SóProvas


ID
2073067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere às principais demonstrações contábeis previstas em lei, julgue o item que se segue.

Na avaliação dos estoques que uma entidade mantém para a venda, utiliza-se a regra do valor de custo ou a do valor de mercado, devendo-se optar pelo menor valor.

Alternativas
Comentários
  • CPC 16

    9. Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

     LEI 6404

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

           II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior.

     

    PORTANTO, NA LEI 6404, NÃO DEVE OPTAR PELO MENOR. MAS PARA O CPC 16 A QUESTÃO É CORRETA.

    DIANTE DA LEI 6404, QUANDO O VALOR DE MERCADO FOR MAIOR QUE O CUSTO NÃO SERÁ AJUSTADO A VALOR DE MERCADO. SÓ AJUSTA SOMENTE SE ESTE FOR INFERIOR.

     

    LEI 6404 RESUMINDO...

    REGRA: AVALIADO PELO CUSTO DE AQUISIÇÃO OU PRODUÇÃO.

    EXCEÇÃO: AVALIADO PELO VALOR DE MERCADO QUANDO O VALOR DE CUSTO FOR SUPERIOR AO VALOR DE MERCADO.

     

    GAB. ERRADO, POIS A QUESTÃO PEDE DE ACORDO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. QUESTÃO DIFÍCIL!!

  • Consta no pronunciamento CPC 16 (R1) – Estoques – o seguinte:

    “Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor”.

    Ocorre que “Valor de Mercado” é considerado, na literatura, como sinônimo de “valor realizável líquido”.

    Conforme o Manual de Contabilidade Societária, da FIPECAFI:

    “ Desse modo, como a Lei das Sociedades por Ações (art. 183, inciso II) determina que o valor dos estoques seja deduzido de perda estimada para ajustá-lo ao valor de mercado (valor realizável líquido), quando esse for menor que o custo de aquisição ou produção...” (grifamos) (Manual de Contabilidade Societária”, Eliseu Martins e outros, 2ª edição, Editora Atlas, 2013, pg. 84).

    Assim, considerando a literalidade do cpc 16, a assertiva estaria “Errada”.

    Mas, se consideramos a posição expressa no Manual de Contabilidade Societária, de que o “valor de mercado”, para os produtos acabados, é o “valor realizável líquido”, a assertiva estaria “Certa”.

    Por apresentar duas posições razoáveis e corretas, solicitamos a ANULAÇÂO da questão.

  • Segundo o item 9 do CPC 16, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. Assim, pela literalidade do CPC 16, a assertiva está ERRADA. No entanto, na doutrina é possível encontrar posicionamentos que abonam a assertiva:

    Montoto: “Tanto a norma societária (Lei n. 6.404/76) como a norma contábil (CPC 16) determinam que a avaliação seja mensurada pelo valor de custo ou valor de mercado (valor realizável líquido)”.

    Martins: “Desse modo, como a LSA (art. 183, II) determina que o valor dos estoques seja deduzido de perda estimada para ajustá-lo ao valor de mercado (valor realizável líquido), quando esse for menor que o custo de aquisição ou produção...”

    Portanto, na melhor doutrina contábil “valor de mercado” é considerado sinônimo de “valor realizável líquido” e, nesse caso, a questão estaria CORRETA.

     

    Muitos alunos entraram com recuros pedindo a anulação, mas o CESPE manteve o gabarito.

     

    Fonte: TECConcursos (com pequenas adaptações).

  • Meu entendimento está diferente:

    Art. 183, I, a)pelo valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda;

  • O valor realizável líquido tem um caráter mais subjetivo do que o conceito de valor de mercado. Por exemplo, se a empresa tem grande poder de mercado ou por algum outro motivo tem condições de efetuar a venda daquele estoque em condi$$ões mais favoráveis, esta quantia não será, necessariamente, igual ao que se poderia obter em mercado. 

  • CPC 16

    O menor entre o valor de custo ou valor realizável líquido.

  • Questão polêmica.

    Trouxe aqui um comentário do Professor Luciano Rosa acerca da assertiva:

    "Ocorre que “Valor de Mercado” é considerado, na literatura, como sinônimo de “valor realizável líquido”.

    Conforme o Manual de Contabilidade Societária, da FIPECAFI:

    “ Desse modo, como a Lei das Sociedades por Ações (art. 183, inciso II) determina que o valor dos estoques seja deduzido de perda estimada para ajustá-lo ao valor de mercado (valor realizável líquido), quando esse for menor que o custo de aquisição ou produção...” (grifamos) (Manual de Contabilidade Societária”, Eliseu Martins e outros, 2ª edição, Editora Atlas, 2013, pg. 84).

    Assim, considerando a literalidade do cpc 16, a assertiva estaria “Errada”.

    Mas, se consideramos a posição expressa no Manual de Contabilidade Societária, de que o “valor de mercado”, para os produtos acabados, é o “valor realizável líquido”, a assertiva estaria “Certa”.

