SóProvas


ID
2071963
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um funcionário de uma usina termoelétrica trabalhou durante trinta e dois anos na mesma atividade de programação das redes de distribuição internas da empresa. Todos os dias de sua atividade laboral ele era o responsável por alimentar as caldeiras de carvão para produzir a queima responsável pelo aquecimento da água que, quando transformada em vapor, movimenta as pás da turbina que aciona o gerador. Os problemas respiratórios sempre foram uma constante na vida deste funcionário, desde que iniciou na usina: tosse, pigarro, entupimento do nariz, coriza, dentre outros sintomas. No mês passado ele apresentou um quadro severo de insuficiência respiratória e, após a realização de vários exames fora diagnosticado com câncer no pulmão. O Departamento de Recursos Humanos da empresa emitiu o CAT e providenciou seu afastamento, tomando todas as providências cabíveis. No caso deste funcionário, temos:

Alternativas
Comentários
  • 1. DOENÇA PROFISSIONAL

    Doença do profissional é aquela inerente a uma determinada profissão, desencadeada pelo exercício dessa atividade que está relacionada na relação emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

    A relação dessas doenças está no Quadro abaixo

    EXEMPLO:  Silicose com ou sem tuberculose pulmonar, sempre que a silicose seja uma causa determinante de incapacidade ou morte.

    2. DOENÇA DO TRABALHO

    Doença do Trabalho é aquela adquirida  ou desencadeada em decorrência das condições de trabalho, quando o empregado, exposto a um determinado risco ambiental adquire uma doença que o afasta do trabalho.

    EXEMPLO: Um exemplo bem típico de DOENÇA DO TRABALHO  e visto com bastante frequência é a PERDA AUDITIVA decorrente da exposição ao Ruído em doses superiores aos recomendados.

  • Esta questão está com o gabarito errado.

    O câncer de pulmão não é uma doença profissional.

    Neste caso a resposta correta seria doença do trabalho.

    O empregado desenvolveu o câncer devido as suas condições de trabalho.

     

  • Nao seria Doença de Trabalho, conforme a letra da lei???

     

  • Doença ocupacional ou profissional

     

    O inciso I do art. 20 da lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991, define doença ocupacional ou profissional como: “A produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, presente no anexo II do Decreto no 3.048/1999 (Agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme previsto no art. 20 da lei nº 8.213 de 1991).”

     

    Exemplo(s): Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

     

    Doença do trabalho

    Já o inciso II do art. 20 da lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991, define doença do trabalho como: “A adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante no anexo II do Decreto no 3.048/1999 (Agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme previsto no art. 20 da lei nº 8.213 de 1991).”

     

    Exemplo(s): Disacusia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.



    Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/doenca-ocupacional-e-doenca-do-trabalho/ .

  • gabarito esta correto sim, pois é notorio que os problemas de saude ocorram após o seu ingresso na referida atividade.

  • gabarito errado

    câncer de pulmão não é uma doença desencadeada apenas no trabalho... ela pode ser desenvolvida por um fumante, por exemplo, e se agrava nas condições de trabalho.

    Para mim é doença de trabalho.

  • Gabarito correto:

    Todos os dias de sua atividade laboral ele era o responsável por alimentar as caldeiras de carvão para produzir a queima responsável pelo aquecimento da água que, quando transformada em vapor, movimenta as pás da turbina que aciona o gerador. Os problemas respiratórios sempre foram uma constante na vida deste funcionário, desde que iniciou na usina: tosse, pigarro, entupimento do nariz, coriza, dentre outros sintomas. 

    É notório que o empregado ficou doente devido a sua atividade.

    Se fosse uma pessoa que ficou doente nesse ambiente,mas de modo indireto ai sim seria doença do trabalho. No caso, o empregado trabalhava diretamente com o agente carvão.