SóProvas


ID
2077444
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Pau D'Arco - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito aos atos administrativos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1 – Anulação
2 – Revogação
3 – Convalidação

( ) Trata-se da forma de se desfazer um ato administrativo válido, legítimo, mas que não é mais conveniente, útil ou oportuno.

( ) Ocorre quando o ato administrativo foi produzido com alguma ilegalidade. Pode ser declarada pela própria Administração Pública, no exercício de sua autotutela, ou pelo Judiciário.

( ) Significa tornar o ato administrativo válido, efetuando correções, de forma que ele fique perfeito, atendendo a todas as exigências legais.

Alternativas
Comentários
  • (B)


    Revogação: Trata-se da forma de se desfazer um ato administrativo válido, legítimo, mas que não é mais conveniente, útil ou oportuno

    Anulação: Ocorre quando o ato administrativo foi produzido com alguma ilegalidade. Pode ser declarada pela própria Administração Pública, no exercício de sua autotutela, ou pelo Judiciário.

    Convalidação: Significa tornar o ato administrativo válido, efetuando correções, de forma que ele fique perfeito, atendendo a todas as exigências legais

  • EFEITO ex tunc.CONVALIDAR É CORRIJIR,SANAR.CONSERTAR. SUJEITO E FORMA CONVALIDA.

  • ANULAÇÃO - OPERA RETROATIVAMENTE - EX TUNC

     

    CONVALIDAÇÃO - OPERA RETROATIVAMENTE - EX TUNC

     

    REVOGAÇÃO - EFEITOS PROSPECTIVOS - EX NUNC

  • Easy, só de saber que a primeira é revogação já é possível acertar.

    GAB: B

  • A questão exige conhecimento acerca dos atos administrativos e pede ao candidato que relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e posteriormente, assinale o item correto. Vejamos:

    (2) Trata-se da forma de se desfazer um ato administrativo válido, legítimo, mas que não é mais conveniente, útil ou oportuno.

    Trata-se da Revogação, que é a extinção do ato pela Administração Pública, fundados nos motivos de conveniência e oportunidade, com eficácia ex nunc (do momento da extinção do ato para frente).

    (1) Ocorre quando o ato administrativo foi produzido com alguma ilegalidade. Pode ser declarada pela própria Administração Pública, no exercício de sua autotutela, ou pelo Judiciário.

    Trata-se da Anulação, que é a extinção do ato, em virtude de ilegalidade, pela pela Administração Pública ou pelo Poder Judiciário, com a eficácia ex tunc (retroage a época da realização do ato administrativo).

    (3) Significa tornar o ato administrativo válido, efetuando correções, de forma que ele fique perfeito, atendendo a todas as exigências legais.

    Trata-se da Convalidação, que é a possibilidade de aproveitar os atos administrativos que contenham leves defeitos, como na sua competência ou na forma.

    Portanto, a sequência correta é 2 - 1 - 3.

    Gabarito: B