-
A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante a invasão por parte do Reino da Prússia. O poder comunal manteve-se durante cerca de setenta e dois dias.
-
GABARITO: CERTO
gostei do "...cerca de 72 dias" do Luis Marques... pô, tinha que ter precisão nas horas também!!! hehehe
-
Eu errei por ter certeza que não foram 3 meses (cerca de 90 dias)
-
A Comuna de Paris foi a primeira tentativa da história de criação e implantação de um governo socialista. Iniciou-se com a revolução proletária na capital francesa por conta das condições deploráveis de trabalho e de qualidade de vida dos quais eram submetidos pela burguesia. Além disso, a França estava invadida pela Prússia, dominada por seu exército e, desconfortável com a situação, o povo começou a se manifestar. Foi derrubado o governo republicano pelos Jacobinos e socialistas e instaurada a Comuna de Paris.
CERTO
-
foi 2 meses e nao 3...deveria ser anulada essa questao
-
A Comuna de Paris foi o resultado revolucionário da derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871. A derrota francesa na Batalha de Sedan, em setembro de 1870, levou à queda do imperador Napoleão III e à formação de um governo republicano que passou a ser presidido por Adolphe Thiers, em janeiro de 1871.
-
O texto de Tocqueville me levou a responder com base na Revolução Francesa, quando aconteceu a Comuna Insurrecional de Paris. Pensei que a banca queria fazer uma pegadinha... Não confundir Comuna Insurrecional de Paris (1792) com a Comuna de Paris (1871)!
-
Essas questões sobre datas/duração de eventos são cruéis.
-
Acontecimentos dramáticos antecedem e anunciam a insurreição parisiense contra o capitulacionismo frente às tropas que ocupavam a França. Essa revolta transforma-se em revolução social, de caráter proletário-popular, conhecida como Comuna de Paris de 1871, que marca com heroísmo e sangue o período compreendido entre 18 de março e o desfecho trágico a 28 de maio [72 dias], quando do massacre dos últimos communards.
A última barricada operária a resistir é a da rue de Ramponneau. Esta última trincheira da liberdade cai em poder das tropas de Thiers no dia 28 de maio. Mas, a vitória definitiva só se consumaria no dia 29, quando são disparados os últimos tiros. O Forte de Vincennes é ocupado e fuzilado nove revolucionários.
Líderes da Insurreição são atados, arrastados pelas ruas da cidade, golpeados, insultados e assassinados. 30 mil revolucionários são sumariamente fuzilados e mais de 40 mil são jogados nas prisões ou deportados para diversas colônias e condenados a trabalhos forçados e um número expressivo destes, vítimas de enfermidades e de duras condições de sobrevivência, são levados à morte.
COSTA, Silvio. Importância e atualidade da Comuna de Paris de 1871. Revista Espaço Acadêmico, N° 118, março de 2011. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12603/6697. Acesso em: 11 de set. de 2020.
-
Quanto tempo durou a Comuna de Paris?
18 de março de 1871 – 28 de maio de 1871
-
Agora me diz qual é a cabeça que memoriza todas essas datas, muito cruel?Concurso não é só conhecimento, meu amigo, tem que ter muita sorte nas questões que você for chutar, porque serão muitas.