URSS) e de direita, como, entre outros países e regiões, na Itália, Alemanha, Polônia, Península Ibérica e no Japão. Acerca dessa realidade histórica, julgue (C ou E) o próximo item.

Se, no Japão, os militares assumiram posições claramente fascistas e puseram em prática um ambicioso processo de expansão do país pela Ásia, na Península Ibérica deu-se o contrário: em Portugal e na Espanha, Salazar e Franco prescindiram do apoio militar e chegaram ao poder com apoio popular, comprovado em vitórias eleitorais de seus respectivos partidos.

Alternativas
Comentários
  • Franco fez o contrário. Tomou atitude para reverter a vitória eleitoral da Frente Popular e para isso contou com grande apoio militar, até mesmo com os auxílios alemão e italiano.

    "A guerra civil espanhola começou em 1936 com o golpe do general Franco, que contava com o apoio de monarquistas e fascistas da Falange, contra a Frente Popular de esquerda que havia vencido as eleições. Em pouco tempo, a direita, apoiada militarmente pela Alemanha e pela Itália fascista, dominava metade do país, mas, somente em 1939, impôs derrota definitiva às forças republicanas." (José Flávio Sombra Saraiva, História das Relações Internacionais, p. 163)

     

     

     

     

  • Nesse período entre guerras, Espanha e Portugal também viveram uma política ultranacionalista e ditatorial (muito semelhantes ao facismo). Alemanha e Itália, inclusive, apoiaram militarmente a acesnção dos movimentos "totalitários" desses países.

     

    * Foi nessa Espanha que Hitiler testou o potencial dos seus novos equipamentos militares recém fabricados (aviões, metralhadoras, etc) matando milhares de civis espanhois.

  • Errado

    António de Oliveira Salazar, no sentido de inviabilizar a vitória do General Humberto Delgado à Presidência da República em 1958, por este ser contra a ideologia do regime, propôs a revisão constitucional onde a eleição que até naquela altura era feita por sufrágio direto passou a ser feita por sufrágio indireto. E em 1936 com o golpe do general Franco, que contava com o apoio de monarquistas e fascistas da Falange, contra a Frente Popular de esquerda que havia vencido as eleições. 

  • Iris Viegas,

    Só que a questão trata da chegada ao poder dos movimentos totálitários e, no caso de Salazar, isso havia acontecido com a instauração do Estado Novo em 1933 e que já havia sido precedido de um regime de excessão dirigido por militares desde 1926. Então Salazar também não prescindiu de apoio militar para chegar ao poder, como afirma a questão. Ele prescisou deste apoio.

    O acontecimento que mencionastes da vitória de Humberto Delgado em 1958 foi, na verdade, um evento que poderia ter acabado com o salazarismo mais cedo, algo que só viria a acontecer em 1974.

    Bons estudos!

  • ERRADO

    O fascismo europeu não podia ser reduzido a um feudalismo oriental com uma missão imperial naciona. Pertencia essencialmente à era da democracia e do homem comum, embora o próprio conceito de um "movimento" de mobilização de massa para fins novos, na verdade revolucionários, guiado por líderes autodesignados não fizesse sentido no Japão de Hirohito. O exército e a tradição prussianos, mais do que Hitler, se encaixavam na sua visão de mundo japonesa. Em suma, apesar das semelhanças com o nacional-socialismo alemão (as afinidades com a Itália eram ainda menores), o Japão não era fascista.

    Fonte: Eric Hobsbawn. A Era dos extremos, o breve século XX 1914-1991. Ed Companhia das Letras, Ed 2, 2017, p. 135.

  • ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR, um ditador português, e FRANCISCO FRANCO, um ditador espanhol, fazem parte da linha de líderes autoritários da primeira metade do século XX que teve em Hitler a sua figura mais conhecida.

    Assim como Hitler, Salazar chegou ao poder democraticamente, enquanto Francisco Franco, que era um militar, ascendeu ao poder por meio de um golpe.

    Resposta: Errado

  • Salazar had some Militar support as wel... A trained economist, Salazar entered public life as finance minister with the support of President Óscar Carmona after the Portuguese coup d'état of 28 May 1926. The military of 1926 saw themselves as the guardians of the nation, but they had no clue how to address the critical challenges of the hour.[1] Within one year, armed with special powers, Salazar balanced the budget and stabilized Portugal's currency. Restoring order to the national accounts, enforcing austerity and red-penciling waste, Salazar produced the first of many budgetary surpluses, an unparalleled novelty in Portugal.[2] In four years he showed himself to be an even more accomplished political wizard than an economic one.He civilianized the authoritarian regime when the politics of more and more countries were becoming militarized. Salazar's aim was the depoliticization of society, rather than the mobilization of the populace. Source: wikipedia Good studies!
  • Errado!

    Salararismo – Portugal > Antônio Salazar

    Ortogou uma constituição facista, denominando Estado Novo. 


ID
1627315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Contraditório, o século XX já foi chamado de luminoso e de sombrio. Da mesma forma que viu a expansão de regimes democráticos, mormente após a Segunda Guerra Mundial, ele também conviveu com um fenômeno político visceralmente antiliberal e antidemocrático, os fascismos. Em verdade, os anos 20 e 30 desse século foram marcados pela crise do liberalismo e pela ascensão de regimes totalitários de esquerda (URSS) e de direita, como, entre outros países e regiões, na Itália, Alemanha, Polônia, Península Ibérica e no Japão. Acerca dessa realidade histórica, julgue (C ou E) o próximo item.

As condições criadas pela Primeira Guerra Mundial foram decisivas para que, em 1917, duas ondas revolucionárias abalassem a autocrática Rússia czarista: em fevereiro, uma revolução liberal depôs o czar; em outubro, os bolcheviques chegaram ao poder e instauraram um regime baseado nas teses marxistas.

Alternativas
Comentários
  • "O colapso final decorreu do fracasso nos campos de batalha da Primeira Guerra-Mundial. A invasão alemã na borda ocidental da Rússia, o desmanche do exército e a ruína econômica desaguaram na insurreição popular de março de 1917, que derrubou o czar Nicolau II. Meses depois, os bolcheviques (comunistas) tomaram o poder. Entre 1918 e 1921, o novo regime enfrentou, numa guerra civil, as forças contrarrevolucionárias. A vitória do regime comunista concluiu a Revolução Russa." (Demétrio Magnoli, O Mundo Contemporâneo, p. 232)

  • A Revolução compreendeu duas fases distintas:

    A Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II , o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.

    A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, derrubou o Governo Provisório apoiado pelos partidos socialistas moderados[1] e impôs o governo socialista soviético.

     

    fonte: wikipedia

  • Difícil saber quando a banca faz uma "armadilha". Já vi questões serem julgadas como erradas em gabaritos oficiais quando há erro na data precisa do fato histórico - as Revoluções de Fevereiro e Outubro aconteceram, pelo calendário vigente no Brasil, em março e novembro, respectivamente.


ID
1627318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Contraditório, o século XX já foi chamado de luminoso e de sombrio. Da mesma forma que viu a expansão de regimes democráticos, mormente após a Segunda Guerra Mundial, ele também conviveu com um fenômeno político visceralmente antiliberal e antidemocrático, os fascismos. Em verdade, os anos 20 e 30 desse século foram marcados pela crise do liberalismo e pela ascensão de regimes totalitários de esquerda (URSS) e de direita, como, entre outros países e regiões, na Itália, Alemanha, Polônia, Península Ibérica e no Japão. Acerca dessa realidade histórica, julgue (C ou E) o próximo item.

O quadro de instabilidade gerado pela Grande Guerra de 1914, com o país, embora vencedor, se sentindo ludibriado pelos aliados mais poderosos, levou os fascistas de Benito Mussolini ao poder na Itália, em 1922. A Marcha sobre Roma pretendeu ser uma demonstração de força do partido e de seu líder supremo, que acabou sendo convidado pelo rei para assumir a condução do governo italiano.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    "Como o primeiro dos déspotas destes regimes, Benito Mussolini, “Il Duce”, gabou-se por vinte anos de ter tomado o poder através da força, pela revolução, materializada em sua altamente propagandeada “Marcha sobre Roma”. Mussolini, contudo, foi trazido ao poder por vias inteiramente legais – foi convidado pelo rei Vittorio Emanuele III para formar um novo governo, com o posto de Primeiro-Ministro – em 30 de outubro de 1922."


    Fonte: Livro Mussolini e a Ascensão do Fascismo



  • Depois Mussolini derruba o Rei Vitor e se alia a Hittler...e depois vocês já sabem.

  • Que acabou sendo convidado?Não tinha sido golpe?
     

  • Convidado?

  • Gab.: Certo

    O objetivo da Marcha sobre Roma era pressionar o rei italiano para que ele nomeasse Benito Mussolini ao cargo de primeiro-ministro da Itália. Os fascistas pensavam que, caso fosse necessário, o poder seria tomado à força por meio de um golpe. Se essa saída tivesse sido utilizada, muito provavelmente, as forças italianas trucidariam os mal-armados grupos de fascistas. De toda forma, o fascismo alcançou legalmente o poder.

  • pensei que era 1919.. PMAL 2020 FOCO

  • Em outubro de 1922, com um público amplo e heterogêneo, num comício, Mussolini sentenciou: “Ou nos entregam o governo ou nós o tomaremos marchando sobre Roma”. Poucos dias depois, Mussolini, com o apoio de seus seguidores fascistas, iniciou uma exibição de força para intimidar o rei Vitorio Emanuel III. O evento ficou conhecido como a MARCHA SOBRE ROMA e tinha o objetivo maior de fazer Mussolini ascender e tomar o poder central.

    Alguns parlamentares exigiram que o Exército defendesse o governo contra um golpe fascista. O rei, porém, apenas um dia depois da Marcha, nomeou Mussolini primeiro-ministro, acreditando que assim salvaria a Itália. Na ocasião, os fascistas tinham apenas 35 das 535 cadeiras no Parlamento, o que, em tese, obrigaria Mussolini a conviver com antifascistas.

    Resposta: Certo

  • "pensei que era 1919.. PMAL 2020 FOCO"

    Não é proibido, mas é curioso essa necessidade dos aspirantes às polícias de externar suas intenções...

  •  e pela ascensão de regimes totalitários de esquerda (URSS) e de direita, como, entre outros países e regiões, na Itália, Alemanha, Polônia, Península Ibérica e no Japão.

    Engraçado: Hitler e Mussolini integravam partidos socialistas, não entendo o entendimento da banca em adotar no texto que ambos eram de direita.

    Ou melhor, nem deveriam adotar este termo. Mas pelo período da prova, fica bem fácil saber o motivo.


ID
1630654
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Pois, a partir de 1917, a Revolução Francesa não é mais essa matriz de probabilidades a partir da qual pode e deve ser elaborada uma outra revolução, definitivamente libertadora; ela não é mais esse campo de possibilidades descoberto e descrito por Jaurès em toda a riqueza de suas virtualidades. Ela se torna a mãe de um acontecimento real, e seu filho tem um nome: Outubro de 1917, e de forma geral, Revolução Russa. Já em 1920, numa pequena brochura, Mathiez ressalta o parentesco entre o governo da Montanha, de junho de 93 a julho de 94, e a ditadura bolchevique dos anos de guerra civil: ‘jacobinismo e bolchevismo são, da mesma forma, duas ditaduras, nascidas da guerra civil e da guerra estrangeira, duas ditaduras de classe, operando, pelos mesmos meios, o terror, a requisição e os impostos, propondo-se, em última análise, um objetivo semelhante, a transformação da sociedade e não somente da sociedade russa ou da sociedade francesa, mas da sociedade universal’.

FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. 2ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989, pp. 103-104.

A partir da leitura do texto acima, conclui-se que o autor se refere à:

Alternativas

ID
1649698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue.


Na União Soviética, a revolução bolchevista, que pôs fim ao czarismo russo, afastou-se das tentações totalitárias e gerou um regime politicamente aberto e tolerante.

Alternativas
Comentários
  • Foram os mencheviques que puseram fim ao czarismo!!
  • Errado.

    Os bolcheviques defendiam uma revolução socialista com a instalação de uma ditadura do proletariado.

  • Errado.

     

    Importante observação da Socorro. Após a derrubada do Czarismo, na Revolução de Fevereiro (não Outubro), foi instalado um governo provisório, de caráter Liberal. O regime do governo provisório pode sim ser qualificado como tolerante e aberto, conforme as principais medidas tomadas por Kerensky, quais sejam: a abolição da pena capital, além de anunciar as liberdades civis básicas, tais como a liberdade de imprensa, a abolição da discriminação étnica e religiosa e fez planos para a introdução do sufrágio universal.

     

    Após a derrubada do czar, instalou-se o Governo Provisório, comandado pelo príncipe Georgy Lvov[6], um latifundiário, e tendo Alexander Kerenski como Ministro da Guerra. Era um governo de caráter liberal burguês, comprometido com a manutenção da propriedade privada e interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial. Enquanto isso, o Soviete de Petrogrado reivindicava para si a legitimidade para governar[8]. Já em 1 de Março, o Soviete ordenava ao exército que lhe obedecesse, em vez de obedecer ao Governo Provisório. O Soviete queria dar terra aos camponeses, um exército com disciplina voluntária e oficiais eleitos democraticamente, e o fim da guerra, objetivos muito mais populares do que os almejados pelo Governo Provisório.

  • Banca pos-moderna mas ok.


ID
1649704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica marcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o  item que se segue. 


A miséria e as péssimas condições de vida ampliadas pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918) potencializaram fatores preexistentes e levaram à eclosão da Revolução Russa em 1917. 

