-
σe=(p*r)/(2*t)
σc=(p*r)/t
σe/σc=1/2.
Ou seja, para as mesmas condições, (pressão, espessura e raio), a tensão que o vaso esférico necessita suportar é 2 vezes menor.
-
Para resolução dessa questão, temos que ter em mente as seguintes equações:
Outro ponto importante é a ilustração das projeções dos reservatórios cortados pelos seus planos de simetria.
É possível observar que a tensão circunferencial induzida no Reservatório esférico é metade daquela induzida no tanque cilíndrico. Assim, o tanque esférico é mais resistente do que o cilíndrico. A razão r dessas tensões induzidas é:
Então, a resposta correta é a alternativa B). Note que toda a demonstração de como achar as fórmulas para o cálculo das tensões não é de fato necessária e foi feita apenas para fins didáticos. Neste caso, o aluno deveria de antemão saber de cor as equações para vasos de pressão cilíndricos e esféricos.
Resposta: B
-
Nessa questão, tive interpretação diferente, apesar de depois de ter errado entender o raciocínio da banca. Pra mim, o que é mais resistente, é aquele que suporta/está sujeito ao maior esforço, no caso, como mostrado pelo Marcos Antônio, o cilíndrico. Ora... se uma estrutura está sujeita a uma carga maior do que a outra e, não rompe, é porque ela é mais resistente, não?! entendi assim.... mas a banca e os demais colegas entenderam que o mais resistente é aquele que está sujeito ao menor esforço, fazendo dele menos propício a romper (acredito que o raciocínio foi esse). Mesmo assim... pensando e pensando não consigo concordar com o gabarito, uma vez que a tensão calculada nessa equação é a tensão aplicada à estrutura de espessura (t) ou (e-questão) de raio (r) e sujeita à pressão P. Logo, a que está sujeita maior tensão é pra ser a mais resistente, não???!!! Ou seja, o Cilíndro era pra ser mais resistente que a esfera... ao meu ver...
Se alguém puder me ajudar, ficarei grato!