SóProvas


ID
2078083
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cada semestre os funcionários são avaliados e aqueles que apresentam os melhores resultados são premiados em eventos que contam com a presença de todos os empregados e seus familiares. Nessas ocasiões, também são lembrados todos os avanços conseguidos pela empresa a partir de seus melhores funcionários.
Esses momentos servem para reforçar as normas e os valores da organização, e correspondem a uma forma de transmissão da cultura organizacional denominada

Alternativas
Comentários
  • Rituais e Cerimonias: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.

  • Na apostila do Estratégia do prof Carlos Xavier está assim...

    Não poderia ser este rito de confirmação? Obrigada desde já.

    Ø  Ritos de reforço ou confirmação: reforço das estruturas sociais e do seu poder. Divulga as boas notícias sobre a organização; proporciona o reconhecimento público das pessoas para as suas realizações e motiva outros reforços semelhantes; habilita a organização para levar algum crédito por realizações individuais; enfatiza os valores sociais relacionados à performance dos papéis sociais. Tem como objetivo divulgar e exteriorizar os resultados positivos e o sucesso, fortalecendo identidades sociais e seu poder. Dessa forma, estes ritos estimulam a motivação dos membros da organização.

  • Cerimônia - Sistema de vários ritos conectados com uma ocasião ou evento particular. (pág. 388 - Gestão de pessoas para concursos - Andreia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim).
    ......
    A questão cita que há premiação p/ os funcionários e no mesmo evento são demonstrados os avanços da empresa e reforçados os valores. Por isso, correto cerimônia.

  • Dica de brother: foge de apostila de administração do estratégia.
  • A alternativa D está incorreta, se ela tivesse dito "Rito de Reforço/Confirmação" estaria correta, mas apenas foi colocada a palavra "corfirmação" (que sozinha não quer dizer nada para a cultura organizacional). Na alternativa E a banca colocou "Rito de Passagem", ou seja, a omissão da palavra RITO na alternativa D foi proposital (eu sei, foi muita sacanagem do examinador)

     

    Existe uma abordagem que trata dos diferentes ritos organizacionais. Ela foi
    elaborada por Trice e Beyer, que elencam seis tipos de ritos (dentre eles o de reforço/confirmação):

     

    Ritos de confirmação ou reforço (engrandecimento): utilizados no
    reconhecimento público de conquistas históricas, feitos heroicos,
    cerimônias de premiação por desempenho e superação de metas. Esses
    ritos fortalecem identidades sociais e o poder

    fonte: apostila do Ponto dos Concursos

     

    Com essa parte da teoria fica claro que a premiação por desempenho e superação de metas (como explicitado no enunciado da questão) é uma "CERIMÔNIA" e faz parte (está inserida nos Ritos de Reforço/Confirmação), fazendo com que a alternativa C seja a correta.

     

    Obs: errei a questão e a partir do meu erro fui atrás de uma justificativa para o gabarito da banca, acredito que essa (comentário acima) está bem racional, não é uma "forçada de barra" para justificar o gabarito, como certas vezes alguns comentários parecem

     

     

  • Alguem conhece alguma fonte bibliográfica acerca dessa questão?

  • Essa dava para matar na base do bom senso. Todos sabemos o que é uma cerimônica, seja ela de formatura, de entrega de medalhas ou de qualquer outra natureza. 

  • De fato, "cerimônia" é referenciado como elemento do componente "símbolos" em cultura organizacional.

    Fonte: Administração para Concursos, Amaru Maximiano, 2016

  • Para TRICE E BEYER (1985). os ritos são regras sociais que guiam o comportamento das pessoas na vida empresarial e são representações dos valores culturais básicos da companhia. E, os rituais são comparados a um roteiro. com o qual os funcionários. no ambiente corporativo. podem dar sentido a suas experiências.

    Existem seis tipos básicos de ritos:

    Os Ritos de Passagem facilitam a transição de indivíduos para novos papéis e status; são utilizados em processos de admissão. mudança de funções, promoção na carreira profissional.

    Os Ritos de Degradação dissolvem identidades sociais e seu poder; São utilizados em casos de demissões. para denunciar falhas. violação de normas, afastamento de altos dirigentes.

    Os Ritos de Confirmação ou de Reforço fortalecem identidades sociais e seu poder; são utilizados para reconhecer publicamente "feitos heroicos", conquistas profissionais. superação de metas.

    Os Ritos de Reprodução ou de Renovação renovam estruturas sociais e melhoram o seu funcionamento; como adoção de novas formas gerências. programas de treinamento organizacional.

    Os Ritos para Redução de Conflitos reduzem conflitos e agressões e restabelecem o equilíbrio das relações.

    Os Ritos de Integração, que encorajam e revivem sentimentos comuns que agregam os indivíduos e os mantêm em um sistema social. Esses ritos recebem denominações especificas e que variam de organização para organização; como festas de aniversário da organização, datas festivas (Natal. Páscoa, Dia das Mães. entre outras). encontros das "sextas-feiras". reuniões para comemoração de aniversários.

    Apostila Heron Lemos- Tiradentes Online

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns elementos que fazem parte da cultura das organizações. Neste caso, marquemos a alternativa que se encaixa ao que o enunciado apresenta.

    Para Maximiano (2018), para melhor compreender a cultura organizacional, é necessário diferenciar os componentes observáveis daqueles mais profundo e, por isso, mais difíceis de averiguação. Para melhor compreensão, vejamos quais são os componentes da cultura organizacional, segundo o autor supracitado.

    ARTEFATOS: estão entre os componentes mais visíveis de uma cultura organizacional, compreendem: arquitetura, veículos, roupas, produtos que as pessoas usam.

    TECNOLOGIA: é o repertório de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas. Como destaca Maximiano (2018, p.380), "embora a palavra tecnologia faça pensar em artefatos, não está limitada a esse sentido".

    SÍMBOLOS: compreendem os comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e significados dentro de uma cultura organizacional. São elementos como cerimônias, rituais, imagens, hábitos e linguagem.

    Como exemplos de símbolos, temos:

    Linguagem: é, certamente, o mais importante dos símbolos. Exprime-se por meio de um idioma ou jargões.

    Arquitetura: são os símbolos visíveis que identificam e diferenciam as pessoas nas organizações. Inclui a arquitetura, as instalações, o vestuário.

    Histórias, mitos e heróis:

    • Histórias e mitos são elementos das tradições orais passados para as novas gerações, de maneira a perpetuar a cultura dominante. As histórias são envolvem acontecimentos sobre os fundadores, as crises, os sucessos etc. As histórias, inclusive, podem acabar misturando elementos da realidade com a ficção. Os mitos, ao contrário das histórias, são totalmente fictícios.
    • Os heróis são os personagens das histórias e mitos.

    Rituais e cerimônias: são eventos estruturados e coreografados, que carregam significados, celebram acontecimentos e sucessos, mantendo viva a lembrança das tradições.

    A cultura pode ser evidenciada internamente quando os funcionários participam de certos rituais e cerimônias que visam reforçar os valores organizacionais. Por outro lado, pode interagir com o público externo quando uma organização constrói um símbolo material, como um prédio onde funcionarão as suas atividades.

    VALORES: estão no íntimo da cultura organizacional. Compreendem as crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização.

    Atenção: para Maximiano, os níveis da cultura são (do mais profundo para o mais observável):

    1. Valores e crenças
    2. Histórias, mitos e heróis
    3. Artefatos, Hábitos, linguagem

    Tendo apresentado o assunto, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.