Alternativas
Comentários
  • Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha a maior população da Europa, com cerca de 171 milhões de habitantes em 1904. Defrontava-se também com o maior problema social do continente: a extrema pobreza da população em geral.

  • Certo

    Durante a Primeira Guerra Mundial, como membro da Tríplice Entente, a Rússia lutou junto com a Inglaterra e a França, contra a Alemanha e a Áustria-Hungria. Com as sucessivas derrotas, a Rússia estava militarmente aniquilada e economicamente desorganizada. Em março, o movimento revolucionário foi deflagrado. Os movimentos grevistas iniciados em Petrogrado espalharam-se por vários centros industriais. Os camponeses se rebelaram. A maior parte dos militares aderiu aos revolucionários, o que forçaram a abdicação do czar Nicolau II, em fevereiro de 1917 motivo da saída da Rúsia da  Primeira Guerra Mundial.

  • Correto.

     

    A Rússia só aboliu a servidão em 1861, mas as condições dos camponeses continuavam miseráveis. A participação na Primeira Guerra aumentou consideravelmente o endividamento do país, que já estava elevado desde a perda na Guerra Russo-Japonesa de 1904-05. A Primeira Guerra foi impopular porque cada homem em batalha era um membro da família a menos trabalhando para o sustento das famílias, majoritariamente camponesas. (80% da população era formada por camponeses vivendo em condições miseráveis).

  • Rússia se absteve quando a crise pegou no pé.

    Gab C

    PMAL2021


ID
1649707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue.


Foi com a Revolução Russa que se implantou o primeiro regime socialista da história, cujo êxito indiscutível acompanhou todo o desenrolar do século XX.

Alternativas
Comentários
  • O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismopara o comunismo.


  • Gab: Errado.

    O primeiro pode ser encontrado como experiência histórica em caráter embrionário no processo conhecido como Comuna de Paris, em 1871 e, na Revolução Espanhola. 

    bons estudos.

  • êxito? é ruim hein. ainda no séc XX a URSS foi pro saco.

  • O socialismo não obteve êxito motivo pelo qual colapsou fins da década de 1980.

  • A queda do muro de Berlim, em 1989, é o símbolo do fracasso comunista.

    Em 1991 ocorre a dissolução da URSS.


ID
1733473
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército.

                                                          (Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974.)

O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos:

Alternativas

ID
1819384
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir de março de 1917, quando as ruidosas multidões de trabalhadores e soldados, cercando o Palácio Tauride, obrigaram a hesitante Duma Imperial a assumir o poder na Rússia, foram as massas populares, operários, soldados e camponeses que forçaram todas as mudanças na Revolução.

(REED, J. Dez dias que abalaram o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.)

O texto de John Reed aponta para uma característica da Revolução Russa, qual seja, a intensa participação dos trabalhadores. O slogan “Pão, Paz e Terra" sintetiza as principais reinvindicações desses trabalhadores russos no período. Sobre essas reinvindicações, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • "Pão, paz e terra." Lema do Vladimir LÊNIN, do partido Bolcheviques, os quais derrubaram o governo provisório dos Mencheviques. Pão - comida para a população em um contexto de miséria; Paz - a população ansiava pela saída da Rússia da grande guerra; Terras - reforma agrária.

ID
1849837
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução de Fevereiro de 1917 derrubou Nicolau II e estabeleceu a República da Duma. Era o fim do regime czarista. Essa primeira fase da Revolução Russa teve, como uma de suas características,

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Russa de fevereiro foi efetuada pelos mencheviques conjuntamente com a burguesia, por isso esperava-se o avanço do capitalismo e empresas privadas. 


ID
2068285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século passado, o fascismo e o comunismo foram correntes ideológicas presentes na política de muitos países. A respeito dessas correntes, julgue (C ou E) o item subsequente.

Fascistas e comunistas divergiam quanto à eficiência da intervenção do Estado na economia.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, os dois estados, tanto o fascista como o comunista, sáo intervencionista. Divergem entre si, entretanto, na forma de intervir na economia

  • Essa questão está um tanto quanto mal montada.

    O COMUNISMO prevê o fim do Estado. O Socialismo, por sua vez, prevê a intervenção estatal para que seja alcançado o Comunismo.

    Logo, não observamos na nossa história qualquer país comunista pois nenhum deles chegou a esta fase.

    Como podemos falar em intervenção estatal no Comunismo se não haveria Estado (falando-se no Comunismo Puro de Marx) ?

  • Luiz Ramos, você está correto, mas a questão não fala em "Estado comunista" ou que alguém defenda que este intervenha no que quer que seja. Diz sim que OS COMUNISTAS divergem (...) quanto à intervenção do Estado na economia.  Divergem dos fascistas NA FORMA com que o Estado (esse de hoje) deva intervir. Divergem com os fascistas em tudo, pode-se dizer. 

    Ademais, não há comunismo puro ou impuro. Há rigor teórico. Como disse, sua observação está correta mas não se relaciona em nada com o enunciado.

  • Vendo os comentários, creio que o CESPE deveria ter ao menos anulado esta questão, mas ao considerar a assertiva CERTA a banca se esquece que o fascismo (considerando aqui tão somente o fascismo italiano dos anos 20 e 30 do século XX), apesar de seu totalitarismo político, aplicou várias reformas de caráter eminentemente liberal, através de seu Ministro das Finanças, Alberto de Stefani, com o apoio de teóricos liberais italianos como Vilfredo Pareto e Luigi Eunadi.

    Dito isto, pode ser dito que o tipo de intervenção econômica governamental defendido pelo fascismo choca-se frontalmente com o comunismo marxista, que defende justamente a expropriação da propriedade privada burguesa pela classe trabalhadora, com a economia sendo gerida pela chamada ditadura do proletariado, que reorganizaria a economia de uma nação socialista de acordo com os interesses da classe trabalhadora (pelo menos em tese). Concluindo, enquanto o fascismo defenderia uma pollítica econômica eminentemente liberal, com diminuição da intervenção estatal, o comunismo (marxismo) defenderia uma intervenção estatal muito maior na economia.

    Fonte: https://voyager1.net/historia/pare-de-achar-que-liberalismo-e-fascismo-sao-opostos/

  • @Dante Neto a banca considerou errada e não certa como vc disse e fez seu argumento.

     

  • Claro que divergiam.

     

    Facismo não intervia direto na propriedade privada. Facismo "obrigava" os detentores a agirem como o governo queria.

    Comunismo intervia diretamente. São coisas completamente diferentes.

    Ah! Mas nem adianta querer argumentar.

  • De fato, NÃO divergiam quanto a eficiência. Mas sim quanto a forma e o fim da intervenção Gabarito: E
  • ABSURDO

  • Errado, ambos achavam que o Estado deveria intervir na economia.

    Essas questões sobre entre guerras do instituto rio branco são bem complicadas :s

    "Quando você estiver na posse, EU VOU ESTAR LÁ!"

  • A palavra "eficiência" deve ser entendida como "importância".....questão pegadinha

  • Eles não divergem, porque nem sequer dialogam sobre intervencionismo estatal. No comunismo não haveria mais a figura do Estado. Muita gente acertou essa questão por sorte, ao confundir com socialismo.
  • Questão interessante.

     

    Outra questão sobre o tema:

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN

    "A defesa do papel dominante do Estado na organização das sociedades é característica comum ao comunismo, ao fascismo e ao nazismo."

     

    Gabarito definitivo: Deferido com anulação - Há divergência na literatura que trata do assunto abordado no item.

  • Complicado, é possível dizer que há sim divergência em aspectos menores, afirmativa muito generalista. Mas, oq sei eu, qm manda é a banca. Viva la ditadura conteudista e e de pura sorte da cespe!

     

    Fred, no comunismo há sim a figura do Estado, ainda que, em tese, na etapa incial de implementação. Sendo essa inclusive a divergência entre comunistas e anarco comunistas. 

  • Essa vai ser útil pro cacd desse ano

  • Ora, se o fascimo advoga pelo corporativismo estatal (presença do estado) e o comunismo busca a eliminação do estado em etapa final. Sim, eles divergem quanto a isto. A questão é que isso nunca foi central na discussão entre as duas vertentes. Muito mais significativa era a visao quanto à centralidade da nação (fascismo) e ao internacionalismo ("trabalhadores DO MUNDO, uní-vos", lema do comunismo). O comunismo, por ter vocação internacionalista, excluía automaticamente a perspectiva de nação, elemento central no pensamento fascista. Na prática, logicamente, a URSS era nacionalista também e empregava o estado como figura central, com modelos de planos quinquenais, mas o embate aí era ideológico, muito mais do que prático (até por que, na prática, as disputas entre URSS e Alemanha Nazista envolviam muito mais questões territoriais e uma atitude defensiva de Hitler, que queria anular ou acabar com o exército soviético, por medo de que seu poderio militar viesse a atrapalhar suas conquistas na Europa).

    Em resumo: questão deveria ser anulada. Se discordavam quanto ao papel do estado? Sim, mas isto era insignificante no diálogo entre as duas vertentes (a ponto do examinador achar que não havia esta discordância).

  • A questão quis dizer ~> que se procederíamos considerar backup, ter uma copia (do arquivo) no meu PC, e na nuvem? SIMMMM, esta certo.

    Para que fique mais claro: é o mesmo que ter os arquivos na sua máquina e também o tê-lo em um disco rígido (HD).

    Portanto, ambas as formas são consideradas meios de ´´backupear`` arquivos.

  • Certo horas, se vc armazena no computador, posteriormente na nuvem, você está fazendo um BACKUP.

  • O período entre as duas guerras mundiais - 1919/ 1939 - foi de intensa movimentação , marcada pela sombra de grave crise do projeto liberal, hegemônico desde o sucesso da Revolução Francesa e das revoluções acontecidas no século XIX. É o fim da Belle Époque.
    Neste momento de profunda crise, econômica, social , política e de mentalidade emergem o socialismo e o fascismo como projetos de “solução de crise" , propondo a construção de novas sociedades. O socialismo nascera como teoria no século XIX. Havia embasado movimentos sociais como de setores do movimento operário, tentativas de tomada do poder como a Comuna de Paris, congressos e criação de partidos políticos.
    A década de 1920 vê nascer o que o cientista político Nikos Poulantzas entende como “ terceira solução", afastada tanto do liberalismo em crise quanto do socialismo, que defendia a propriedade coletiva e a igualdade social. O Fascismo nasce na Itália e, o nazismo, sua principal variante, na Alemanha. Há toda uma base filosófica para o projeto fascista, assim como para o projeto socialista . Por incrível que pareça , já que o fascismo era violentamente contra o socialismo,  há pontos de conexão entre eles, na medida em que ambos se opõem ao modelo liberal tanto de economia quanto de estrutura de Estado. 

    Tanto um quanto outro defendem a intervenção do Estado na economia, a partir de um planejamento estatal. A grande diferença é que a intervenção proposta pelo fascismo era em associação ao  Grande Capital. Não propõe a eliminação da propriedade privada. O Socialismo, por sua vez, propõe uma planificação da economia feita pelo aparelho de Estado sendo a propriedade social gerida pelo Estado. Daí não existe o conceito de “empresariado" tampouco de propriedade privada.

     A afirmativa está incorreta na medida em que ambos entendiam ser necessária a atuação do Estado na gestão da economia, mesmo que tenham projetos com objetivos diferentes . 

    A questão não apresenta dificuldade. É tema clássico no estudo do Fascismo e do Socialismo, tanto em manuais de Ensino Médio quanto em bibliografia específica. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2068291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve importantes inovações nos padrões culturais e estéticos, julgue (C ou E) o seguinte item.

Na década de 40, o movimento denominado jdanovismo estabeleceu como diretriz para a organização intelectual e artística, na URSS e entre seus simpatizantes no mundo, a adoção dos princípios do Modernismo, por estarem em harmonia com o desenvolvimento industrial do país.

Alternativas
Comentários
  • Andrei Jdanov (1894-1948) foi o poderoso encarregado das questões de ideologia e cultura do PCUS no auge do stalinismo. De família burguesa, ele participou do Partido Bolchevique depois de 1915, ligando-se a Stalin no início dos anos 20.

    Já em agosto de 1934 Jdanov foi o representante do CC do PCUS no I Congresso dos Escritores Soviéticos realizado em Moscou, que enterrou definitivamente a rica e contraditória experiência das vanguardas artísticas soviéticas, vigorosa até o final dos anos 20. Tem um papel crescente na fixação da estética do regime, o realismo socialista.

    O "jdanovismo" foi, depois da guerra, a linha oficial na ciência e na estética. Nele, a pintura exaltava as virtudes do novo regime e a força do proletário russo, os heróis do romances eram paradigmas do conformismo, as manifestações culturais dos povos não-russos eliminados como expressões de chauvinismo nacionalista e as correntes de vanguarda das ciências combatidas como ideologias burguesas (entre elas, a biologia de Morgan, a mecânica ondulatória, a física nuclear, a cibernética e a psicanálise). Jdanov foi o promotor da "genética proletária" de Lyssenko. Os cientistas e artistas que não se enquadravam na linha do senhor da ideologia foram depurados.

    http://www.teoriaedebate.org.br/?q=materias/politica/jdanov-e-o-jdanovismo

  • realismo socialista foi o estilo artístico oficial da União Soviética entre as décadas de 1930 e 1960, aproximadamente. Foi, na prática, uma política de Estado para a estética em todos os campos de aplicação da forma, desde a Literatura até o Design de produto, incluindo todas as manifestações artísticas e culturais soviéticas (pintura, arquitetura, design, escultura, música, cinema, teatro, etc.).