    Por apresentar duas posições razoáveis e corretas, solicitamos a ANULAÇÂO da questão"

    Obs: A questão NÃO foi anulada!

  • Segundo o CPC 16 os Estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.

    O valor realizável líquido refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios. O valor justo reflete o preço pelo qual uma transação ordenada para a venda do mesmo estoque no mercado principal (ou mais vantajoso) para esse estoque ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração. O primeiro é um valor específico para a entidade, ao passo que o segundo já não é. Por isso, o valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzido dos gastos necessários para a respectiva venda.

    Assim, incorreta a afirmativa.

    O grande problema dessa questão é que a Lei n° 6.404/76 dispõe que:

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    (...)

    II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior;

    Sendo assim, muitos candidatos consideraram que a assertiva estava correta, por estar de acordo com a literalidade da Lei n° 6.404/76.

    Para não gerar tal confusão o CESPE poderia, por exemplo, ter inserido na assertiva algo do tipo: "de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 16 - Estoques...".

  • Vá direto ao comentário do Alan Brito.

  • Segundo o CPC 16, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

    Destaca-se que o valor realizável líquido é o valor que a entidade espera receber pela venda do estoque. Trata-se de um valor específico da entidade, interno. Não se confunde com o valor de mercado, externo à entidade.

    GABARITO: ERRADO.

    Prof. Gilmar Possati. 

  • Concordo com Alan Brito,

    O comando da questão não menciona CPC, "previstas em lei" não é CPC, CPC não é lei.

    O próprio art. 183, II, da lei faz referência a "valor de mercado" quando trata de estoques.

  • valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor

  • Ah desgraça de matéria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    CUIDADO: Estoques – Valor de custo ou realizável líquido – Dos dois o MENOR

                      Valor recuperável – valor justo líquido e valor de uso – Dos dois o MAIOR

  • Isso é pura sacanagem do CESPE, porque eu já resolvi questões em que consideraram valor REALIZÁVEL LÍQUIDO como sinônimo de valor de mercado; antes de eu errar aquela questão, eu teria marcado esta como errada sem medo, mas a falta de critério da banca nos deixa muito inseguros. E agora numa prova, deixo em branco??? SACANAGEM!!
  • a Lei 6.404 nos prega que: os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior. Portanto, o item está correto, posto que a questão exigiu expressamente o conhecimento da lei. Todavia, o CESPE assinalou, misteriosamente, como incorreto

    PROF: GABRIEL RABELO

  • Avaliação de estoques:

    Pelo CPC: Valor de custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor;

    Pela LEI 6404/76: Custo de aquisição/produção ou mercado, dos dois o menor.

    A questão diz: "No que se refere às principais demonstrações contábeis previstas em lei, julgue o item que se segue. Na avaliação dos estoques que uma entidade mantém para a venda, utiliza-se a regra do valor de custo ou a do valor de mercado, devendo-se optar pelo menor valor."

    Portanto, o gabarito deveria ser correto.

  • Lei -> Custo de Aquisição ou Valor Justo/Valor de Mercado

    CPC -> Valor de Custo ou Valor Realizável Líquido

    Pediu conforme a Lei. Custo de Aquisição é diferente de Valor de Custo. Logo, alternativa está errada. Concordo com o gabarito, mas complicado é ter esse tato na hora da prova, já que valor de custo e custo de aquisição significam, conceitualmente falando, a mesma coisa. DECOREM ISSO.

    #ARROMBAREMOS

  • Geral comentando como se a questão fosse simples e não gerasse nenhuma polêmica.

    A lei 6.404 diz que a avaliação será pelo Custo ou Valor de Mercado, dos dois o MENOR. Questão perfeitamente correta!!

    Daí o Cespe vai e adota o entendimento do CPC sem mais nem menos para tornar o gabarito incorreto.. PQ@

  • E lá vamos nós confundindo recuperável com realizável!

  • Não entendi nada!

    Aula hoje sobre estoques com mestre Rabelo ..

    E por Lei como a questão menciona que seria a única 6404

    Entre valor de Custo e Valor de Mercado - dos dois o MENOR !

    Agora pelo CPC 16 . Tudo bem

    Seria .. CUSTO e Valor Realizável Líquido dos dois o MENOR.

    A questão pediu pela LEI ... Não to entendendo mais nada.

  • CESPE sempre tenta confundir valor realizável líquido com valor de mercado, não é a primeira vez que vejo.

  • Segundo o CPC 16 os Estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.

    O valor realizável líquido refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios. O valor justo reflete o preço pelo qual uma transação ordenada para a venda do mesmo estoque no mercado principal (ou mais vantajoso) para esse estoque ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração. O primeiro é um valor específico para a entidade, ao passo que o segundo já não é. Por isso, o valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzido dos gastos necessários para a respectiva venda.

    Assim, incorreta a afirmativa.

    O grande problema dessa questão é que a Lei n° 6.404/76 dispõe que:

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    (...)

