SóProvas


ID
2076280
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os dialetos sociais são variações linguísticas definidas por critérios tais como região geográfica, classe social ou nível cultural do falante. O dialeto social culto corresponde ao que se denomina língua padrão que se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Por que as diferentes classes sociais falam diferentes dialetos do Português? Porque suas condições de vida são diferentes: não compram os mesmos produtos, não vivem nos mesmos bairros, não freqüentam os mesmos lugares, não têm as mesmas crenças religiosas, não conversam com as mesmas pessoas. Enfim, têm estilos de vida diferentes. Por isso falam dialetos diferentes. A língua funciona como um elemento de interação entre o indivíduo e a sociedade em que ele atua. 

    Odilon Pinto
    Livro: Usos do Português.

  • Dialetos sociais:

    1. Culto: possui padrão lingüístico; maior prestígio social; usado em situações formais, por falantes cultos; possui um vocabulário mais amplo e técnico.
     

    2. Popular: subpadrão lingüístico; menor prestígio; usado em situações menos formais; seu vocabulário é restrito; está fora do padrão gramatical; usa gírias, linguagens obscenas e familiares.
     

    3. Comum: é o utilizado na maioria das situações, está entre o culto e o popular, ora possui características de um , ora do outro.

     

    http://comunicarexpress.blogspot.com.br/2010/05/niveis-de-linguagem.html

  • acho que é questão de Português!!!

  • PARECER DA BANCA:

    Faz parte dos principais conteúdos referentes a temática comunicação, assuntos tais, como: Comunicação formal e informal, comunicação oral e escrita, comunicação não verbal, meios de comunicação dentre outros. Pode-se afirmar que a comunicação na vida da sociedade se dá essencialmente pela língua ORAL e ESCRITA. A língua encerra signos, significados e a diversidade linguística, ou seja, os vários dialetos sociais e níveis de linguagem. Para Terciotti e Macarenco (2010), o nível de linguagem é o nome que se dá a variações situacionais ou contextuais presentes no uso da língua por um falante. Assim para os autoras citadas, o nível da linguagem formal(...) tem predomínio do dialeto social culto, com vocabulário técnico e exige do falante um comportamento linguístico menos distenso e irrefletido. O nível da linguagem coloquial é usado em situações informais de comunicação e tem predomínio do dialeto social popular, com a presença de gírias e palavras de expressões afetivas ou obscenas. Exige comportamento mais distenso e irrefletido. Afirma as autoras, e ainda segundo Preti (1987) que o dialeto social CULTO corresponde a língua padrão. Apontam como principais características: é usado para falantes cultos, empregado em linguagem escrita científica, acadêmica, literária e PROFISSIONAL.É usado por cientistas, literatos, acadêmicos e apresenta sintaxe mais completa; preocupa-se em obedecer a regras gramaticais e apresenta vocabulário mais rico.

     

    Uma das referências utilizadas para fundamentar a questão: Livro comunicação empresarial na prática. Terciotti e Macarenco (2010) 

  • GABARITO - B
    Principais características da língua padrão ou dialeto social CULTO:
    - Usado para falantes cultos, empregado em linguagem escrita científica, acadêmica, literária e PROFISSIONAL.
    - Usado por cientistas, literatos, acadêmicos e apresenta sintaxe mais completa; preocupa-se em obedecer a regras gramaticais e apresenta vocabulário mais rico.

  • Essa resposta é absurda e até preconceituosa.

  • ser empregada por literatos e cientistas.

  • Eu fico imaginando o Guimarães Rosa, se estivesse vivo, lendo essa questão.