    O Realismo Socialista está diretamente associado ao comunismo ortodoxo e aos regimes de orientação ou inspiração stalinista.

    Nos países da antiga União Soviética (notavelmente a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia), o estilo do realismo socialista é tomado como sinônimo de jdanovismo, a estética oficial assim batizada em referência a Andrei Jdanov, comissário de Stalin responsável pela produção cultural e propaganda.

  • ERRADO.

    O Modernismo surgiu como consequência do Liberalismo. Então todo ele (Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo...) era uma forma de exaltar o indivíduo, de liberar a criatividade. 

     

    O movimento do jdanovismo foi uma expressão Russa de controle, Foi "a linha oficial na ciência e na estética. Nele, a pintura exaltava as virtudes do novo regime e a força do proletário russo, os heróis do romances eram paradigmas do conformismo. Os cientistas e artistas que não se enquadravam na linha do senhor da ideologia foram depurados."

     

    Assim o jdanovismo não tem nenhuma relação com o Modernismo. São idéias que se contrapõem.

     

    FONTE: http://www.teoriaedebate.org.br/?q=materias/politica/jdanov-e-o-jdanovismo

  • ERRADO

     

    O único movimento de vanguarda adotado por regimes totalitários (H. Arendt) foi o cubismo na Itália fascista.

     

    Vanguarda = decadência burguesa.

  • Errado 

    Até o fim dos anos 1950, o rígido código ideológico de Jdanov, conhecido como Jdanovismo, definia os limites da produção cultural aceitável na URSS. Na verdade, Jdanov transcendia os objetivos egoístas da censura totalitária: ele pretendia criar uma nova Filosofia da arte para o mundo inteiro. ​Após a morte de Stalin, em 1953, artistas deixaram de estar à mercê dos jdanovistas, e o controle estético-ideológico foi afrouxado. O resultado foi uma explosão criativa na arte soviética — tanto abstrata quando figurativa — de estilos antes proibidos. ​

  • Andrei Aleksandrovitch Jdanov , correligionário de Stalin, entrou para a facção Bolchevique do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) em 1915. Chegou a dirigente do PCUS (Partido Comunista) em Leningrado após o assassinato de Serguei Kírov, em 1934. Foi defensor convicto do que se entende por “ realismo socialista" , estilo artístico oficial da União Soviética entre 1930 e mais ou menos 1960 e, depois, reavivada no período de governo de Leonid Brejnev. Aliás, a abertura das Olimpíadas de 1980 insere-se dentro desta proposta de estética: praticidade, objetividade e simplicidade. 

    O realismo socialista defendido por Jdanov era um projeto de construção cultural do mundo socialista, além de uma forma de controle estatal sobre a produção de todas as formas de expressão cultural. Foi também adotado e aplicado em outros países sob regimes de inspiração stalinista (comunista ortodoxa), como a República Popular da China, a Coreia do Norte, o Vietnã, o Laos, o Camboja, a Alemanha Oriental e diversos países do Leste Europeu. No entender de artistas como Pablo Picasso, o realismo socialista foi uma orientação doutrinária e artificial da liberdade de criação, que associava a representação baseada no real mas de uma sociedade idealizada e igualitária, que não existia nem mesmo na Rússia socialista. Além disso levou a um cerceamento da expressão criativa de artistas, sendo que muitos sofrerem repressão e perseguição.

    “Jdanovismo" é a crença e a defesa deste realismo que, na verdade, é contra expressões Modernistas de arte e cultura, consideradas “ burguesas". Assim sendo, não é difícil perceber que a afirmativa não está correta. A bibliografia fornecida pelo Instituto Rio Branco para a preparação para o concurso é suficiente para que o candidato tenha condições de entender e responder questões mais específicas. No entanto, é preciso repassá-la toda. Com cuidado. 

    E, para aqueles que quiserem um exemplo da estética do realismo socialista vale conhecer a obra de Maiakovski e a pintura do ucraniano Isaak Izrailevitch Brodski . 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2068297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve importantes inovações nos padrões culturais e estéticos, julgue (C ou E) o seguinte item.

A Revolução Russa de 1917 pôs fim ao conservadorismo cultural e, nos anos 20, com o apoio do Partido Comunista, artistas e intelectuais de vanguarda desenvolveram o construtivismo, em consonância com a edificação da sociedade socialista.

Alternativas
Comentários
  • construtivismo russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. O termo arte construtivista foi introduzido pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.


    A partir do Congresso dos Escritores de 1934 a única forma de arte admitida na URSS seria o Realismo socialista e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo seriam consideradas formalistas.


    Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.


    São considerados manifestações influenciadas pelo construtivismo o De Stijl, a Bauhaus, o suprematismo, assim como grande parte da vanguarda russa.

  • Por que a questão está errada?

  • A questão está errada porque o partido comunista não endossou o construtivismo na década de 20, pois ele era considerado de linhagem modernista. Seria, portanto, burguês e avesso aos valores da revolução russa.

     

    Bons estudos!

  • O amigo Leduc Marques está certo e a quetão aborda a década de 1920, não a de 1930. Assim, o argumento do Realismo socialista não funciona, como colocou o Grott. O erro, ao meu ver, está no pós fim ao conservadorismo e o amplo apoio. A arte desse período sofreu muita crítica, muita mesmo. Acho que eles deram sorte, porque não acredito que esse seja o nível de comprança da prova, acho que eles se apegaram aos detalhes para manter o gabarito.  Melhor teria sido anular, mas sabe como é, se anula, o mocinho que fez a questão não ganha nada. 

     

     

  • Não entendi pq está errada.

  • A CESPE adora um juízo de valor... ("conservadorismo cultural")

  • Errada

    Não houve o fim ao conservadorismo cultural, visto que a única forma de arte admitida na URSS seria o Realismo socialista e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo seriam consideradas formalistas.

  • É forçoso dizer que houve fim do conservadorismo cultural e dizer que houve apoio do Partido Comunista.

     

    O movimento do Construtivismo foi deflagrado em 1917, a ideia era fundir o método produtivo industrial com as concepções artísticas inauguradas pelo Suprematismo (movimento artístico que utilizava a geometria das formas, inspirava-se no desenvolvimento da matemática e das novas tecnologias da era industrial) para fazer uma arquitetura pública. Os construtivistas ocuparam os postos de direção do departamento artítistico no comissariado de Lunacharski, o qual era um intelectual bolchevique e o comissário do povo para a educação, e, durante a Guerra Civil, editaram a revista Arte da Comuna. O núcleo do movimento promoveu exposições tentou instaurar uma arquitetura industrial alinhada aos princípios revolucionários.

    Embora Trotski tivesse simpartia pelo construtivismo, os líderes bolcheviques mais esclarecidos não se deixaram impressionar pelas proclamações revolucionárias da vanguarda artística russa. 

     

    Fonte: O Mundo em Desordem, de Demétrio Magnoli e Elaine Barbosa

  • Gabarito: ERRADO

    "As revoluções russas de 1917 de fato levam ao Construtivismo, a base estética e cultural da nova sociedade socialista. Não é possível, entretanto, falar em conservadorismo cultural durante a Rússia do Czar NIcolau II. Contrastando com a política, a vida cultural russa era renovada e ousada, base para diversos movimentos de vanguarda."

     

    Professor: Filipe Figueiredo

    Livro: 1.600 Questões Comentadas

  • O Construtivismo surgiu no início do século XX na capital russa, Moscovo. Durou até meados da década de 1920 e influenciou o movimento artístico da Bauhaus.

  • Há dois momentos claros no que se refere à construção cultural da União Soviética: os primeiros tempos, sob a batuta de Lênin e depois o período do Stalinismo 

    De 1918-1929 houve relativa liberdade e experimentação com vários estilos diferentes, em um esforço para encontrar um estilo distinto soviético de arte. Escritores tiveram boa dose de liberdade, embora muitos tenham fugido por causa da sua oposição ao governo bolchevique. E, apesar de Lenin de ser um homem tradicional da arte e querer que ela fosse mantida de forma tradicional, já que odiava movimentos como expressionismo e futurismo , ele não fez nada para evitar a propagação do Futurismo na Rússia. Ao contrário. Lênin mostrou seu apoio à cena artística e queria que a arte fosse acessível ao povo. Por isso muitas coleções privadas foram nacionalizadas e foi criado o Museu da Nova Arte Ocidental, em Moscou. Ou seja, desde que não fosse obviamente contrário ao regime instalado após a revolução de 1917, o artista mantinha razoável liberdade de criação. 

    Durante o governo de Joseph Stalin a situação mudou de forma radical. Foi imposto o realismo socialista, sendo quase todas as outras tendências duramente reprimidas, com raras exceções. Muitos autores foram presos e mortos ou morreram de fome Não havia permissão para publicação. Após um curto período do renascimento da literatura ucraniana, mais de 250 escritores soviéticos e ucranianos morreram durante o Grande Expurgo. Textos de autores presos foram confiscados pelo NKVD. (Alguns deles foram publicados mais tarde). Livros foram retirados das bibliotecas e destruídos . Pinturas e objetos foram guardados ou destruídos. 

    Obras arquitetônicas foram inteiramente modificadas como a Igreja da Ressurreição do Cristo, de São Petersburgo, que foi saqueada na revolução, serviu de necrotério durante a segunda guerra e depois passou a ser usada como depósito de vegetais. Como não foi reconsagrada é hoje um museu. Por conseguinte , é fácil inferir que a afirmativa está incorreta. Na verdade houve uma repressão à produção cultural de vanguarda na URSS após Stalin subir ao poder como Secretário geral do Partido Comunista. 

    Ou seja, ainda na década de 1920. Embora a questão exija conhecimentos mais específicos acerca da Rússia pós Revolução de 1917, a bibliografia acerca do tema não é de difícil acesso e disponibilizada pela organização do concurso do Instituto Rio Branco. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • As vanguardas e o modernismo eram vistas pelo Partido Comunista como uma expressão burguesa. A arte soviética deveria educar e refletir a sociedade, conforme parâmetros do realismo soviético e pensamento de Jdanov (jadnovismo), até década de 1950.


ID
2143459
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O progressivo desgaste do regime czarista contribuiu decisivamente para a vitória da Revolução Bolchevique (outubro/1917) e para o estabelecimento de uma experiência socialista na Rússia. Acerca dos eventos históricos que conduziram o czarismo ao referido desgaste, podem ser corretamente citados(as):

Alternativas
Comentários
  • Em meio a tantos problemas, o conflito da Rússia contra o Japão (1904-1905) piorou a imagem do governo frente a vários grupos da sociedade russa. Em 1914, a entrada da Rússia nos conflitos da Primeira Guerra Mundial ficou marcada como o último desgaste entre o poder do czar e as reivindicações da população russa. Os gastos e derrotas militares nesse conflito inviabilizaram a sustentação do absolutismo russo. 

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/revolucao-russacrise-queda-czarismo.htm

  • Uma grande crise que abalou o regime imperial do czar Nicolau II começou ainda em 1904, quando a esquadra russa no Extremo oriente foi destruída pelos japoneses na guerra entre os dois países pelo controle da Coreia (no Pacífico) e da Manchúria (no norte da China). O czar Nicolau II saiu humilhado desse confronto. Em janeiro de 1905, eclodiu o processo revolucionário, com um amplo movimento social na Rússia.

    Nicolau II cometeu um grave erro ao inserir a Rússia na Grande Guerra, em 1914. Totalmente despreparado, já em 1915 multiplicaram-se as derrotas do exército russo diante de alemães e austríacos. No final do ano, faltavam alimentos, armas e munições nas frentes de batalha e havia quatro milhões de soldados mortos, a maioria de origem camponesa. A guerra gerou a desogarnização da produção agrícola e industrial, com a retração da economia e o crescimento do desemprego. Em 1916, novas greves eclodiram no país, gerando críticas ao czar pela condução desastrosa da guerra.

    Fonte: História Volume Único. Ronaldo Vainfas [et. al.]. São Paulo: Saraiva, 2010.


ID
2220937
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A subida de Stálin ao poder notabilizou o começo de uma proposta política econômica fundamentada na desistência da NEP e na implantação dos planos quinquenais. Esse plano foi organizado pela Gosplan (setor responsável por estabelecer os planos quinquenais soviéticos) que possuía a missão de planejamento econômico, com objetivo de converter a União Soviética em uma nação socialista atual e industrializada.”
(Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/64916/planos‐quinquenais‐sovieticos#ixzz3unP8Fuqh.)

Sobre as medidas de implantação dos planos quinquenais na Rússia, analise as afirmativas a seguir.
I. Houve o desenvolvimento da indústria de base, em detrimento da indústria leve, de bens de consumo.
II. Implantou‐se a coletivização forçada da agricultura.
III. Os Kulaks, médios camponeses, mantiveram a propriedade privada no campo e o controle da produção.
IV. Decretou‐se a saída da Rússia da I Guerra Mundial através do tratado de Brest‐Litovski.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Um kulak  um termo pejorativo usado no linguajar político soviético para se referir a camponeses relativamente ricos do Império Russo que possuíam extensas fazendas e faziam uso de trabalho assalariado em suas atividades. Na década de 1930, eles foram alvo das políticas de coletivização do campo realizadas por Josef Stalin, que acreditava serem eles o último bastião do capitalismo no campo.

  • Letra B - I e II corretas

    Os kulaks não mantiveram o controle da produção neste período e sim o governo que traçou plano de metas para cada setor, a parte da ucrânia ficou responsável por produzir alimentos.

    Sobre a nº IV acho que não foi o plano quinquenal que motivou a saída da rússia da guerra.

    "Quando você estiver na posse, EU VOU ESTAR LÁ!"

