SóProvas


ID
2068366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) o item a seguir.

O socialismo no século XIX fundou-se não apenas nas formulações teóricas dos intelectuais que o idealizaram, como Charles Fourrier, Louis Blanc e Karl Marx, mas também na prática de movimentos como o socialismo cristão, o sindicalismo e o cooperativismo.

Alternativas
Comentários
  • socialismo cristão é uma tendência dentro do cristianismo que interpreta por meio das Escrituras, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, que o modelo de sociedade socialista é o que mais se aproxima do modelo de sociedade que preze pelo amor, caridade e demais ensinamentos de Jesus, ao passo que o modelo de organização capitalista valoriza princípios opostos ao cristianismo como acumulo de capital e meios de produção, de modo que a fé demanda uma opção consciente pelo socialismo.

    Em termos políticos, os socialistas cristãos formam um grupo extremamente heterogêneo que se insere desde a esquerda à centro-esquerda, com a compreensão de que toda a Cristandade não pode deixar de buscar o sentido social do ensinamento. O socialismo religioso é uma compreensão de o socialismo se coloca como uma opção de organização social que permite aos cristãos viverem em comunhão.

    Historicamente, embora o movimento religioso-socialista dentro da igreja sempre tenha sido um movimento minoritário, foi de grande importância, principalmente para o desenvolvimento da social democracia, no combate aos grupos fascistas e na redemocratização em países como Portugal e Brasil, além de trazer à tona a discussão da relação entre a Igreja e os trabalhadores e da igreja e o socialismo.

    Karl Barth, um dos principais teólogos protestantes disse logo após se filiar ao Partido Social Democrata da Suíça em fevereiro 1915:

    “Um verdadeiro cristão deve ser um socialista (se ele realmente quiser viver o cristianismo a sério).

    Hoje, em Portugal a grande referência do Socialismo Cristão é o Cláudio Anaia , militante do Partido Socialista há mais de 25 anos e militante honorário da Juventude Socialista.

  • Vivendo e aprendendo. Essa do socialismo cristão pra mim é nova, mas faz muito sentido.

  • Acho que estaria mais correta se o verbo fosse "difundiu-se", uma vez que o sindicalismo e o cooperativismo parecem ter sido mais consequências do socialismo do que propriamente o fundamento.  

  • errei por conta do socialismo cristão...rs 

    vivendo e aprendendo

  • socialismo cristão é lasca.

  • Não é a toa que o nascimento da sociedade industrial é conhecido como “Revolução Industrial". A produção em grandes quantidades, em série, com divisão de trabalho por especialização e a utilização da energia mecânica trouxe uma séria modificação na estrutura socioeconômica da Comunidade Humana como um todo. Nasceu a sociedade industrial capitalista. A rápida expansão industrial no século XIX gerou a necessidade de uma significativa quantidade de trabalhadores. No entanto, a não qualificação dos operários fazia com que recebessem péssimos salários e, ficassem presos ao ritmo exaustivo de trabalho que lhes era imposto. 

    O que caracterizou a vida do operariado nos primeiros tempos foram as excessivas horas de trabalho, baixos salários, condições insalubres de trabalho, e de vida. A existência deste panorama levou ao desenvolvimento de correntes de pensamento de caráter radical tais como o socialismo e o anarquismo. A proposta era a de repensar e reestruturar a sociedade industrial de forma a eliminar a exploração dos trabalhadores que dependiam – e dependem até hoje – de salários para a sua sobrevivência. 

    As correntes ideológicas, por sua vez, embasaram movimentos sociais de defesa dos direitos dos trabalhadores tais como o sindicalismo e o socialismo cristão. A afirmativa apresentada na questão está correta. O tema é clássico dentro dos estudos e pesquisas o mundo ocidental no século XIX . Há obras específicas sobre a questão como as publicações de René Remond ( O século XIX) e de Serge Bernstein ( História do Século XIX) 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Link útil: https://www.britannica.com/topic/Christian-Socialism