    II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior;

    Sendo assim, muitos candidatos consideraram que a assertiva estava correta, por estar de acordo com a literalidade da Lei n° 6.404/76.

    Para não gerar tal confusão o CESPE poderia, por exemplo, ter inserido na assertiva algo do tipo: "de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 16 - Estoques...".

    Anterior

  • CPC 16

    . Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

     LEI 6404

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

           II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primasprodutos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produçãodeduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercadoquando este for inferior.

     

    PORTANTO, NA LEI 6404, NÃO DEVE OPTAR PELO MENOR. MAS PARA O CPC 16 A QUESTÃO É CORRETA. QUESTÃO ERRADA, POIS ESTA FALA DE ACORDO COM A LEI: SE FOSSE DE ACORDO COM O CPC16 ESTARIA CERTA!

  • valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor

  • Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 16(R1) – Estoques, a avaliação dos estoques deve ser feita pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor

  • Lembrando do que consta na lei 6404/76: 

    ''Custo aquisição ou produçãodeduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este por inferior''. 

    REGRA: avaliados pelo custo de aquisição ou produção 

    EXCEÇÃOavaliado pelo valor de mercado, quando o valor de custo for superior ao valor de mercado. 

    CPC 16: valor de custo ou valor realizável líquido. (entendimento que a questão pediu)

    #obs:valor realizável líquido é diferente de valor de mercado. 

  • No que se refere às principais demonstrações contábeis previstas em lei, julgue o item que se segue.

  • Esquisito... pediram o entendimento da LEI e cobraram o do CPC 16, mas vida que segue, vamo lá:

    Lei 6404: Custo ou valor de mercado, dos dois o menor.

    CPC 16: Custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor.

    E

  • Segundo o CPC 16, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável

    líquido, dos dois o menor.

    Destaca-se que o valor realizável líquido é o valor que a entidade espera receber pela venda do

    estoque. Trata-se de um valor específico da entidade, interno. Não se confunde com o valor de

    mercado, externo à entidade.

    Gabarito: Errado

  • Anotar a questão para utilizar em um recurso futuro contra outra questão que contrarie essa assertiva.

    Pode ter certeza que o CESPE ainda vai cobrar uma questão idêntica e dar outro gabarito.

  • CPC 16: o menor dentre o valor de custo ou valor realizável líquido.

  • GABARITO ERRADO

    Segundo o CPC 16, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. Destaca-se que o valor realizável líquido é o valor que a entidade espera receber pela venda do estoque. Trata-se de um valor específico da entidade, interno. Não se confunde com o valor de mercado, externo à entidade.

    FONTE: Prof. Gilmar Possati

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • Segundo o CPC 16 os Estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.

    O valor realizável líquido refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios.

    O valor justo reflete o preço pelo qual uma transação ordenada para a venda do mesmo estoque no mercado principal (ou mais vantajoso) para esse estoque ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração. O primeiro é um valor específico para a entidade, ao passo que o segundo já não é. Por isso, o valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzido dos gastos necessários para a respectiva venda.

    gabarito: errado

    O grande problema dessa questão é que a Lei n° 6.404/76 dispõe que:

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    (...)

    II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior;

    Sendo assim, muitos candidatos consideraram que a assertiva estava correta, por estar de acordo com a literalidade da Lei n° 6.404/76.

    Para não gerar tal confusão o CESPE poderia, por exemplo, ter inserido na assertiva algo do tipo: "de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 16 - Estoques...".

  • Fui pela Lei e errei.

    a Lei 6404, art 183 diz que e o menor entre valor de custo ou a do valor de mercado.

    por esta Lei a questão está certa

  • Deve ser avaliado pelo valor de mercado ou valor justo. Dos dois o menor.

  • ERRADO.

    CPC 16

    Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor

  • Falou em estoque ou imobilizado, logo, NÃO mensura a valor justo.

  • Custos do estoque: de acordo com o Princípio da PRUDÊNCIA, os Ativos e Receitas devem ser mantidos pelos menores valores, ou seja, jamais poderemos SUPERAVALIAR nossos ativos , e por esse motivo, deveremos sempre testar os valores dos ESTOQUES da empresa e manter ele pelos menores valores.

    Mensuração de estoque: os estoques, objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo (valor que está reconhecido no seu Balanço Patrimonial) ou pelo valor realizável líquido (valor de mercado), dos dois o MENOR. 

  • ERRADO

    (Questão) Na avaliação dos estoques que uma entidade mantém para a venda, utiliza-se a regra do valor de custo ou a do valor de mercado, devendo-se optar pelo menor valor.

    MENSURAÇÃO DO ESTOQUE ("C.R")

    Valor de CUSTO

    ou

    Valor REALIZÁVEL LÍQUIDO

    (dos 2 o Menor)

    ________________________________________________

    obs: Não confundir com Recuperabilidade do Ativo ("J.U")

    Valor Justo

    ou

    Valor de Uso

    (dos 2 o Maior)