     

  • O item IV está CORRETO, pois o Tratado de Brest-Litovsk, assinado em 1918, oficializou sim a saída da Rússia da Primeira Guerra.


ID
2501476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das revoluções russa (1917) e chinesa (1949), dois marcos na história política e das relações internacionais no século XX, julgue (C ou E) o próximo item.


Durante a guerra civil ocorrida após a revolução russa, Lenin adotou uma política externa defensiva e assinou o Tratado de Riga, também conhecido como Paz de Riga, que determinava que a fronteira russo-polonesa fosse deslocada para oeste, de modo a incorporar à Rússia regiões polonesas cujos habitantes falavam russo.

Alternativas
Comentários
  • Os territórios poloneses na parte oriental da fronteira entre os dois países, que tinham sido anexados pela Rússia, foram devolvidos com o Tratado.

  • Deu à Polonia um bloco de territótios ao longo de toda a sua fronteira leste...

  • Paz de Riga, também conhecida como Tratado de Riga, foi assinada em Riga em 18 de março de 1921, entre a Polônia, a Rússia Soviética (atuando também em nome de Belarus soviética) e a Ucrânia soviética. O tratado acabou com a guerra polaco-soviética.

    As fronteiras soviético-polacas estabelecidas pelo tratado permaneceram em vigor até a Segunda Guerra Mundial. Estas seriam mais tarde redesenhadas durante a Conferência de Yalta e a Conferência de Potsdam.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Mesmo não conhecendo a matéria, dava para responder essa questão por lógica: se fosse de fato a Rússia que tivessse incorporado territórios da Polônia, como dizia a afirmativa, mesmo que através de tratado, não poderia se considerar que Lenin tinha adotado uma política externa defensiva, pelo menos não por este ponto específico.

     

    Assim, uma das duas afirmações tinha que estar errada:

    - ou Lenin não tinha adotado uma política externa defensiva;

    - ou a Rússia não tinha incorporado territórios da Polônia

     

    Bons estudos!

  • ERRADA

     

    Em seu combate contra os russos, os poloneses foram beneficiados com a ajuda de uma  “missão militar francesa” que contava com algumas dezenas de oficiais comandada pelo general Maxime Weygand - do qual fazia parte o capitão Charles de Gaulle. Em 18 de março de 1921, o Tratado de Riga, Letônia, assinado com os representantes do governo bolchevique leva para leste a fronteira oriental da Polônia com a Rússia.

  • Gabarito: ERRADO

    "Lênin desejava o fim da Guerra Sovietico-polonesa para que o governo revolucionário pudesse se focar na Guerra Civil. Os poloneses não desejavam minorias étnicas dentro de suas fornteiras. Sendo assim, ambos os lados acordaram em uma fronteira que retirava russos e ucranianos de território polonês, embora muitos poloneses fossem submetidos ao domínio russo. O conflito, entretanto, iniciou como uma operação bolchevique de apoio aos revolucionários da Europa Central, como as regiões do antigo império Habsburgo qie se esfacelava. O propósito era o da "revolução mundial", defendida por Lênin e por Trotsky. Sendo assim, a política externa de Lênin pode ser onsiderada agressiva."

     

    Livro: 1.600 Questões Comentadas

  • Até 1953, a política da URSS caracterizou-se como defensiva.

    Paz de Riga (1921) - Polônia recuperou sua independência, numa fase histórica conhecida como "Segunda República Polaca".


ID
2501479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das revoluções russa (1917) e chinesa (1949), dois marcos na história política e das relações internacionais no século XX, julgue (C ou E) o próximo item.


As revoluções russa e chinesa têm em comum o referencial teórico marxista e a prática revolucionária de mobilizar grandes massas do proletariado urbano organizadas pelos partidos comunistas nacionais com o objetivo de tomar o poder com o uso da violência.

Alternativas
Comentários
  • Rev. Chinesa foi marcada pelo campesinato, dando origem a via maoista revolucionária.
  • Marquei errada logo após ler proletariado urbano.

  • Errado

    "As revoluções russa e chinesa têm em comum o referencial teórico marxista e a prática revolucionária de mobilizar grandes massas do proletariado urbano organizadas pelos partidos comunistas nacionais com o objetivo de tomar o poder com o uso da violência."

    O erro está na parte grifada. Tanto a Rússia Czarista quanto a República da China tinham uma população urbana pequena e mais interessada em ideias de liberalismo clássico do que no comunismo. No caso da China é ainda mais flagrante o tratamento e diferença entre a China rural e a China urbana. Tanto que Mao Tsé Tung durante a revolução cultural irá remover milhões de pessoas de suas residências e profissões para viver/trabalhar no campo.

  • A Revolução Russa iniciada em 1917 e a Revolução Chinesa, que obteve sucesso em 1949 têm,
    ambas, suporte teórico básico no marxismo-lenilismo. Aliás, o partido comunista chinês, fundado por intelectuais em 1921 em Xangai, contou com a ajuda (incluso financeira) do Partido Comunista Russo, depois Partido Comunista Soviético, para estabelecer suas bases na China, na década de 1920. Mao Tsetung é afiliado ao partido desde a primeira hora.

    No entanto, os processos revolucionários são distintos, o que vai levar a uma diferenciação de orientação revolucionária. A realidade de Rússia e China eram (e são) bastante distintas. Tanto econômica quanto social e culturalmente falando. Suas histórias são diferentes.  

    A Revolução Russa tem um caráter urbano e parte do princípio de que o elemento revolucionário por excelência é o proletariado urbano. Cabe a ele liderar a revolução, sob do comando de um partido hierarquicamente estruturado e, centralizador .
    As unidades organizacionais não só da revolução mas da própria estrutura social seriam os soviets, comitês de operários, marinheiros e soldados, nascidos espontaneamente na Rússia após o primeiro movimento de 1905.

    Já na China, país essencialmente rural, o motor da revolução é o camponês. Daí começam as diferenças que, a médio e longo prazo, vão desaguar no maoísmo e até em uma ruptura entre China e URSS na década de 1950. Ambos reivindicando a “verdade revolucionária" .

    Por isso a parte da afirmativa “mobilizar grandes massas do proletariado urbano" faz com que ela se torne incorreta. A mobilização do proletariado urbano no caso russo é verdadeiro mas, não no caso chinês.

    RESPOSTA: ERRADO

ID
2501485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das revoluções russa (1917) e chinesa (1949), dois marcos na história política e das relações internacionais no século XX, julgue (C ou E) o próximo item.


Entre 1918 e 1921, ocorreu na Rússia uma guerra civil entre revolucionários e contrarrevolucionários, agravada pela intervenção de tropas estrangeiras, principalmente da França e da Inglaterra, em favor dos chamados russos brancos.

Alternativas
Comentários
  • Questão, com gabarito preliminar de C, anulada pelo Cespe, com a seguinte justificativa: "Há divergência na literatura que trata do assunto abordado no item."

     

    http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia/arquivos/IRBR_17_DIPLOMACIA_JUSTIFIVATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

    http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia/arquivos/327_IRBR_002_01.PDF

  • Tentando explicar um pouco melhor, na realidade a assertiva deveria ser considerada ERRADA, pois esta faz uma confusão com o termo "russos brancos". Este termo era usado para designar o povo bielorrusso (biely = branco, em russo), o qual habita a atual República de Belarus, e que fazia parte do antigo Império Russo e da URSS. A assertiva estaria correta se substituísse o termo "russos brancos" por "Exército Branco", que era a resistência contrarrevolucionária formada principalmente por antigos oficiais monarquistas, alguns mencheviques e Socialistas-revolucionários de direita, com participação relevante dos cossacos da região do Don (sul da Rússia). Tal exército não tinha nenhuma relação direta com o povo bielorrusso, ou os "russos brancos", havendo parcelas desta população que aderiu tanto ao Exército Vermelho quanto aos contrarrevolucionários brancos.

    Fonte: um livro interessante e que ilustra bem essa época é a "História da Guerra Civil Russa", de Jean Jacques Marie (ed. Contexto).

  • Para não repetir o que já foi dito, recomendo a quem quiser o vídeo abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=2yI85t2VAqM


ID
2501593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) o item a seguir.


Aspecto essencial às vanguardas literárias da Europa ocidental nas primeiras décadas do século XX era o compromisso com ideias e programas à esquerda do espectro político.

Alternativas
Comentários
  • Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa “o que marcha na frente”. As correntes de vanguarda, embora apresentassem propostas específicas, pregavam um mesmo ideal: era preciso derrubar a tradição por meio de práticas inovadoras, capazes de subverter o senso comum e captar as tendências do futuro. Essas propostas, incompreendidas à época em virtude, principalmente, do contexto conservador no qual estavam inseridas, adquiriram importância histórica e influenciaram o trabalho de vários artistas no mundo.

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/vanguardas-europeias.htm

    ¯\_(ツ)_/¯

  • As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.

    Com o advento da tecnologia, as consequências da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e atmosfera política que resultou destes grandes acontecimentos, surgiu um sentimento nacionalista, um progresso espantoso das grandes potências mundiais, e uma disputa pelo poder. Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, e também com a mesma terminação “ismo” surgiram os movimentos artísticos que chamamos de vanguardas.

    Todos pautavam-se no mesmo objetivo, que era o questionamento, a quebra dos padrões, o protesto contra a arte conservadora, a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social do século que surgia.

    Estas manifestações se destacaram por sua radicalidade, a qual proporcionou que influenciassem a arte em todo o mundo.

    As cinco correntes vanguardistas que mais influenciaram o fazer literário no Brasil foram: Expressionismo (1912), Cubismo (1907/14), Futurismo (1909), Dadaísmo (1916) e Surrealismo (1924). 

     

    FONTE: https://www.infoescola.com/artes/vanguardas-europeias/

  • Não sei como essa afirmativa foi considerada ERRADA pela banca. Muito estranho e os comentários dos colegas apenas corroboram o que eu estou dizendo.

  • Na verdade essa questão é muito fácil. Embora a maioria das tendências modernistas europeias apresentassem viés esquerdista, basta lembrar que uma das mais importantes delas, o futurismo, foi fundada na Itália e tinha uma profunda ligação com o fascismo. Fonte: "Era dos Extremos", de Eric Hobsbawn.

  • Bastou eu me lembrar do dadaísmo, que não tem nada a ver com nada, pregando a irracionalidade. E isso em 1916!

  • Acredito que o erro esteja em limitar ao espectro somente político
  • Pessoal que vê Comunismo em tudo e em todos os lugares chega em uma questão dessa, generaliza e erra...


ID
2520718
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No dia 25 de dezembro de 1991, Mikhail Gorbachov vivia suas últimas horas no Kremlin. Aquele foi um dia de esperança para milhões de pessoas na Rússia, que viam o futuro com otimismo. Também foi um momento de luto para outros milhões, agora ex-cidadãos soviéticos. O novo mapa significou para muitos ter de abandonar o lugar em que haviam nascido, deixar lá familiares e relíquias. “Quando foi arriada a bandeira vermelha fiquei em estado de choque”, lembra Serguei Kosarev, que tinha então 37 anos. “Eu, nascido em Sochi, tinha terminado o ensino médio no Cazaquistão. De repente, meus amigos, minha juventude, ficaram para trás em outros países. Pensei que tudo isso fosse para o mal, e no começo foi duro. Mas o pior não foi o primeiro ano da reforma econômica, e sim mais tarde, quando na Rússia deixaram de pagar em dia os salários, e havia atrasos de seis meses ou mais”, conta. “No final, no meu caso tudo foi para o bem, recuperei a religião dos meus antepassados, como outros milhões de ortodoxos, e vi meio mundo; nem uma coisa nem outra teriam sido possíveis na U.R.S.S.”, conclui.

Adaptado de brasil.elpais.com, 23/12/2016.


De acordo com a reportagem, o fim da U.R.S.S. trouxe as seguintes mudanças significativas para alguns de seus ex-cidadãos:

Alternativas
Comentários
  •  a)  recuperação da liberdade sindical e perda da ideologia comunista (forçado dizer que se perdeu a ideologia comunista)

     b) liberalização da iniciativa industrial e abandono da unidade comercial (não houve isso e o texto também não versa sobre)

     c) ampliação do direito trabalhista e enfraquecimento do poderio militar (pode-se dizer que isso de fato ocorreu, mas não está de acordo com o texto)

     d) fragmentação do território nacional e redimensionamento da identidade cultural (A URSS era composta por 15 unidades, que se fragmentaram em repúblicas autônomas, afetando fortemente a identidade cultural de antigos soviéticos, que agora eram russos, ucranianos, estonianos, etc)

  • No dia 25 de dezembro de 1991, Mikhail Gorbachov vivia suas últimas horas no Kremlin. Aquele foi um dia de esperança para milhões de pessoas na Rússia, que viam o futuro com otimismo. Também foi um momento de luto para outros milhões, agora ex-cidadãos soviéticos. O novo mapa significou para muitos ter de abandonar o lugar em que haviam nascido, deixar lá familiares e relíquias. “Quando foi arriada a bandeira vermelha fiquei em estado de choque”, lembra Serguei Kosarev, que tinha então 37 anos. “Eu, nascido em Sochi, tinha terminado o ensino médio no Cazaquistão. De repente, meus amigos, minha juventude, ficaram para trás em outros países. Pensei que tudo isso fosse para o mal, e no começo foi duro. Mas o pior não foi o primeiro ano da reforma econômica, e sim mais tarde, quando na Rússia deixaram de pagar em dia os salários, e havia atrasos de seis meses ou mais”, conta. “No final, no meu caso tudo foi para o bem, recuperei a religião dos meus antepassados, como outros milhões de ortodoxos, e vi meio mundo; nem uma coisa nem outra teriam sido possíveis na U.R.S.S.”, conclui.

