-
A Primeira República Francesa foi proclamada pelo povo francês a 21 de setembro de 1792, como resultado da Revolução Francesa e da abolição da monarquia francesa. Isto pressagiou uma nova era de governos republicanos na Europa. Seu principal líder foi Robespierre, que inaugurou o Terror, que matou entre 40 000 e 50 000 pessoas. Com o 18 de brumário, a Primeira República foi extinta nascendo assim o Primeiro Império Francês.
-
Foram 7 as coligações/coalizões europeias contra a França revolucionária:
Primeira Coligação - Áustria, Prússia, Inglaterra, Rússia, Holanda, Espanha, os Estados alemães (Sacro Império) e os Estados italianos – 1793.
Segunda Coligação – Inglaterra, Turquia, Áustria, Rússia e as Duas Sicílias. Os ingleses assinam a paz de Amiens em 1802.
Terceira Coligação – Inglaterra, Áustria e Rússia. Os ingleses vencem a batalha naval de Trafalgar (1805), anulando o plano de Napoleão de atravessar o canal da Mancha e invadir a Inglaterra. Napoleão vence os austríacos em Ulm (outubro de 1805) e os austro-russos na famosa batalha de Austerlitz (dezembro de 1805). A Áustria pede a paz.
Quarta Coligação – Inglaterra, Prússia e Rússia. O czar Alexandre I firma a paz com Napoleão, em Tilsitt (junho de 1807). Contra a Inglaterra Napoleão implanta o bloqueio continental.
Quinta Coligação – Inglaterra, Áustria e Espanha. O tratado de Viena (outubro de 1809) assinala o apogeu do poderio napoleônico. Durante dois anos, Napoleão é o dono absoluto da Europa ocidental e central.
Sexta Coligação – Inglaterra, Rússia e Suécia. Napoleão atravessa o Niêmen e invade a Rússia com a Grande Armée. A retirada das tropas de Napoleão, em pleno inverno (outubro, novembro e dezembro), prostradas pelo frio e pela fome, constantemente fustigadas pelos soldados de Kutúzov, por guerrilheiros e cossacos – transforma-se numa catastrófica derrota. Napoleão perdera mais de 490.000 soldados.
Sétima Coligação – Os Cem Dias (1° de março a 22 de junho de 1815). Napoleão foge de Elba e desembarca na Provença com 1.000 soldados veteranos. Em poucos dias reúne 124.000 homens e se atira contra 220.000 anglo-prussianos. É finalmente derrotado em Waterloo (18 de junho de 1815).
-
Jamais o antigo regime garantitia a estabilidade do governo francês. Isso nunca houve.
-
GABARITO: ERRADO
Nilson Neves, acho que lestes errado a assertiva, em momento algum ela afirma que o Antigo Regime garantia estabilidade, o que ela afirma é que a Revolução Francesa impediu que o Antigo Regime se reestabelecesse e garantiu estabilidade à república.
A assertiva esta errada em primeiro lugar porque não houve estabilidade logo após a revolução já que houve disputa constante pelo poder entre Jacobinos e Gerundinos até que uma ditadura se estabeleceu (Napoleão); em segundo lugar porque o antigo regime voltou a se estabelecer na França após a derrota de Napoleão, o congresso de Viena restaurou o poder dos Bourbons levando Luis XVIII ao trono em 1815.
-
Logo após a Revolução Francesa, houve a Era Napoleônica, na qual foi instaurado o Império. Com a ruína de Bonaparte, foi realizado na Europa o Concerto Europeu, no qual o princípio da legitimidade ocasionou o retorno da monarquia em muitos países europeus. Dessa forma, o regime republicano francês não permaneceu constante desde a fase revolucionária.
Resumindo:
Primeira República (1792-1804)
Primeiro Império (1804-1814)
Segunda República (1848-1852)
Segundo Império (1852-1870)
Terceira República (1870-1940)
Administração Fantoche (1940-1946)
Quarta República (1946-1958)
Quinta República (1958-presente)
ERRADO
-
Não só houve a reunião de forças do antigo regime, como elas tomaram o poder depois da queda de Napoleão. Para começar, Napoleão instaurou um império, não exatamente uma república. E depois de ser derrotado, foi restaurada uma monarquia moderada com os sucessores da dinastia Bourbon.
-
Não se manteve até a 1° guerra mundial, Napoleão chegou naquele jeito
PMAL2021
-
Esta afirmativa está incorreta, pois o regime republicano teve fim no ano de 1799 com o Golpe de 18 Brumário.
O regime republicano francês , depois de 1795, era conhecido como Diretório. O Poder executivo na Fase do Diretório era exercido por cinco diretores. O governo era autoritário e possuía uma aliança com o Exército. No ano III da Revolução foi elaborada uma Nova Constituição.
O objetivo era defender os interesses da alta burguesia comercial e dar fim ao projeto da república jacobina, ao Antigo Regime e instituições feudais. O Diretório foi um período de instabilidade política com revoltas, levantes e também com enfrentamento militar em outros países. A figura que surgiu destes enfrentamentos militares foi o oficial Napoleão Bonaparte.
Bonaparte ,através de um golpe de Estado derrubou o Governo do Diretório no dia 9 de novembro de 1799. O regime político instaurado foi o Consulado que era composto por três cônsules, sendo que o primeiro era Napoleão. Este Golpe chamado de 18 Brumário inaugurou a Era Napoleônica que , por sua vez, restaurou o modelo de monarquia em 1804, aprovada por plebiscito. Napoleão declarou-se Imperador .
Esta afirmativa também está incorreta, pois a era napoleônica começou no ano de 1799, indo até 1815 .A Primeira Guerra Mundial começou no ano de 1914, depois do Segundo Império e de uma nova republica . Aliás, a instabilidade foi marcante no período.
A obra de Max Gallo, sobre a Revolução Francesa, editada em vários volumes, apresenta um estudo bastante completo sobre o tema
Gabarito do Professor: ERRADO.