SóProvas


ID
2068381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao colonialismo e ao imperialismo no século XIX e no início do século XX, julgue (C ou E) o próximo item.

Em razão do seu próprio passado colonial e do seu considerável mercado consumidor interno, os Estados Unidos da América abstiveram-se de participar da expansão colonial levada adiante pela maioria das grandes potências mundiais no último quarto do século XIX.

Alternativas
Comentários
  • No período compreendido entre meados da década de 1800 até ao início do século XX, os Estados Unidos incorporaram uma série de ilhas e territórios ultramarinos. 

     

    Havaí -  Em 1893, em uma invasão, tropas americanas e grupos militantes liderados por americanos, alemães e britânicos, tomaram o Havaí e depuseram Liliuokalani. Em 14 de junho de 1900, o Havaí tornou-se um território dos Estados Unidos.

     

    Cuba (1899-1902, 1906-1909) - Veio sob proteção dos EUA através do Tratado de Paris de 1898 com a Espanha após a Guerra Hispano-Americana. Atualmente independente, com exceção da Baía de Guantánamo.

     

    Filipinas (1898-1946) - Adquirido em 1898, através do Tratado de Paris de 1898 com a Espanha. Atualmente independente após Tratado de Lisboa (1946).

     

    Porto Rico - Adquirido em 1898, através do Tratado de Paris de 1898 com Espanha. Atualmente uma Comunidade dos EUA.

     

    Guam - Adquiridas em 1898, através do Tratado de Paris de 1898 com a Espanha. Atualmente, uma organização, sem personalidade jurídica do território dos Estados Unidos.

     

    Samoa Americana - Adquiridas como uma colônia e estabelecida em 1899 pelo Tratado de Berlim. 

     

    Zona do Canal do Panamá - alugadas a partir de 1903-1979, e agora parte do Panamá.

     

    Poder-se-ia citar também comopráticas imperialistas a anexação de territórios mexicanos (1821- 1848), bem como a conquista das terras do meio oeste aos povos indígenas da região.

  • O processo de expansão norte-americano deu-se a partir da instauração de colônias, sendo no sul, colônias de exploração e norte e centro, colônias de povoamento.

  • Ok J Santana, mas isso não tem nenhuma relação com a questão.

    A questão trata do último quarto do século XIX quando os EUA já era um estado soberano. A assertiva está, na verdade, afirmando que os EUA, ao contrário das potências européias, não teria praticado o neocolonialismo.

    A afirmativa esta errada porque, apesar apesar dos EUA ter praticado mais o imperialismo (onde estabelecia areas de influencia ao invés de colonizar) ele também praticou o colonialismo como é possível perceber pela lista do Luis Marques. Além disso, o próprio imperialismo já invalidaria a parte da questão que afirma que os EUA não participou da expansão colonial por ter um considerado mercado consumidor interno já que uma das grandes razões do imperialismo era exatamente aumentar o mercado consumidor para os seus produtos.

     

    GABARITO: ERRADO