-
Gabarito E: 2.4. Cultura Mecanicista e Cultura Orgânica
Essa classificação de culturas se originou do trabalho de Morgan sobre modelos estruturais. As culturas mecanicistas são caracterizadas por rigidez, formalidade e controle sobre seus integrantes.
Essa cultura foi dominante na época da industrialização e é mais adequada a organizações estáveis, em que as metas e os objetivos não mudam constantemente, com funcionários mais propensos a aceitar a submissão às regras e participar pouco do processo decisório.
A cultura orgânica (que deriva de organismos vivos, da biologia) é mais preocupada com a interação com o meio ambiente (fornecedores, clientes, governos etc.). Seus princípios são: flexibilidade, adaptabilidade e informalidade. Portanto, seus funcionários participam ativamente do processo decisório. Assim sendo, em ambientes dinâmicos essa é a cultura recomendada.
Rennó (2013)
-
foco está na hierarquia
Os empregados são especialistas
há muitos regulamentos
me lembrou da científica que é mecanicista.
-
A questão trata da classificação de modelos organizacionais de acordo com Morgan. De acordo com o autor, os modelos são classificados como mecanicistas e orgânicos.
O modelo mecanicista é facilmente identificável nas atuais burocracias. Quando pensamos nestas organizações, imaginamos uma estrutura que funciona de forma ordenada, com relações claramente definidas entre as partes.
De acordo com Morgan, nós esperamos que estas organizações funcionem como máquinas: com processos rotineiros e padronizados, de modo a buscar a eficiência, confiabilidade e previsibilidade em seu funcionamento. Desta maneira, estas empresas são caracterizadas por uma rigidez, uma formalidade e controle “pesado” sobre seus integrantes.
Em comparação, temos o modelo orgânico, mais moderno. O modelo orgânico se relaciona com uma visão das organizações como se fossem organismos vivos (assim, se baseia em muitos conceitos “emprestados” da Biologia), tendo mais flexibilidade.
Gabarito: E.
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
Gabarito: e
--
Palavras-chave dos modelos:
mecanicista: alta formalização; centralização; forte departamentalização; amplitude de controle limitada; alta especialização; cadeias de comendo claras.
orgânico: baixa formalização; descentralização; equipes multifuncionais; amplitude de controle abrangente; fluxo de informações; equipes inter-hierárquicas.
-
A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre os modelos de organização mecanicista e orgânico. Neste caso, marquemos a qual dos modelos o enunciado está se referindo.
De acordo com Robbins (2005), as organizações podem ter diferentes estruturas. Podendo ser mecanicistas ou orgânicas
O modelo mecanicista geralmente é sinônimo de burocracia, com extensa departamentalização, alta formalização, rede limitada de informações (principalmente com comunicação descendente) e pouca participação dos baixos escalões no processo decisório.
Suas principais características são:
- Alta especialização
- Departamentalização rígida
- Cadeia de comando clara
- Amplitude de controle limitada
- Centralização
- Alta formalização
O modelo orgânico, por outro lado, lembra bastante a organização sem fronteiras. Ele é "achatado", utiliza equipes multifuncionais e multihierárquicas, tem baixa formalização, possui uma ampla rede de informações (utilizando a comunicação lateral e ascendente, além da descendente) e envolve uma grande participação no processo decisório
Suas principais características são:
- Equipes multifuncionais
- Equipes multihierárquicas
- Livre fluxo de informações
- Amplitude de controle abrangente
- Descentralização
- Baixa formalização
Com base nas especificações de cada tipo de estrutura, podemos dizer que a situação descrita no enunciado é de uma organização mecanicista, por isso a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.