  • No decorrer da década de 1980, a U.R.S.S. foi palco de um conjunto de mudanças significativas, em especial durante o governo de Mikhail Gorbachov, entre 1985 e 1991. O governante foi responsável por implementar um conjunto de reformas – a Perestroika e a Glasnost. Por meio da Perestroika foi promovida a reestruturação econômica e a reorganização dos gastos públicos, sendo estabelecida a revisão dos mecanismos da economia centralmente planificada e a diminuição de gastos com a defesa. Era então objetivada a recuperação da economia soviética. Por meio da Glasnost foram instauradas reformas políticas viabilizadoras, entre outros aspectos, da maior liberdade de expressão. Nos seus efeitos gerais, tais reformas abriram espaço para o aumento de pressões por maior autonomia política e por democratização em diversas regiões que compunham a U.R.S.S., e também em países situados na esfera de influência soviética, no contexto da Guerra Fria, como no caso da República Democrática Alemã. A queda do muro de Berlim, em 1989, tornou-se, nesse sentido, uma espécie de evento catalisador de mudanças no bloco socialista, além de símbolo maior do fim de uma era tipificada pela bipolaridade de tensões entre U.R.S.S. e E.U.A. No texto da reportagem, reproduzido no enunciado da questão, são elencadas algumas das repercussões do fim do governo de Gorbachov para as condições de vida dos que habitavam a U.R.S.S., entidade política que deixava de existir. O testemunho de um cidadão, no texto, aponta para a fragmentação do território nacional ao mencionar que cidades nas quais estudou passaram a ser localidades de outros países, até então repúblicas soviéticas. O mesmo testemunho também aponta para outra mudança significativa: maior liberdade religiosa, aspecto que contribuiu para o redimensionamento da identidade cultural.


ID
2545948
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o seguinte texto:


[...] as reuniões de Trotsky no Circo Moderno representam apenas uma das múltiplas faces da massa. Há uma foto perturbadora do 1º de Maio em Moscou, na futura Praça Vermelha, em frente ao Kremlin. Numa espécie de cruzamento cronológico, a multidão revolucionária – uma mistura de tropas, soldados a cavalo, passeatas operárias – adquire um perfil familiar, o da coreografia tradicional do socialismo real. Somente a ausência de tanques, de uma tribuna de apparatchiks [o alto escalão do PC] e de grandes retratos de Lenin e Stalin pendurados nas fachadas dos edifícios nos lembra que tudo isso ainda está por vir. O czarismo celebrou sua glória nesse mesmo lugar. A revolução apropria-se dele, muda seu significado, mas a geometria das passeatas que o permeiam revela de súbito a imagem do futuro e, ao mesmo tempo, a força de um atavismo histórico que inegavelmente insere o ano de 1917, contra a sua vontade, num longo período [...].

(LÖWY, Michel. Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 158.)


Com relação à Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos políticos na construção da URSS e em outras nações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) A recepção do acontecimento da Revolução Russa no Brasil foi amplamente favorável. Vários periódicos brasileiros de grande circulação lançaram notas em apoio à Revolução Bolchevique, criando assim uma prolífica imprensa engajada.

( ) O ano de 1917 dá início a um processo que transformou o mundo, sendo chamado por um importante analista de “utopia concreta”. Entretanto, os períodos que se seguem na construção do socialismo histórico apresentaram um universo militarizado e autoritário, que, por fim, revelou uma longa e trágica história de abusos e violências.

( ) Embora o fim da URSS tenha ocorrido após os eventos que vão de 1989, com a queda do muro de Berlim, até dezembro de 1991, com o golpe de estado que derrubou Gorbatchev, a URSS teve outro momento de grande abalo por volta de 1956, quando vieram a público os crimes de estado do período de Stalin.

( ) O período em que Stalin esteve no controle da URSS foi de abertura política, graças à intercessão de Trotsky, que estabeleceu uma rede de contatos em todo o mundo, incluindo figuras como o muralista Diego Rivera e a pintora Frida Kahlo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  I. Incorreta, porque a difusão dos acontecimentos da Revolução Russa foi restringida no Brasil. Os ideais russos influenciavam os trabalhadores brasileiros na busca por melhorias trabalhistas e, por isso, o governo brasileiro era contrário à difusão socialista no país;

    IV. Incorreta, porque Stálin assume o poder na URSS após mandar assassinar Trotsky. Além disso, Stálin estabeleceu uma ditadura na URSS. Logo, seu governo não tinha abertura nem liberdade política.

    Resp.: B


ID
2585458
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Russa de 1917 marcou o fim do czarismo na Rússia e a ascensão de uma organização política e social de oposição ao capitalismo ocidental, além de favorecer mudanças e adaptações nesse capitalismo. Sobre as práticas a serem adotadas no ensino do tópico Revolução Russa de 1917 e movimento operário, anarquismo e comunismo no Brasil, indicadas nas orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O “Socialismo Real” - conceito utilizado para denominar a prática socialista implantadas na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) - foi permeado por contradições entre prática e teoria.

( ) A corrente partidária vitoriosa no processo revolucionário russo tinha pretensões de internacionalizar o movimento e, para isso, incentivou a criação de partidos comunistas e exportou a ideia de revolução, para a derrubada do capitalismo, em várias partes do mundo.

( ) Minas Gerais foi o maior palco de greves de cunho anárquico, e a primeira de muitas delas ocorreu em 1906.

( ) No período conviviam e disputavam espaço político as correntes anarco-sindicalista e a comunista. Aqui, tanto anarquistas quanto anarco-sindicalistas caminharam levantando bandeiras contra o desemprego, o aumento do custo de vida, a escassez de alimentos de primeira necessidade e combatendo a burguesia e o Clero.

( ) O conceito de revolução deve ser retomado, visto que é empregado com igual sentido em todos os tempos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • combater o clero No começo do século XX?


ID
2640244
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em julho de 1917, convocou-se, em São Paulo, uma greve geral, com adesão de 45.000 trabalhadores, para pedir aumento salarial. A greve se estendeu ao Rio de Janeiro e levou o governo a reforçar o aparato repressivo e decretar estado de sítio em 1918. Nos anos de 1917-1919, o Chile registrou o recrudescimento da agitação sindical. Mobilizavam-se com facilidade 100.000 trabalhadores, como durante as manifestações contra o custo dos alimentos em 1918 e 1919. A Argentina foi outro país que teve um movimento sindical poderoso. Entre 1917 e 1921, o movimento sindical conheceu seu apogeu. Apenas durante o ano de 1919, registraram-se 367 greves na capital Buenos Aires.

(Adaptado de Olivier Dabène, América Latina no século XX. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 64-65.)

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os movimentos sindicais latino-americanos apresentaram, em 1917, especificidades em relação aos da Europa quanto às pautas reivindicatórias dos trabalhadores. Os trabalhadores europeus naquele cenário, influenciados pela Revolução Russa de 1917, buscavam, além de direitos trabalhistas, a saída de seus respectivos países da I Guerra Mundial e, em seguida, a mobilização para um possível movimento revolucionário, tal qual o que ocorreu na Rússia em 1917.

    Os operários latino-americanos, na década de 1910, embora influenciados pelo Anarquismo e demais ideologias sociais, direcionaram o movimento para a conquista de melhorias salariais e de condições de trabalho.


ID
2833696
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Destinada a representar, nos limites de um dado Estado, a totalidade dos interesses do proletariado como classe, em oposição a todos os interesses parciais e de grupo do proletariado, a social-democracia esforça-se naturalmente, em toda parte, por unir todos os grupos nacionais, religiosos e profissionais da classe operária num partido comum, unitário.

LUXEMBURG, Rosa. A Revolução Russa. Petrópolis: Vozes, 1991. p. 41.


A autora reflete sobre a “social-democracia russa”, a partir das ideias do líder revolucionário Vladimir Ilitch Ulianov, Lênin. Considerando o texto citado e a Revolução Russa de 1917, pode se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • Para quem ficou em dúvida na Letra A... O único local que veremos as palavras antagônicas "socialismo" e "liberdade" juntas é no nome de um certo partido brasileiro.

  • Meu Deus , que questão absurda , não creio que um vestibular tão progressista e humano apresentou esse tipo de falha tremenda.#nazistasnãopassaram #anula #morteaossocialistasracistas #morteaoshomofóbicos


ID
2863996
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No final da Primeira Guerra Mundial, em 1917, ocorre a Revolução Russa. Nos debates que envolveram os caminhos de formação da União das Repúblicas Soviéticas, Stalin e Trostky colocaram-se em campos contrários. A opção que associa, corretamente, os líderes mencionados e suas posições quanto aos rumos da Revolução é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • Resumindo: TROTSKY: vamos dominar o mundo logo Lenin: vamos consolidar logo aqui

ID
2918041
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Russa tentou estabelecer um novo princípio que uniria todos os povos. “A Rússia é o rochedo que propagará a onda da Revolução Mundial”, escreveu Erwin Piscator, em 1919, em seu manifesto, endereçado aos trabalhadores de Berlim, conclamando a criação de um

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Animados pela Revolução Russa os marxistas alemães da primeira metade do século XX sonharam com uma mudança total no paradigma artístico. No Teatro Erwin Piscator lançou as bases do Teatro Proletário, um Teatro de orientação marxista: representa a luta de classes e não a ideologia. Mostra a realidade e não a ficção.Mostra as contradições do sistema capitalista e não o propagandeia.


ID
2996899
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O QUE É UMA NAÇÃO?

O homem não é escravo nem de sua raça, nem de sua língua, nem de sua religião, nem do curso dos rios, nem da direção das cadeias de montanhas. Um grande agrupamento de homens, de espírito sadio e coração ardoroso, cria uma consciência moral que se chama nação. Enquanto puder provar sua força através dos sacrifícios que exigem a abdicação dos indivíduos em prol de uma comunidade, essa consciência moral será legítima, terá o direito de existir. Se surgem dúvidas quanto a fronteiras, consultem-se as populações envolvidas. Elas têm bem o direito de ter uma opinião na questão.

  1. ERNEST RENAN
  2. Conferência na Universidade de Sorbonne, 1882. revistas.usp.br


Ao longo do século XX, houve acontecimentos vinculados a projetos nacionalistas similares à concepção defendida pelo historiador Ernest Renan, em 1882.

Identifica-se como um desses acontecimentos a:

Alternativas
Comentários
  • Divisão da Alemanha entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, que foi marcada por viés ideológicos entre capitalismo e socialismo, não havendo escolha dos alemães nesse contexto.


ID
3024976
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 2017 foi celebrado o primeiro centenário de uma Revolução que, pela influência que exerceu na história politica e nas relações internacionais, marcou o século XX. As três questões seguintes referem-se a esse acontecimento.

Indique a Revolução cujo centenário ocorreu em 2017.

Alternativas
Comentários
  • Revolução Russa

  • "Revolução Chinela" é boa.

  • Minha mãe aplicava a "Revolução Chinela" toda vez que eu aprontava.

  • Revolução russa

  • Revolução Russa

  • Revolução russa

  • revolução russa

  • Revolução Russa


ID
3024982
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Indicar o líder bolchevique, personalidade central da Revolução de 1917, lançou "As Teses de Abril", documento que tinha como base reivindicatória: paz, terra e pão. Esse documento integra um conjunto de escritos revolucionários que contribuiu para a derrubada do regime czarista.

Alternativas

ID
3200725
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Na história da civilização romana, na fase da Monarquia, o termo “Patrícios” referia-se aos escravos estrangeiros, ou seja, a um grupo social composto por prisioneiros de guerra, imigrantes e pessoas que adquiriram grandes dívidas com a nobreza vigente.


II. Para Lenin, a Revolução Comunista não poderia ocorrer em um país sem um alto desenvolvimento capitalista e, a partir de uma proposta ampla de combate às privatizações, esse líder russo implantou o sistema socialista centralizado na União Soviética (URSS). Amplamente considerado uma das figuras mais importantes e influentes do século XX, Lenin tornou-se o centro de um culto à personalidade póstuma generalizado pela URSS até sua dissolução em 1989.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - Errado. Os Patrícios eram os grandes latifundiários e a nobreza romana.

    II- Errado. Lênin implantou em 1921 a Nova Política Econômica (NEP) que era a reentrega das pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, tentando, assim, desesperadamente, fazer a nascente União Soviética sair da grave crise em que se achava mergulhada, recuperando alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética.

    GAB: D


ID
3200749
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 Leia as afirmativas a seguir:


I. A União Soviética teve suas raízes na Revolução Russa de 1917, que depôs a autocracia imperial russa. Após a revolta, os mencheviques, liderados por Vladimir Lenin, derrubaram o governo provisório que tinha sido estabelecido. Assim, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada em 1889 e se tornaria o mais duradouro exemplo de uma tentativa de criar um governo socialista com igualdade entre todos os cidadãos.


II. Considerado um berço da civilização, o Egito Antigo viu alguns dos primeiros desenvolvimentos da escrita, da agricultura, da urbanização, da religião organizada e do governo central. Durante o Antigo Império, os faraós determinaram a construção de obras de drenagem e irrigação que impediram a expansão da agricultura no Egito Antigo e, assim, contribuíram para a manutenção da disponibilidade de alimentos para aquele povo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • o erro é mencheviques - o correto bolcheviques

  • Obras de drenagem e irrigação avançaram a agricultura.
  • Se a revolução ocorreu em 1917, como que a URSS surgiu em 1889?

