SóProvas


ID
2076301
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os especialistas diferenciam as características de grupos e equipes. Defina corretamente as representativas de grupos.

Alternativas
Comentários
  • Correta Letra A

    Das duas afirmações da alternativa A (forte liderança designada e execução de reuniões eficientes), só consegui encontrar uma justificativa em relação a primeira,

     

    "Nos grupos de trabalho, seus membros costumam ter hierarquias: chefe, coordenador, subordinados. Nas equipes de trabalho, embora haja um líder, o resto dos membros trabalham de forma linear, fornecendo seus conhecimentos para atingir a meta, por isso, as hierarquias estão menos presentes ou são nulas."

     

    Quanto a segunda afirmação, apareceu constantemente nas equipes. Nada encontrei que a colocasse como característica comum com os grupos.

     

    http://negocios.umcomo.com.br/articulo/qual-e-a-diferenca-entre-grupo-e-equipe-11651.html

  •  

    Gabarito letra A.

    Quando nos referimos a um grupo, falamos de uma determinada quantidade de pessoas que têm funções similares e compartilham o mesmo meio, mas que realizam seus trabalhos de forma individual, sem que o trabalho de um dependa do outro, se preocupam apenas com seus próprios interesses e objetivos, ninguém sabe direito o que o outro pensa porque as pessoas não se comunicam, falam de forma política, sem dizer o que realmente pensam. Num grupo, é cada um no seu “quadrado”. Por sua vez, uma equipe está constituída por um grupo de pessoas que trabalham todas para conseguir o mesmo fim, fazendo com que o resultado do trabalho dependa da colaboração de todos. Seus membros não trabalham de forma individual exclusivamente, mas também em conjunto.

     Nos grupos de trabalho, seus membros costumam ter hierarquias: chefe, coordenador, subordinados. Nas equipes de trabalho, embora haja um líder, o resto dos membros trabalham de forma linear, fornecendo seus conhecimentos para atingir a meta, por isso, as hierarquias estão menos presentes ou são nulas. 

     

    Marco Fabossi

    Livro Coração de Líder

  • Idalberto Chiavenato, Comportamento Organizacional 3° edição, Páginas 186 e 187.

  • Gab. Letra A.

    Os itens que citam os termos: "coletivos", "mútua", "compartilhada" e "discussão aberta" se referem a EQUIPE.

    Os termos que falam de "reunião eficiente" e "forte liderança" se referem a GRUPO.

    Complementando com os comentários anteriores: "Nos grupos de trabalho, seus membros costumam ter hierarquias: chefe, coordenador, subordinados. Nas equipes de trabalho, embora haja um líder, o resto dos membros trabalham de forma linear, fornecendo seus conhecimentos para atingir a meta, por isso, as hierarquias estão menos presentes ou são nulas.".

  • Gabarito: A

     

    Primeiro vamos ver o que é um grupo: um grupo é a simples reunião de duas ou mais pessoas que se juntam visando a realização de um objetivo. O indivíduo usa o grupo e as relações sociais do grupo como instrumentos para satisfazer suas necessidades.

     

    Mas os grupos não têm a necessidade de se engajar num trabalho coletivo que precise de um esforço conjunto. O que existe é um compartilhamento de informações para ajudar cada membro com sua própria responsabilidade. Num grupo não existe a atitude de colaboração mútua capaz de aumentar o nível de desempenho geral.

     

    Já em uma equipe, as pessoas se unem em um esforço coordenado. Um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos. Os esforços de cada pessoa resultam em um nível de desempenho maior do que o das entradas individuais.

    Equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. Pela interação que existe nelas, tendem a aumentar a motivação de seus componentes.

     

    Canal no youtube voltado para concursos: https://www.youtube.com/channel/UCR1gvh_qu35xzI1lMyVqxXw

  • A responsabilidade da equipe nõa é de todos ? o oposto disso é responsabilidade individual, grupo, Não entendi esta....

  • Grupo = Responsabilidade individual e a soma dessas responsabilidades + compartilhamento de informação

    Equipe = Responsabilidade individual e mútua + compartilhamento de informação

  •  a) Tem forte liderança designada; executa reuniões eficientes.

     b) Discute, decide e delega trabalho aos indivíduos; gera trabalhos coletivos.

     c) Responsabilidade final individual e mútua; discussão compartilhada do trabalho.

     d) Executa reuniões eficientes; as reuniões encorajam discussão aberta e solução de problemas.

     e) Os propósitos são idênticos para o grupo e para a organização; eficácia medida diretamente ao avaliar o trabalho coletivo.

