-
a) As artificialebas querem receber o bebê com itens, como nome, número de série e código de barras já determinadOS.
b) ProtegidoS no conforto da barriga materna, os bebês vivem um período prazeroso e sem preocupações.
c) Cólicas, fome, sede, pernilongos, decepções, contas a pagar, trata-se de aborrecimentos com os quais temos de lidar.
d) As religiões, os relacionamentos amorosos, a música pop são paliativos que constituEM a busca constante pela felicidade incondicional.
e) A anestesia com chá de flor de macaúba e o som de cantigas de roda têm papel importante no parto idealizado pelas naturebas. CORRETO
-
para mim, a C esta correta, pq trata-se e não tratam-se (considerando que são varios termos) ??
-
Daniel, do ponto de vista sintático, temos um verbo transitivo indireto (regido obrigatoriamente pela preposição “de”), motivo pelo qual não admite voz passiva. Mesma coisa do verbo precisar. O correto é "Precisa-de empregados" e não " Precisam-se de empregados". A estrutura “trata-se de” é, portanto, invariável.
-
Complementando...
Trata-se --> o (SE) é Partícula de Indeterminação do Sujeito (P.I.S), logo o verbo fica no singular).
Outro exemplo: Trata-se de problemas... ; trata-se de referências...
bons estudos
-
Para mim o erro na letra C está: os quais temos de lidar
o correto seria: os quais temos que lidar
-
Complementando...
Olá mirian dias,
A regência do verbo lidar está certinha: lidar com
bons estudos
-
c) quem é o sujeito de tratar? É alguém, mas não se sabe quem: o sujeito é indeterminado.
Pode-se indeterminar o sujeito colocando o verbo na terceira pessoa do plural ou na terceira do singular, acompanhado do pronome se.
Ex: Dizem maravilhas do Rio de Janeiro/Diz-se maravilhas do Rio de Janeiro.
-
a) As artificialebas querem receber o bebê com itens, como nome, número de série e código de barras já determinado.
b) Protegido no conforto da barriga materna, os bebês vivem um período prazeroso e sem preocupação.
c) Cólicas, fome, sede, pernilongos, decepções, contas a pagar, trata-se de aborrecimentos com os quais temos de lidar.
d) As religiões, os relacionamentos amorosos, a música pop são paliativos que constituem a busca constante pela felicidade incondicional.
e) A anestesia com chá de flor de macaúba e o som de cantigas de roda têm papel importante no parto idealizado pelas naturebas.
-
a)As artificialebas querem receber o bebê com itens, como nome, número de série e código de barras já determinada.
b)Protegido no conforto da barriga materna, os bebês vivem um período prazeroso e sem preocupações.
c)Cólicas, fome, sede, pernilongos, decepções, contas a pagar, tratam-se de aborrecimentos com os quais temos de lidar. (VTI + SE = 3ª P.S)
d)As religiões, os relacionamentos amorosos, a música pop são paliativos que constitui a busca constante pela felicidade incondicional.
e)A anestesia com chá de flor de macaúba e o som de cantigas de roda têm papel importante no parto idealizado pelas naturebas.
-
NA ALTERNATIVA C: É "trata-se" e não "tratam-se", pois como é sinônimo do verbo SER, será uma ORAÇÃO SEM SUJEITO e a partiula SE é um PIV ( PARTE INTEGRANTE DO VERBO)
-
Juro que ainda não entendi o motivo do " Trata-se"
-
Danny Lyra,
tb errei...entendi assim: substitua todos os itens da enumeração por TUDO ISSO... cólicas, fome... (tudo isso), trata-se de...