    Seria mais apropriado afirmar que a URSS foi extinta em 1989, com o fim da segunda guerra

    Logo se conclui falsa a afirmação de que a URSS teria aparecido em 1889

    "...os faraós determinaram a construção de obras de drenagem e irrigação que impediram a expansão da agricultura no Egito Antigo..."

    As obras de drenagem CONTRIBUÍRAM com a expansão da agricultura.

  • ATENÇÃO

    União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou em 8 de novembro de 1991.


ID
3200752
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A história dos governos socialistas teve início com a revolução ocorrida na Rússia no final do século XVIII, a qual foi determinante para a derrubada dos governos absolutistas vigentes. Na Rússia czarista, os mencheviques defendiam que a Revolução Comunista não deveria seguir as etapas definidas por Marx, pois seria necessário antes estimular os trabalhadores a tomar para si o controle das grandes fábricas e derrubar o sistema capitalista vigente.


II. Roma é uma das cidades mais importantes da história da humanidade, exercendo uma influência sem igual no desenvolvimento da história e da cultura dos europeus durante milênios e na construção da Civilização Ocidental. O expansionismo romano, iniciado durante a República, teve basicamente dois objetivos: defender Roma do ataque dos povos vizinhos rivais e assegurar terras necessárias à agricultura e ao pastoreio.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Defender Roma dos ataques de povos vizinhos? A economia romanda tinha por base a escravidão... Seja ela por dívidas ou como espólio de guerras...

    Não seria a obtenção de escravos e conquistas de territórios?!

  • Os escravos eram fundamentais na economia Romana sim, porém, a terra era o fundamental. Era a posse de propriedade rural uma das características da elite. Quando o exército se profissionalizou e os militares tomavam posse de parte dessas novas terras, começou uma "ganancia" para mais conquistas. Além disso, territórios como a Gália (atual França, Bélgica e Suíça) não foram dominados somente por questões de terras, os Galeses (bárbaros), representavam ameaça aos romanos - vale assistir asterix e obelix.

    Uma outra observação é que só no início que havia escravidão por dívida. Depois das rebeliões plebeias, esse tipo de escravidão foi extinguido.

    Por último a primeira afirmativa começa com dois erros - um é clássico: 1º a revolução soviética foi no início do século XX (1917) e 2º a primeira experiência socialista foi a Comuna de Paris no século XIX.

  • a economia romana era baseada na terra, na posse. Escravidão era algo importante, mas não era a base

  • Os dois objetivos estão corretos, pois Roma estava protegendo suas fronteiras e ao mesmo tempo avançando em busca de novas terras para o plantio, pois sua população estava crescendo.

  • O modo de produção agrícola dependia da escravidão, esse foi um dos motivos principais para o expansionismo.

  • O desejo de Roma era expandir o território e controlar a região do Mediterrâneo, eram tão convictos disso, que quando alcançaram seu objetivo batizaram o Mar Mediterrâneo de 'Mare Nostrum'. E quanto aos ataques notáveis dos povos vizinhos rivais (germânicos/bárbaros), acontecem em um período próximo ao fim do império.


ID
3200758
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Embora não tenha sido um movimento exclusivamente religioso, as cruzadas tiveram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como fator importante de sua formação. Assim, o termo Cruzada foi utilizado para designar qualquer dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. No entanto, nem todos esses movimentos alcançaram os objetivos propostos.


II. A República Socialista Federativa Soviética Russa, em conjunto com as Repúblicas Socialistas Soviéticas da Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia, formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ou simplesmente União Soviética, em 30 de dezembro de 1822. Após sucessivas trocas de líderes impopulares, em 1911, Josef Stalin subiu ao poder e manteve-se como supremo chanceler da URSS até 1969.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Josef Stalin foi um revolucionário e político que liderou a  de 1924 até 1953, quando faleceu Lenin


ID
3233293
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Controle público absolutamente indispensável. (...) Corrupção inevitável (...) A prática do socialismo exige uma completa subversão no espírito das massas (...). Instintos sociais em lugar dos instintos egoístas (...). Mas ele [Lenin] se engana completamente no emprego dos meios. Decreto, poder ditatorial dos inspetores de fábrica, sanções draconianas, terror (...). A única via que leva a um renascimento é a própria escola da vida pública, uma democracia mais ampla (...). É justamente o terror que desmoraliza.

(Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa (1918), apud Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974. Adaptado)

A partir do fragmento, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3328243
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise o trecho a seguir.

“A Revolução Russa de 1917 representou para milhões de pessoas o começo de uma nova ‘era histórica’. Dessa revolução nasceu a União Soviética, que se tornou uma das maiores potências do século XX, rivalizando com os Estados Unidos [...]”

COTRIN, Gilberto. História Global Brasil e Geral.

São Paulo: Ed. Saraiva, 2008. p. 425.

Após a guerra civil, a situação da Rússia não poderia ficar pior e a crise generalizada fez com que Lênin adotasse a NEP (Nova Política Econômica), que tinha o objetivo de reconstruir a economia.

Dentre as medidas adotadas por Lênin, é correto afirmar que a NEP:


Alternativas
Comentários
  • Lênin idealizou a chamada Nova Política Econômica, cuja sigla NEP deriva do original em russo. Nem mesmo seu idealizador sabia bem como defini-la, chamava-a de mistura do czarismo com práticas capitalistas moldadas pelos soviéticos. A NEP foi utilizada na já União Soviética em 1921, estabelecendo coletivização e racionalização forçada dos meios de produção.

    Os princípios da NEP baseavam-se em estabelecer liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capitais estrangeiros para a reconstrução do país. Com tais medidas, a iniciativa privada voltou a explorar pequenos núcleos agrícolas, industriais e comerciais. A iniciativa revelou uma medida desesperada da União Soviética.

    Com o novo sistema econômico, passou-se a verificar a associação de medidas socialistas, capitalistas e de economia tradicional na União Soviética. Os camponeses passaram a ter uma cota de seus produtos comprada pelo Estado pro preço fixo e a liberdade de comercializar o restante no mercado. Empreendimentos capitalistas foram criados no comércio e com pequenas indústrias. Resumindo: a igualdade cedeu lugar à concorrência.

  • "Um passo para trás para dar dois para frente" - Com o NEP, Lênin permitiu "um pouco" de capitalismo na URSS.

    GAB: B


ID
3331504
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Esse ano a Revolução Russa completa cem anos. Trata-se de um marco na história russa e mundial. Sobre este evento assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lênin falece em 1924,não houve diálogos os Mencheviques junto ao Kadets não conseguiram lidar com seu governo provisório,pois não atendia a demanda da grande parcela da população,na revolução de outubro em 1917,os Bolcheviques tomaram o poder.Letra E

  • Questão confusa, pois tanto mencheviques quanto bolcheviques eram membros do Partido Operário Social Democrata Russo, e na letra A consta que os mencheviques eram burgueses.


ID
3336625
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Russa ganhou novos contornos em outubro de 1917, quando os bolcheviques assumiram o comando do país. Os novos mandatários, no entanto, foram criticados por implantarem, em 1921, uma Nova Política Econômica (NEP).

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica da NEP que contradizia as propostas bolchevistas.

Alternativas
Comentários
  • Os Bolcheviques faziam parte de um partido Comunista (ideologia política e socioeconômica, que pretendia promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção).

    Quando implementado a N.E.P, pelo Lênin, houve uma contradição com o regime da época, pois essa Nova Política Econômica abriu portas para a introdução de práticas capitalistas para reerguer a economia da Russia.

    A NEP se baseava em 4 pontos principais: liberdade de comércio interno, liberdade de salários aos trabalhadores, liberdade de iniciativa privada e coleta de capitais estrangeiros para a reconstrução do país.

  • NEP = PRÁTICAS CAPITALISTAS AFIM DE RECONSTRUIR O PAÍS

    BOLCHEVIQUES = COMUNISTAS

    portanto, CONTRADIÇÃO capitalismo x comunismo


ID
3569308
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Brejinho - RN
Ano
2016
Disciplina
História
Assuntos

Com a morte de Lênin, em 1924, Stálin centralizou cada vez mais o poder em suas mãos, tornando-se ditador da União Soviética. Sobre as principais características da política stalinista, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Plano Quinquenal, iniciado em 1929, tinha por objetivo justamente o desenvolvimento da industrialização nos setores de metalurgia e siderurgia.


ID
3593863
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2017
Disciplina
História
Assuntos

Para uma melhor compreensão das origens do fascismo e do nazismo, é necessário ter em mente que a Revolução Russa de 1917 favoreceu a expansão dos partidos de esquerda, que defendiam a implantação do socialismo em vários países do mundo. As forças políticas e sociais conservadoras, em toda a Europa, temiam a expansão da Revolução Russa para dentro de suas fronteiras e, por isso, estavam dispostas a combater os comunistas. Somada ao medo do socialismo, havia a insatisfação com os resultados da Primeira Guerra. A Itália, por exemplo, esperava ganhar territórios alemães na África por ter lutado do lado das potências vencedoras, o que não aconteceu. Já a Alemanha foi humilhada pelo Tratado de Versalhes e, por isso, alimentava um sentimento de revanche.


Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre assunto leias as afirmativas.

I. O totalitarismo foi uma característica do fascismo que visava ao predomínio dos interesses do Estado sobre os individuais, sendo o particular mais importante que o coletivo.

II. Para os fascistas, a guerra não seria prova de quem é o mais forte e todos podem governar.

III. Os fascistas defendiam a existência de um governo forte e centralizado, ou seja, um governo ditatorial.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O Item I se contradiz nele mesmo.

    O II dentro do fascismo n há democracia, não são todos que podem governar.


ID
3751972
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foram conflitos ocorridos no período entre guerras mundiais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • nao pode ser a letra:B essa guerra ocorreu entre a primeira e a segunda guerra

  • Guerra Franco - Prussiana: 19 de jul. de 1870 – 10 de mai. de 1871

    Logo ocorreu antes da primeira guerra mundial que acontece de 1914 em diante.

  • Tem coisa errada ai, produção... Há de ser a Guerra Franco-Prussiana e não a Civil Espanhola.

  • Guerra Franco-Prussiana no Período Entre Guerras?????? COMO ASSIM?

    ESSA BANCA CONSEGUIU ALTERAR A HISTÓRIA KKKKK

  • A Guerra Franco-Prussiana, ou Guerra Franco-Germânica, (19 de julho de 1870 — 10 de maio de 1871) foi um conflito ocorrido entre Império Francês e o Reino da Prússia no final do século XIX FONTE BRASIL ESCOLA, QUE BANCA, NÃO SABE NEM ELABORAR UMA QUESTÃO. A GUERRA ESPANHOLA FOI TESTE PARA OS NAZISTAS E SEUS AVIÕES.

  • Que porcaria de banca é essa?

  • tu acertaste está questão ? kkkj então volte para os estudos

  • A Guerra Franco-Prussiana ocorreu no século XIX e as grandes guerras mundiais no século XX. Meu Deus, que banca ridícula!

  • GAB B

    Errado esse gabarito,

    A Guerra Civil Espanhola, também denominada A Cruzada entre os nacionalistas, Quarta Guerra Carlista entre os carlistas e A Rebelião ou Sublevação entre os republicanos, foi um conflito armado ocorrido na

    Espanha entre 1936 e 1939.

    A Guerra Franco-Prussiana, ou Guerra Franco-Germânica, foi um conflito ocorrido entre Império Francês e o Reino da Prússia no final do século XIX. Entre 19 de jul. de 1870 – 10 de mai. de 1871

    GAB CORRETO SERIA LETRA C

  • A Guerra Civil Espanhola ocorreu no período entre guerras, de 1936 e 1939. Questão mal organizada.


ID
3781306
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Enquanto a economia balançava, as instituições da democracia liberal praticamente desapareceram entre 1917 e 1942; restou apenas uma borda da Europa e partes da América do Norte e da Austrália. Enquanto isso, avançavam o fascismo e seu corolário de movimentos e regimes autoritários.
   A democracia só se salvou porque, para enfrentá-lo, houve uma aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo [...]. Uma das ironias deste estranho século é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz, fornecendo-lhe o incentivo — o medo — para reformar-se após a Segunda Guerra Mundial [...].

(Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995.)

Segundo o texto, a economia balançava e as instituições da democracia liberal praticamente desapareceram entre 1917 e 1942, devido

Alternativas

ID
3782542
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para muitos, ela foi (e continua sendo) reconhecida como a maior revolução ocorrida desde o século XX; outros, porém, associam-na a um regime extremista que pregou o medo e a repressão; e, para outros tantos (talvez a maioria), as marcas de sua existência (caso explícito do “comunismo”) ainda rondam a memória individual e coletiva de homens e mulheres por todo o planeta, independentemente de suas colorações políticas e ideológicas.

Neste ano de 2017, lembramos dos cem anos da chamada “Revolução Russa” ou “Revolução Bolchevique” (outubro de 1917), um dos eventos históricos mais importantes do século XX – cujos debates ainda são acalorados – na medida em que, durante várias décadas, passou a disputar a hegemonia mundial com o capitalismo. Sobre a Revolução Russa e seus desdobramentos históricos, é CORRETO afirmar.

Alternativas

ID
3783289
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações sobre a Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos.


I - Após a chamada “Revolução de Fevereiro”, de 1917, e a abdicação do czar Nicolau II, foi instaurado um regime parlamentar liberal, mais tarde removido pela Revolução Bolchevique de outubro do mesmo ano

II - Durante a guerra civil que se seguiu à Revolução, os Estados Unidos e as principais potências europeias apoiaram a luta dos bolcheviques contra os chamados “brancos” contrarrevolucionários.