  • Grupos de trabalho

    Um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões, a fim de ajudar cada membro em certo desempenho em uma área de responsabilidade (ROBBINS, 2005).

    Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto. Assim, o desempenho deles é apenas a somatória das contribuições individuais dos membros. Não existe uma sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.

    Estrutura do grupo

    Segundo ROBBINS (2005, p.189) os grupos apresentam uma estrutura definida que delineia o comportamento dos seus integrantes, isso “torna possível a explicação e a previsão de boa parte do comportamento dos indivíduos, bem como do desempenho do grupo entre si.” As principais variáveis estruturais do grupo são: liderança formal, papéis, normas, status, tamanho do grupo e coesão.

    GRUPOS DE TRABALHO

    ▪ Há um líder explícito

    ▪ A responsabilidade é do líder

    ▪ A responsabilidade é de apenas alguns membros do grupo

    ▪ Há grupos de especialistas

    ▪ A reuniões são "racionais" e chegam logo a conclusões

    ▪ Mensura-se sua efetividade indiretamente em outros grupos

    ▪ As decisões ocorrem pelo voto da maioria

    ▪ A decisão final é do líder

    ▪ Os objetivos são "clarificados" ou sugeridos pelo líder.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Eu sei que grupo tem que ter liderança, mas FORTE LIDERANÇA parece ser uma característica mais das equipes.E se características dos grupos são que não tem um alinhamento grande como tem nas equipes por exemplo as responsabilidades são individuais e aleatórias, não existe interdependência, não tem sinergia, as atividades não são complementares o que leva a dizer que executa reuniões eficientes? pra mim essa letra A tem mais a ver com equipe do que com grupo.

  • Muito interessante colocar a seguinte informação sobre a formação de grupos e equipes:

    GRUPOS = Reúne pessoas.

    EQUIPES = Une pessoas.

    Outra colocação em relação a essa mesma temática:

    GRUPOS: Executa reuniões eficientes, pois já existe um "líder" explícito e que só ele toma a decisão fazendo dessa forma ser mais rápido.

    EQUIPES: Executa reuniões eficazes, pois todos os membros tem participação nas decisões, ou seja, não existe uma figura de um líder explícito. Dessa forma, o processo decisorial acaba levando mais tempo que dos Grupos.

  • A

  • Considerações da banca:

    QUESTÃO 33 Os candidatos fundamentaram suas razões recursais que a alternativa “A” do gabarito oficial não está correta, sugerindo as alternativas “B” ou “C” como corretas.

    Para rechaçar as razões do recorrente, há de se concluir, que a alternativa correta está contida na letra “A” da questão 33 do gabarito oficial do concurso, senão vejamos:

    Nas organizações modernas as equipes estão despontando como forma de envolver funcionários e tornar trabalhadores mais satisfeitos e motivados.

    Entretanto este enfoque nem sempre foi adotado. Para Smith (1995) in:Harward Business Review, existem fortes diferenças entre grupos e equipes .

    Os grupos são orientados para a produção individual enquanto as equipes são voltadas para a produção coletiva.

    Para Chermerhorn,Hunt e Osborn,(1999),os grupos podem ser definidos como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas regularmente com a intenção de atingir um ou mais objetivos comuns. Ainda para Daft (2005) os grupos formais são designados pela organização para realizar um propósito oficial e tem-se como exemplo comitês, unidades de trabalho, forças-tarefa.

    Para COHEN E FINK, (2003) nos grupos a chefia é RECONHECIDA COMO PONTO FOCAL PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TOMADA DE DECISÕES QUANDO TUDO O MAIS FALHAR.

    Nas equipes as pessoas interagem e coordenam os seus trabalhos para cumprirem objetivos específicos, ou seja, a força é o interesse comum.

    Segundo Daft, (2005) no grupo as responsabilidades individuais são enfatizadas.

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica a questão. 

    Fonte: CCV

  • C) Responsabilidade final individual e mútua; discussão compartilhada do trabalho.

    • "coletivos", "mútua", "compartilhada" e "discussão aberta" se referem a EQUIPE.
    • Os termos que falam de "reunião eficiente" e "forte liderança" se referem a GRUPO.

  • A) Tem forte liderança designada; executa reuniões eficientes.

    EQUIPE

    • coletivos
    • mútua
    • compartilhada
    • discussão aberta

    GRUPO

    • reunião eficiente
    • forte liderança