-
Gabarrito E.
A Conferência de Berlim regulamentou, em certa medida, o domínio dos Estados.
-
A disputa era entre Alemanha e França
-
ERRADO - A Conferência de Berlim (1884-85), convocada pela ALE, foi um esforço para organizar a ocupação do continente africano pelas potências.
Pode-se discutir ainda a parte de "múltiplas disputas entre Grã-Bretanha e Alemanha", porque, por exemplo, na crise de Fashoda (1898) era ING x FRA, e nas crises marroquinas (1905 e 1911) era FRA x ALE.
-
Antecedentes da IGM - situações conflituosas contrabalançadas por soluções diplomáticas provisórias:
- Tríplice Aliança (1882): ALE + AUS-HUN + ITA
- Conferência de Berlim (1884)
- Aliança Franco-Russa (1891): FRA + RUS
- Incidente de Fachoda (1898-99): FRA X GB
- Entente Cordiale (1904): FRA + GB
- Guerra Russo-Japonesa (1905): RUS X JAP
- Entente Anglo-Russa (1907): GB + RUS
- Crise Bósnia (1908 - 09): AUS-HUN X (SER + RUS + IMP OTO)
- I Crise do Marrocos (1905): ALE X FRA
- Conferência de Algeciras (1906)
- II Crise do Marrocos (Crise de Agadir) (1911): ALE X FRA
- Tratado de Fez (1912)
- I Guerra Balcânia (1912-13): LIGA BALCÂNICA X IMP OTO
- Tratado de Londres (1913): Albânia
- II Guerra Balcânia (1913)
- Crise de Julho (1914): TRÍPLICE ALIANÇA X TRÍPLICE ENTENTE
-
ERRADA, Na verdade havia regulamentação nas disputas sim.
"Quando estiver na posse do concurso, EU VOU ESTAR LÁ"
-
Se a afirmativa falar em uma causa principal para a Primeira Guerra Mundial, desconfie!!! É consenso que várias motivações somadas levaram a primeira guerra, entre elas: imperialismo/neocolonialismo, revanchismos, nacionalismos, corrida armamentista, política de alianças.
Somente uma afirmativa afirmando que a principal causa para a 1a guerra foi econômica poderia ser considerada correta já que uma afirmativa como esta seria bem ampla e a questão econômica estava constantemente por trás das motivações citadas acima.
-
E não foi a PRINCIPAL causa. Rolou muita coisa como o amigo postou em sequência muito didática abaixo.
-
Errado.
Havia sim disputas coloniais entre Alemanha e Inglaterra, como por exemplo a África Oriental Alemã, que frustrou em grande medida o projeto da ferrovia Cairo-Cabo da Inglaterra, e também a ferrovia Berlim-Bagdá, buscando ampliar a influência alemã sobre o Egito. A Conferência de Berlim estipulou princípios, mas não processos de regulação de disputas desses conflitos, como se pode notar pela Crise de Fashoda e do Marrocos. Acredito que o erro da questão está em afirmar que isso foi a principal causa da deflagração da Primeira Guerra Mundial, muito mais relacionada a rigidez sistêmica das alianças entre os países dentro da própria Europa.
-
Na primeira guerra mundial a europa estava um barril de polvora,as rivalidades coloniais afro-asiaticas foram uma grande causa do conflito,mas não a principal.
Poderia destacar: controle Alsácia-Lorena e avanço austríaco nos balcãs(o que causou o estopim) .
-
Podemos destacar como a principal causa da guerra a morte de Francisco Ferdinando por um jovem sérvio, sendo esse o herdeiro do trono do império Austro-Hungria.
Então é incorreto afirmar que as tretas que estavam ocorrendo sobre a não concordância da França e Inglaterra em ceder seus territórios na conferência de Berlin da antiga Prússia à Alemanha, como o principal fator da primeira.
bons estudos!
PMAL21
-
A disputa entre Grã- Bretanha e Alemanha por áreas coloniais, no final do século XIX e início do século XX, é parte de uma questão mais ampla do que aquela somente vinculada às colônias.
A Alemanha e a Grã-Bretanha eram rivais em termos de produção indústria, principalmente nos setores de produção química, bélica e naval. Ambas tinham necessidade de mercados. Mesmo que a produção alemã não estivesse em todos os setores quantitativamente ao lado da britânica, em termos qualitativos era equivalente. Foram os alemães que conseguiram construir, com sucesso, submarinos. A maior produção anual de aço em alguns momentos é alemã e, em outros é inglesa.
No entanto, a moeda do comércio internacional era a libra esterlina inglesa e o Império Britânico, o “império onde o sol nunca se punha" pois, com possessões ao redor do globo- sempre havia cabeças britânicas brilhando ao sol - garantia um vasto mercado consumidor e fornecedor para os britânicos. A Alemanha, por ter-se ocupado, até mais ou menos 1870, com a luta pela unificação do território e a estruturação do Estado Alemão, lançou-se tardiamente à expansão imperialista. Daí não ter um império colonial correspondente à sua crescente produção.
Assim sendo, não tinha mercados coloniais compatíveis com a capacidade produtiva de sua indústria.
A afirmativa, mais do que incorreta , está incompleta e induz conclusões simplistas acerca das causas da Primeira Guerra Mundial
Gabarito do Professor: ERRADO.