III- Nos grandes expurgos da década de 1930, muitos dos “velhos bolcheviques”, antigos revolucionários aliados de Lênin, foram removidos do poder e executados a mando de Josef Stalin.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3785236
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que derrubou o regime tsarista e estabeleceu o socialismo no país. Sobre o contexto sociopolítico anterior à Revolução, analise as afirmativas a seguir:

I - A maior parte da população estava no campo, submetida a condições de trabalho muito precárias devido a um sistema fundiário concentrado.
II - A indústria e o setor financeiro se desenvolveram muito ao longo do século XIX e se tornaram a base de uma forte burguesia nacional.
III - A igreja ortodoxa mantinha forte influência sobre a elite aristocrática e era um dos pilares ideológicos do regime monárquico.
IV - No decorrer do século XIX, o operariado russo tornou-se a principal oposição ao regime monárquico através de uma sólida rede de sindicatos e partidos.

Estão corretas SOMENTE as afirmativas:

Alternativas

ID
3791266
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período designado Entre-Guerras é notável por acontecimentos como a Revolução Russa e o desenvolvimento dos nacionalismos que implicaram nos governos fascista, na Itália, e nazista na Alemanha.

Indicam-se como fatos determinantes da designação Entre-Guerras:

Alternativas

ID
3796027
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o período em que esteve no comando da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o governo de Josef Stalin (1924-1953) instituiu um novo tipo de planejamento econômico por parte do Estado soviético, sucedendo, em 1928, a Nova Política Econômica, implantada anteriormente por Vladimir Lênin. Com o novo tipo de planejamento, o governo stalinista pretendia a modernização econômica da União Soviética, principalmente nos setores agrícolas e industriais, conseguindo resultados positivos em ambos os setores já em princípios da década de 1930.

Assinale a alternativa CORRETA quanto à denominação do novo tipo de planejamento econômico do governo stalinista que sucedeu ao planejamento do governo leninista:

Alternativas

ID
3797623
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O ano de 2017 marca o centenário da Revolução Russa. Em fevereiro de 1917, revoltas populares derrubaram o Czar Nicolau II e instauraram uma república; em outubro do mesmo ano, foi implantado o governo socialista soviético.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o cenário político e econômico dos primeiros anos do governo socialista (1917–1924).

Alternativas

ID
3805126
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O objeto da História é sempre o passado, de maneira que temas como a Revolução Francesa e a Revolução Russa nunca se relacionam nas mãos de historiadores profissionais.

Alternativas

ID
3805822
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da Revolução Russa de 1917, leia os fragmentos da primeira entrevista de Lênin ao jornalista John Reed e identifique a alternativa incorreta.


“(...) devo continuar implantando minha política sobre a Rússia, formar uma ditadura do proletariado e tentar retirar desta a impopular guerra.”

“(...) Outros dos meus objetivos são estender a revolução trabalhadora socialista para o mundo e tentar desse modo acabar definitivamente com o capitalismo.”


Fonte: http://izquierdahispanica.org/2011/entrevista-a-lenin/ (Tradução livre)

Alternativas

ID
3805825
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o fragmento a seguir e identifique a sentença incorreta.


“Sucede que nas discussões dos pesquisadores interessados em história comparativa volta e meia aparece alguém fazendo uma analogia entre a Rússia e o Brasil. Principalmente quando se examina a história dos dois países ao longo do século XIX. Dois impérios oitocentistas vacilando entre um conservadorismo visceral e a necessidade da modernização. Dois países presos a instituições – a escravidão no Brasil, a servidão na Rússia – que apareciam como a essência da brutalidade e do atraso social. Assim, o mote ‘civilização contra barbárie’ era igualmente utilizado pela imprensa inglesa para fustigar o escravismo brasileiro e a opressão dos servos na Rússia. Confrontados à pressão interna e internacional, os dois imperadores, Pedro II (1840-1889) e Alexandre II (1855-1881), são levados a liberar os servos russos (1861) e os escravos brasileiros (1888), desencadeando movimentos sociais que derrubam ambas as dinastias. Desse modo, simpatizantes e detratores dos Romanov e dos Bragança podiam retratar os dois imperadores como bem lhes conviesse. Uns diziam que se tratava de reformadores incompreendidos, outros os apresentavam como aristocratas tapados (...)”


Fonte: ALENCASTRO, Luis Felipe de. In: Revista Veja. São Paulo: Abril, 29mar. 2000, p. 20.

Alternativas

ID
3810937
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da Revolução Russa (1917), considere as afirmações abaixo:


I – O quadro histórico anterior ao movimento revolucionário é composto por um contexto marcado pela industrialização tardia, dependência do capital externo e burguesia local fraca.

II – Existem 2 fases distintas, a saber: Revolução Menchevique (caráter liberal burguês) e Revolução Bolchevique (caráter socialista).

III – Uma das medidas do governo de Lênin foi a implantação da NEP (Nova Política Econômica), conjunto de medidas que previam uma abertura para a economia de mercado.

IV – Com a ascensão de Stálin ao poder, foi criada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), que se estabeleceu como potência socialista e reuniu as diversas regiões do Antigo Império Russo.


É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Desde quando os mencheviques eram liberais? tenha dó desse contorcionismo histórico para fortalecer uma narrativa.
  • Comentário da IV, única errada: Foi Lenin quem instaurou a URSS, em 1923. Stálin só assume em 1924, um ano após.


ID
3813883
Banca
INEP
Órgão
UFV-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Neste trecho, Lênin destaca uma divergência interpretativa da doutrina marxista entre algumas correntes políticas.

Assim, na revolução de 1917, quando a questão da significação do papel do Estado foi posta em toda a sua amplitude, posta praticamente, como que reclamando uma ação imediata das massas, todos os socialistas revolucionários e todos os mencheviques, sem exceção, caíram, imediata e completamente, na teoria burguesa da "conciliação" das classes pelo "Estado". Inúmeras resoluções e artigos desses políticos estão profundamente impregnados dessa teoria burguesa e oportunista da "conciliação". Essa democracia pequeno-burguesa é incapaz de compreender que o Estado seja o órgão de dominação de uma determinada classe que não pode conciliar-se com a sua antípoda (a classe adversa). A sua noção do Estado é uma das provas mais manifestas de que os nossos socialistas-revolucionários e os nossos mencheviques não são socialistas, como nós, os bolcheviques, sempre o demonstramos, mas democratas pequeno-burgueses de fraseologia aproximadamente socialista.

Fonte: LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 12.

Sobre a divergência interpretativa da doutrina marxista, o revolucionário critica a ideia de que o Estado poderia:

Alternativas

ID
3817897
Banca
IF Sudeste - MG
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmações abaixo sobre a Revolução Russa e marque a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3823471
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Neste trecho, Lênin destaca uma divergência interpretativa da doutrina marxista entre algumas correntes políticas.

Assim, na revolução de 1917, quando a questão da significação do papel do Estado foi posta em toda a sua amplitude, posta praticamente, como que reclamando uma ação imediata das massas, todos os socialistas-revolucionários e todos os mencheviques, sem exceção, caíram, imediata e completamente, na teoria burguesa da "conciliação" das classes pelo "Estado". Inúmeras resoluções e artigos desses políticos estão profundamente impregnados dessa teoria burguesa e oportunista da "conciliação". Essa democracia pequeno-burguesa é incapaz de compreender que o Estado seja o órgão de dominação de uma determinada classe que não pode conciliar-se com a sua antípoda (a classe adversa). A sua noção do Estado é uma das provas mais manifestas de que os nossos socialistas-revolucionários e os nossos mencheviques não são socialistas, como nós, os bolcheviques, sempre o demonstramos, mas democratas pequeno-burgueses de fraseologia aproximadamente socialista.
Fonte: LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 12.

Sobre a divergência interpretativa da doutrina marxista, o revolucionário critica a ideia de que o Estado poderia:

Alternativas

ID
3824218
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Decreto sobre terras da Reunião dos Sovietes de deputados operários e soldados. 26 de outubro (8 de novembro) de 1917.


1)Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária.
2)Todas as propriedades de latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficam à disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da Assembleia Constituinte.
3)Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal revolucionário.


                            Presidente do Soviete de Comissários do Povo – Vladimir Ulianov- Lênin”

Fonte: NENAROKOV, A.P. 1917: a Revolução mês a mês. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967, p.169.


A partir do decreto elaborado no contexto da Revolução Russa pode-se concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Discordo! Olha o comando da questão.

    Marque V(verdadeiro) ou F (falso). Dentre os direitos humanos temos:

    CASO FOSSE: Marque V(verdadeiro) ou F (falso). De acordo com a DUDH temos:

    VIU A DIFERENÇA.

  • Discordo! Olha o comando da questão.

    Marque V(verdadeiro) ou F (falso). Dentre os direitos humanos temos:

    CASO FOSSE: Marque V(verdadeiro) ou F (falso). De acordo com a DUDH temos:

    VIU A DIFERENÇA.

  • Cara, a DUDH faz menção a direitos de terceira geração logo no Artigo 1:

    "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade."

    1ª geração = Liberdade;

    2ª geração = igualdade;

    3ª geração = Fraternidade.

    Mas ainda que tu não tivesse entendido assim, basta ler a excelente observação do @Higor Castro.

    -----------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Cara, a DUDH faz menção a direitos de terceira geração logo no Artigo 1:

    "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade."

    1ª geração = Liberdade;

    2ª geração = igualdade;

    3ª geração = Fraternidade.

    Mas ainda que tu não tivesse entendido assim, basta ler a excelente observação do @Higor Castro.

    -----------------

    Boa sorte e bons estudos.


ID
3825052
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o enunciado abaixo.

Há 100 anos, em 1917, iniciava-se a Revolução Russa, um acontecimento capital na história do século XX. A reivindicação básica dos pobres da cidade era pão, e a dos operários entre eles, melhores salários e menos horas de trabalho. A reivindicação básica de 80% de russos que viviam da agricultura era, como sempre, terra. [...] O slogan “Pão, Paz, Terra” conquistou crescente apoio. 

Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 

O recorte acima faz referência a um dos mais importantes movimentos de trabalhadores no mundo. 

Sobre a Revolução Russa de 1917, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3867013
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ás vésperas da Revolução de 1917 (fevereiro), o território russo havia passado por um inverno particularmente duro, com temperaturas muito abaixo de zero. Apesar das interdições, algumas greves ocorreram. O frio e a escassez exasperavam a população, especialmente os operários e suas mulheres, que, além das longas jornadas de trabalho, tinham que enfrentar filas intermináveis para tentar conseguir algumas poucas provisões. A respeito do contexto mencionado, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3904555
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

A revolução permanente é uma utopia: a guerra permanente é uma realidade. 1914-1985: Primeira Guerra Mundial, Guerra do Rif, Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, guerras da Indochina, da Coréia, do Vietnã, da Argélia, a chamada “Guerra Fria”.
VICENT, G; PROST, A. História da Vida Privada. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. p. 201. v. 5.

Após a morte de Lênin houve um racha entre os líderes da Revolução Russa. Como contraposição à tese da “revolução em um só país”, a concepção de Revolução Permanente, uma proposta que pretendia transformar o processo revolucionário em ação incessante e global, foi defendida por

Alternativas

ID
3907000
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A revolução permanente é uma utopia: a guerra permanente é uma realidade. 1914-1985: Primeira Guerra Mundial, Guerra do Rif, Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, guerras da Indochina, da Coréia, do Vietnã, da Argélia, a chamada “Guerra Fria”.

VICENT, G; PROST, A. História da Vida Privada. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. p. 201. v. 5.


Após a morte de Lênin houve um racha entre os líderes da Revolução Russa. Como contraposição à tese da “revolução em um só país”, a concepção de Revolução Permanente, uma proposta que pretendia transformar o processo revolucionário em ação incessante e global, foi defendida por

Alternativas

ID
3910162
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A revolução permanente é uma utopia: a guerra permanente é uma realidade. 1914-1985: Primeira Guerra Mundial, Guerra do Rif, Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, guerras da Indochina, da Coréia, do Vietnã, da Argélia, a chamada “Guerra Fria”.

VICENT, G; PROST, A. História da Vida Privada. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. p. 201. v. 5.


Após a morte de Lênin houve um racha entre os líderes da Revolução Russa. Como contraposição à tese da “revolução em um só país”, a concepção de Revolução Permanente, uma proposta que pretendia transformar o processo revolucionário em ação incessante e global, foi defendida por

Alternativas
Comentários
  • Para stalin, a revolução só deveria acontecer dentro da URSS. Depois da morte de Lênin (supostamente morto por stalin) , o Trotsky possuía uma visão militarista de dominar o mundo.


ID
3993658
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Russa de 1917 foi um dos principais eventos do século XX, promovendo rupturas com a ordem até então vigente e agregando ideias que têm repercussão até hoje. Acerca do contexto prérevolucionário, é possível concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D:

    Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes marcharam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial Russa.

  • Há uma música que faz referência a esse acontecido (Domingo Sangrento) ---> Sunday Bloody Sunday - U2

  • Não entendi qual o erro da letra A

  • Também não entendi, qual o erro da letra A...


ID
4007851
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Seja como for, o comunismo não se limitava à Rússia. [...] Uma das minhas primeiras experiências políticas, quando me tornei membro do partido [comunista] na época em que ainda estudava em Berlim, foi uma discussão com o companheiro responsável por meu recrutamento. Ele ficou desconcertado quando lhe disse: “Bem, todo mundo sabe que a Rússia é um país atrasado, por isso podemos esperar que o comunismo tenha suas derrotas por lá.”

(Eric J. Hobsbawm. O novo século, 2000.)

