Segundo Chiavenato (2008), existem dois tipos de cultura organizacional: ADAPTATIVAS e NÃO-ADAPTATIVAS. A escolha por uma delas é influenciada nas características pessoais de personalidade e nas características da cultura corporativa.
As culturas adaptativas são maleáveis, flexíveis diante das mudanças organizacionais, são criativas, abertas à inovação. Atribuem grande valor às pessoas (clientes, investidores e empregados), e aos processos que podem criar mudanças úteis como liderança acima e abaixo da hierarquia administrativa, mesmo que isso signifique assumir riscos.
Culturas Não-adaptativas são conhecidas também, como Conservadoras têm como características manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem obstinados e que não mudam ao longo do tempo. Despertam comportamento burocrático e político de modo isolado, não mudam suas estratégias para ajustar ou ganhar vantagens com mudanças no ambiente de trabalho. Focados em si, no grupo imediato de trabalho ou no produto/tecnologia associado ao seu grupo de trabalho. Valorizam a ordem e a redução de riscos nos processos administrativos do que liderar iniciativas. O perigo é que o mundo e o ambiente mudam e muitas vezes, essas organizações mantêm-se totalmente inalteradas às mudanças ao seu redor.
https://www.webartigos.com/artigos/cultura-organizacional/87953#ixzz5Fzf78khh