-
a) As artificialebas querem receber o bebê com itens, como nome, número de série e código de barras já determinada. (determinados)
b) Protegido no conforto da barriga materna, os bebês vivem um período prazeroso e sem preocupações. (protegidos)
c) Cólicas, fome, sede, pernilongos, decepções, contas a pagar, tratam-se de aborrecimentos com os quais temos de lidar. (trata-se)
OBS.: O verbo "tratar" em construções como essa não varia. É um caso de sujeito indeterminado, que ocorre sempre com verbos transitivos indiretos acompanhados do índice de indeterminação do sujeito "se". Além do mais, nunca devemos achar que o sujeito de uma oração é um elemento introduzido por preposição, como “de pessoas sérias”. Isso porque, na língua portuguesa, não existe sujeito preposicionado.
d) As religiões, os relacionamentos amorosos, a música pop são paliativos que constitui a busca constante pela felicidade incondicional. (constituem)
e) GABARITO
-
VTI, VI, VL + "SE" = índice de indeterminação
Verbo sempre no singular.
-
Papel não tinha que estar no plural?
-
C) Cólicas, fome, sede, pernilongos, decepções, contas a pagar, tratam-se de aborrecimentos com os quais temos de lidar.
Para quem não entendeu a letra C.
Se cólicas, fome, sede, pernilongos, decepções, contas a pagar, fosse sujeito do verbo tratar a assertiva estaria errada pois não separa sujeito do verbo e note que tem uma virgula apos contas a pagar. Chegando a conclusão que cólicas, fome, sede, pernilongos, decepções, contas a pagar não é sujeito do verbo tratar e esse é um VTI + SE sem o sujeito esta expresso o SE não poderia ser uma parte integrante do verbo tornando-se automanticamente um I.I.S que leva o verbo para o singular.
Essa foi a analise que fiz, espero que ajude !!
Note que um VTI + SE se o sujeito da frase estiver expresso o SE nao poderá ser um indice de indeterminação do sujeito
-
Qual a diferença entre as alternativas C e E?
Cólicas, fome, sede, pernilongos, decepções, contas a pagar, tratam-se (trata-se) de aborrecimentos com os quais temos de lidar. (O Verbo tratar deveria estar no singular, uma vez que antes dele temos uma enumeração e este deve concordar com contas a pagar.
A anestesia com chá de flor de macaúba e o som de cantigas de roda têm papel importante no parto idealizado pelas naturebas.(O verbo ter está corretamente no plural porque o sujeito é composto.
-
Alguém sabe dizer por que papéis está no singular e não no plural?
-
Tarcisio no meu ponto de vista 'papel' esta ligado a ' no parto' se fosse 'nos partos' acho que 'papel' ficaria no plural , bom pelo menos eu entendi assim
Corrijam me se eu estiver errado = D
-
Em relação à alternativa C:
Quem trata, trata DE algo... (VTI)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SUJEITO INDETERMINADO ("se" = Índice de indeterminação do SUJEITO)
V.L + se = SINGULAR
V.I + se = SINGULAR
V.T.I + se = SINGULAR
Ex: Precisa-se de casas (Quem precisa... precisa DE algo) - FRASE NO SINGULAR porque é V.T.I + se
Acredita-se em mudanças (Quem acredita... acredita EM algo) - FRASE NO SINGULAR porque é V.T.I + se
-
Eu acho que a flexão da expressão "papel importante" tem relevância meramente semântica. Vai do que você está querendo dizer.
-
A)DETERMINADO
B)PROTEGIDOS
C)TRATA-SE DE
D)CONSTITUEM
E) GAB
Ps: CONCURSEIRA ZUMBI
É MAIS FACIL FALAR QUE A RESOSTA CERTA É TRATA-SE DE .. PORQUE TEM A PREPOSIÇÃO DE ( INDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO) ... SE NÃO TIVESSE O DE .. ATÉ PODERIA SER TRATAM-SE ...
-
-
Com o sentido de ser, dizer respeito ou consistir em alguma coisa, a forma correta é trata-se.
Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3.ª pessoa do singular, independentemente de o objeto indireto estar no singular ou no plural.
-
Alguém sabe o motivo de não ser " A anestesia com chá de flor de macaúba e o som de cantigas de roda têm papeis importante no parto idealizado pelas naturebas."????
-
Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3.ª pessoa do singular, independentemente de o objeto indireto estar no singular ou no plural:
- Trata-se de aborrecimentos com os quais temos de lidar