SóProvas


ID
2075035
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O assessor de comunicação de uma empresa pública gerenciará o conteúdo informativo colaborativo em um aplicativo desenvolvido para rodar em dispositivos móveis. O nível de interação atenderá a premissa segundo a qual “comunicação plena é a troca de mensagens efetiva e eficaz entre emissor e receptor”. Além disso, a publicação deve contemplar os emissores e receptores por intermédio de linguagem e conteúdos apropriados.

Desse modo, propugnar-se-á por repertórios:

Alternativas
Comentários
  • Alguma alma caridosa poderia esclarecer o enigma da questão FGV? Obrigado desde já.

  • Na geometria, o termo secante significa uma linha que corta outra. Trazendo essa ideia para a área da comunicação, um conteúdo "secante" seria um conteúdo produzido conjuntamente, com ideias que se cruzam e se complementam. (na minha opinião).



    Também podemos responder essa questão por eliminação. Reparem que um conteúdo produzido por emissor e receptor jamais poderia ser: distinto (A); redundante (C); repetitivo e previsível (D); e conflitante (E)
     

  • é pra desanimar qq concurseiro essas questões com teoria desconhecida que vc nao consegue descobrir nem de onde veio pra poder estudar

  • Repertório é o conjunto de signos conhecidos. Um exemplo possível é o vocabulário. Repertório secante e afim é quando o recetor e o emissor possuem signos em comum, ideal para comunicação. Como duas pessoas conversando em suas línguas nativas. Para entender mais leia "Semiótica, Informação e Comunicação" de Coelho Netto.
  • A resposta está no enunciado. Vamos lá:

     

    "(...) a publicação deve contemplar os emissores e receptores por intermédio de linguagem e conteúdos apropriados."

     

    Ou, seja, a questão está pedindo para que você marque a alternativa que aponta para linguagens que atendam tanto aos receptores quantos aos emissores, ou sejam, que sejam comuns a ambos. Vamos às alternativas:

     

    a) distintos e distantes -> Não são coincidentes

    b) secantes e afins -> coincidentes (gabarito)

    c) coincidentes e redundantes -> são afins mas se repetem, o que não é ideal

    d) repetitivos e previsíveis -> nada tem a ver com afinidade

    e) aleatórios e conflitantes -> não são afins

     

    Não precisava saber a teoria, bastante conhecer um pouco do vocabulário da questão. O comentário do João Netto esclarece esse aspecto.