A afirmação do estudante de Berlim e futuro historiador inglês baseava-se na ideia de que

Alternativas

ID
4027513
Banca
UFPR
Órgão
CAMPO REAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quando Lenine desencadeou a insurreição de outubro, não lhe vinha à mente que a Revolução se limitaria a um só país, nem que poderia ser socialista, se reduzida à Rússia.
(Marc Ferro. A revolução russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974. Adaptado.)


De acordo com o texto, a conduta do líder revolucionário foi pautada pela perspectiva de que o:

Alternativas

ID
4029154
Banca
INEP
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o enunciado abaixo.


Há 100 anos, em 1917, iniciava-se a Revolução Russa, um acontecimento capital na história do século XX. A reivindicação básica dos pobres da cidade era pão, e a dos operários entre eles, melhores salários e menos horas de trabalho. A reivindicação básica de 80% de russos que viviam da agricultura era, como sempre, terra. [...] O slogan “Pão, Paz, Terra” conquistou crescente apoio.

Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.


O recorte acima faz referência a um dos mais importantes movimentos de trabalhadores no mundo.


Sobre a Revolução Russa de 1917, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
4029541
Banca
UFPR
Órgão
CBM-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o seguinte texto:

[...] as reuniões de Trotsky no Circo Moderno representam apenas uma das múltiplas faces da massa. Há uma foto perturbadora do 1º de Maio em Moscou, na futura Praça Vermelha, em frente ao Kremlin. Numa espécie de cruzamento cronológico, a multidão revolucionária – uma mistura de tropas, soldados a cavalo, passeatas operárias – adquire um perfil familiar, o da coreografia tradicional do socialismo real. Somente a ausência de tanques, de uma tribuna de apparatchiks [o alto escalão do PC] e de grandes retratos de Lenin e Stalin pendurados nas fachadas dos edifícios nos lembra que tudo isso ainda está por vir. O czarismo celebrou sua glória nesse mesmo lugar. A revolução apropria-se dele, muda seu significado, mas a geometria das passeatas que o permeiam revela de súbito a imagem do futuro e, ao mesmo tempo, a força de um atavismo histórico que inegavelmente insere o ano de 1917, contra a sua vontade, num longo período [...].

(LÖWY, Michel. Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 158.)

Com relação à Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos políticos na construção da URSS e em outras nações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A recepção do acontecimento da Revolução Russa no Brasil foi amplamente favorável. Vários periódicos brasileiros de grande circulação lançaram notas em apoio à Revolução Bolchevique, criando assim uma prolífica imprensa engajada.

( ) O ano de 1917 dá início a um processo que transformou o mundo, sendo chamado por um importante analista de “utopia concreta”. Entretanto, os períodos que se seguem na construção do socialismo histórico apresentaram um universo militarizado e autoritário, que, por fim, revelou uma longa e trágica história de abusos e violências.

( ) Embora o fim da URSS tenha ocorrido após os eventos que vão de 1989, com a queda do muro de Berlim, até dezembro de 1991, com o golpe de estado que derrubou Gorbatchev, a URSS teve outro momento de grande abalo por volta de 1956, quando vieram a público os crimes de estado do período de Stalin.

( ) O período em que Stalin esteve no controle da URSS foi de abertura política, graças à intercessão de Trotsky, que estabeleceu uma rede de contatos em todo o mundo, incluindo figuras como o muralista Diego Rivera e a pintora Frida Kahlo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

  • Obrigada pelo comentário. Eu sempre ficava em dúvida em relação ao que travava.


ID
4048456
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Rosa Luxemburgo, destacada intelectual marxista, escreveu, em 1918, a obra A Revolução Russa. Leia com atenção o trecho a seguir:

“A liberdade é sempre a liberdade de quem pensa de maneira diferente (...). A ditadura do proletariado deve ser obra da classe e não de uma pequena minoria dirigente em nome da classe (...). Sem eleições gerais, sem liberdade irrestrita de imprensa, de reunião e discussão (...), algumas dezenas de dirigentes do Partido (...) comandam e governam (...). Entre eles, a direção, na verdade, está nas mãos de uma dúzia de homens, e uma elite, escolhida na classe operária, é de tempos em tempos convocada a aplaudir os discursos dos chefes e votar por unanimidade as resoluções que lhe são apreendidas”.
Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa. Citado em: Antoine Prost. Gérard Vincent (orgs). História da Vida Privada: Da Primeira Guerra aos nossos dias. v.5. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp.419-420

É correto afirmar que, para a autora, o processo revolucionário russo

Alternativas

ID
4060558
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O campo, em 1922, colheu 50% a mais de grãos do que no ano anterior. A indústria de consumo dava mostras de recuperação, sobretudo a têxtil. Embora o volume da produção fosse ainda um quinto, em 1922, do que fora no período anterior à 1a Guerra Mundial, em relação ao ano anterior crescera aproximadamente 50 %. O tráfego ferroviário fora reativado em todo o país.

(HECKER, A. Revolução Russa: uma história em debate. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2007.)

No trecho acima, o autor fala sobre a Nova Política Econômica (NEP), instalada por Lênin pouco tempo depois da tomada do poder na Rússia. Sobre a NEP, analise as afirmativas.

I - Representou uma suavização da política econômica anterior, admitindo algumas manifestações capitalistas ou de economia mista para reorganizar o aparelho produtivo.
II - Contribuiu para o surgimento de uma nova categoria social, os nepmen, empresários da iniciativa privada que colaborariam com o governo bolchevique e dispostos a uma adaptação ao comunismo.
III - Expressou o rompimento definitivo da Rússia com o sistema capitalista e uma forte guinada ao comunismo socialista.
IV - Significou melhoria nas condições do trabalhador industrial: aumento salarial e diminuição da jornada de trabalho.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Correta

    I - Representou uma suavização da política econômica anterior, admitindo algumas manifestações capitalistas ou de economia mista para reorganizar o aparelho produtivo.

    Correta

    II - Contribuiu para o surgimento de uma nova categoria social, os nepmen, empresários da iniciativa privada que colaborariam com o governo bolchevique e dispostos a uma adaptação ao comunismo.

    Errada

    III - Expressou o rompimento definitivo da Rússia com o sistema capitalista e uma forte guinada ao comunismo socialista.

    Errada

    IV - Significou melhoria nas condições do trabalhador industrial: aumento salarial e diminuição da jornada de trabalho.

    Alt D


ID
4062238
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Neste trecho, Lênin destaca uma divergência interpretativa da doutrina marxista entre algumas correntes políticas.


Assim, na revolução de 1917, quando a questão da significação do papel do Estado foi posta em toda a sua amplitude, posta praticamente, como que reclamando uma ação imediata das massas, todos os socialistasrevolucionários e todos os mencheviques, sem exceção, caíram, imediata e completamente, na teoria burguesa da "conciliação" das classes pelo "Estado". Inúmeras resoluções e artigos desses políticos estão profundamente impregnados dessa teoria burguesa e oportunista da "conciliação". Essa democracia pequeno-burguesa é incapaz de compreender que o Estado seja o órgão de dominação de uma determinada classe que não pode conciliar-se com a sua antípoda (a classe adversa). A sua noção do Estado é uma das provas mais manifestas de que os nossos socialistas-revolucionários e os nossos mencheviques não são socialistas, como nós, os bolcheviques, sempre o demonstramos, mas democratas pequeno-burgueses de fraseologia aproximadamente socialista.


Fonte: LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 12.


Sobre a divergência interpretativa da doutrina marxista, o revolucionário critica a ideia de que o Estado poderia:

Alternativas

ID
4062358
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os diversos grupos envolvidos na Revolução Francesa interpretaram diferentemente os princípios teóricos que a fundamentaram. Uma interpretação desses princípios pode ser exemplificada no Manifesto dos Iguais, que se expressava nos seguintes termos:

Desde a própria existência da sociedade civil, o atributo mais belo do homem vem sendo reconhecido sem oposição, mas nem uma só vez pôde ver-se convertido em realidade: a igualdade nunca foi mais do que uma bela e estéril dicção da lei. E hoje, q uando essa igualdade é exigida numa voz mais forte do que nunca, a resposta é esta: ―Calai-vos, miseráveis! A igualdade não é realmente mais do que uma quimera; contentai-vos com a igualdade relativa: todos sois iguais em face da lei. Que quereis mais, mis eráveis?‖ Que mais queremos? Queremos igualdade efetiva ou a morte. De que mais precisamos além da igualdade de direitos? Queremos vê-la entre nós, sob o teto das nossas casas.

BABEUF, Graco. Manifesto dos Iguais. Disponível em: <www.marxists.org/portugues /babeuf/1796/mes/
manifesto.html>. Acesso em: 17 set. 2012. [Adaptado]

Elaborado na fase do Diretório, esse Manifesto inspirou a ˜Conspiração dos Iguais˜, que foi sufocada, e seu líder, Graco Babeuf, preso e executado.

No contexto da Revolução Francesa, esses acontecimentos evidenciam que

Alternativas

ID
4067167
Banca
FADBA
Órgão
Fadba
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

''A morte de Lênin, em 21 de janeiro de 1924, causou grande comoção na população soviética, e os dirigentes do país (...) utilizaram-na para obter alguns ganhos políticos‖ José Carlos Estevão e José Arrabal. Stálin. São Paulo: Moderna, 1986. p. 63.


Sobre a Revolução Russa nos momentos após a morte de Lênin responda:

Alternativas

ID
4078639
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Decreto sobre terras da reunião dos Sovietes (26 de outubro de 1917):

1) Fica abolida, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária.
2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da Igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos Sovietes.
3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, são crime punido pelo tribunal revolucionário.
Presidente do Soviete de Comissários do Povo. Vlademir Ulianov – Lênin”

Esse decreto indica as características

Alternativas

ID
4102153
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em janeiro do ano de 1905, diante do Palácio de Inverno de São Petersburgo, sede e centro do poder imperial russo, manifestantes foram recebidos à bala e, apesar da multidão ter se dispersado em meio a mortos e feridos, houve uma notável convergência de movimentos sociais. Sobre o contexto citado, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, falsas.

( ) Neste mesmo ano despontaram movimentos camponeses com reivindicações tradicionais de industrializar o território e solicitar a organização do poder imperial.
( ) Independentemente de alas ou partidos, todos os socialistas marxistas russos concebiam a revolução em duas etapas: a primeira seria realizada sob hegemonia da burguesia, a autocracia seria derrubada e, então, formada uma república democrática, baseada em uma Assembleia Constituinte eleita pelo sufrágio universal.
( ) Independentemente de alas ou partidos, todos os socialistas marxistas russos concebiam a revolução em duas etapas: na segunda etapa, os partidos políticos e os sindicatos colocariam na ordem do dia a questão da revolução social.
( ) A questão da construção de organizações autônomas (como os sovietes) recebeu a admiração das elites e apoio dos partidos políticos populares, que não tinham capacidade de ação e de repressão.
( ) O fim da guerra russo-japonesa neutralizou o descontentamento entre soldados e marinheiros e favoreceu a reagrupação das forças armadas para a repressão dos movimentos sociais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito leva a alternativa D como correta, porém, após a guerrarusso-japonesa, n houve uma neutralização no descontentamento entre soldados e marinheiros e sim revoltas contra o czarismo.

     "A guerra ocorreu no nordeste asiático, agravou-se, e o regime político do czar  foi abalado por uma série de , envolvendo operários, camponeses, marinheiros (como a revolta no ) e soldados do exército. Greves e protestos contra o regime absolutista do czar explodiram em diversas regiões da ." 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Russo-Japonesa

  • A segunda assertiva é falsa, pois os bolcheviques não defendiam a necessidade de uma etapa de dominação burguesa para então se implementar o socialismo posteriormente. Além disso, os bolcheviques defendiam a ditadura do proletariado.


ID
4158556
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ondas de povo e milhares e milhares de seres, com o sofrimento gravado nas fisionomias, precipitavam-se pelas ruas, invadindo a Praça Vermelha. Chegou uma banda militar. E o som da “Internacional” fez com que todos, espontaneamente, começassem a cantar. O canto ergueu-se da multidão, como uma vaga que se alteasse sobre a água, em tom solene, majestoso. Da muralha do Kremlin, pendiam até o solo gigantescas bandeiras vermelhas, com inscrições em letras douradas e brancas: “Aos primeiros mártires da Revolução Social Universal!” “Viva a fraternidade dos trabalhadores do mundo inteiro!”.
Fonte: REED, John. 10 Dias que Abalaram o Mundo. Porto Alegre: L&PM, 2009, p.314


Em outubro de 1917, a facção Bolchevique do Partido Operário Social-Democrata Russo derrubou o governo provisório de Alexander Kerensky e assumiu o poder, impondo um novo tipo de governo. Assinale a alternativa que justifica a importância histórica desse acontecimento:

Alternativas

ID
4183651
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Russa de 1917 teve repercussão internacional e, no Brasil, sua influência se fez notar:

Alternativas

ID
4188463
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1917, a Rússia passou por um violento processo de transformação. A radicalidade das novas ideias políticas, econômicas e culturais pôs fim ao antigo império tsarista e alterou profundamente o cenário global.

Sobre o processo revolucionário na Rússia, considere as afirmativas abaixo:


I. Marcou o fim do regime monárquico caracterizado pela posição autocrática do Tsar.

II. O novo sistema republicano pôs fim a condição de servidão semi-feudal das populações rurais do país.

III. O fracasso do Governo Provisório contribuiu para a vitória política do partido bolchevique.

IV. A crise política da monarquia e do governo do parlamento não teve relação com a crise militar deflagrada pela participação da Rússia na Guerra.


ASSINALE:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta C.