SóProvas


ID
2068372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao colonialismo e ao imperialismo no século XIX e no início do século XX, julgue (C ou E) o próximo item.

Na Conferência de Berlim (1884-1885), Portugal viu-se forçado a abrir mão das suas principais possessões coloniais na África, a saber, dos territórios que hoje correspondem, mais ou menos, a Angola e Moçambique.

Alternativas
Comentários
  • O Mapa cor-de-rosa foi o nome dado ao mapa representativo da pretensão de Portugal a exercer soberania sobre os territórios entre Angola e Moçambique, nos quais hoje se situam a Zâmbia, o Zimbábue e o Malawi, numa vasta faixa de território que ligava o Oceano Atlântico ao Índico. 

     

    Portugal foi o grande derrotado da Conferência de Berlim pois, para além de assistir à recusa do direito histórico como critério de ocupação de território, foi ainda obrigado a aceitar o princípio da livre navegação dos rios internacionais (aplicando-se ao Congo, ao Zambeze e ao Rovuma em território tradicionalmente português), e perdeu o controlo da foz do Congo, ficando só com o pequeno enclave de Cabinda.

     

    Restou a Portugal apenas Angola e Moçambique em territórios separados por colônias inglesas. 

  • Conferência de Berlim foi realizada entre 15 de novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885 e teve como objetivo organizar, por meio de regras, a ocupação da África pelas potências coloniais, resultando numa divisão territorial que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos desse continente. Seu organizador e acompanhante foi Chanceler Otto von Bismarck da Alemanha e participaram a Grã-Bretanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Suécia, Áustria-Hungria e Império Otomano.

     

    PORTUGAL NA CONFERÊNCIA DE BERLIM

    Durante esta conferência, Portugal apresentou um projeto, o famoso Mapa cor-de-rosa, que consistia em ligar Angola a Moçambique para haver uma comunicação entre as duas colônias, facilitando o comércio e o transporte de mercadorias. Sucedeu que, apesar de todos concordarem com o projeto, mais tarde a Inglaterra, à margem do Tratado de Windsor, surpreendeu com a negação face ao projeto e fez um ultimato, conhecido como Ultimato britânico de 1890, ameaçando guerra se Portugal não acabasse com o projeto. Portugal, com receio de colocar em causa o tratado de amizade e cooperação militar mais antigo do mundo, cedeu às pretensões inglesas e todo o projeto foi anulado.

     

    RESOLUÇÃO DA QUESTÃO

    ERRADA. Pois a negociação de Portugal não teve nada a ver com a posse das terras de Angola e Moçambique e sim com um projeto que envolvia esses dois países.

     

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_de_Berlim

  • A questão tem um erro de cara: Portugal perdeu Angola na década de 70 do século XX e não no século XIX.
  • ERRADA

    "Quando estiver na posse do concurso, EU VOU ESTAR LÁ"

  • Portugal queria estender seus territórios, ligando as duas costas, Angola e Moçambique, mas não foi bem sucedida. Esse assuntos de Imperialismo está excelente nessa aula. Recomendo fortemente. https://youtu.be/trc4JcpXRcQ

  • Errado,

    Livro de 1600 questões comentadas:

    Portugal foi o principal proponente da Conferência de Berlim. Um dos motivos era exatamente o de assegurar o reconhecimento de suas possessões africanas, no que teve sucesso. Angola e Moçambique deixarão de ser posse portuguesa apenas na década de 1970.

  • Esta afirmativa está incorreta, pois foi na Conferência de Berlim que Portugal reforçou a sua possessão colonial na África nos territórios correspondentes a Angola e Moçambique. O documento que ratificou estas possessões foi o Ato Geral de Berlim que, no Capítulo VI, concedeu “declaração relativa às condições essenciais a preencher para que as novas ocupações na costa do continente africano sejam consideradas efetivas". Ou seja, deu a Portugal o direito sobre estas terras. A Conferência de Berlim ocorreu entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885.

    O objetivo desta conferência era delimitar as regras e acordos diplomáticos para a ocupação do continente africano. Também pode ser chamada de Partilha da África, pois o continente foi partilhado entre as principais potências europeias. O elemento motivador para o neocolonialismo era a exploração econômica de colônias africanas com mão de obra, compra de matérias primas e mercado consumidor capaz de adquirir produtos industrializados.

    O trabalho de Eric Hobsbawn, em A Era dos Impérios , apresensta-se como uma leitura importante !

    Gabarito do Professor: ERRADO.