SóProvas


ID
207769
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo psicodiagnóstico, quando o objetivo é investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para distinguir alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia, o psicólogo estará diante de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Quadro 2.1 (pág. 27) do livro Psicodiagnóstico - V de Jurema Cunha:

    Avaliação compreensiva: é determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a do insight, condições do sistema de defesas, para facilitar  a indicação de recursos terapeuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

    Diagnóstico Diferencial - são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou natureza da patologia.

    Entendimento Dinâmico: Pressupõe um nível mais alto de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica.

    Classificação Nosológica: Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

    Prevenção: Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis e estressantes.