SóProvas


ID
2078110
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A maioria dos gestores precisa de habilidades técnicas, interpessoais, conceituais e de diagnóstico no seu trabalho, porém a importância dessas habilidades varia de acordo com o nível que o gestor ocupa na organização.
Assim sendo, com relação às habilidades relevantes para cada tipo de gestor, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Habilidades 

    Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades. 

    Percebe-se que para desenvolver bem seu trabalho, o Administrador precisar dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.
     
    Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. 

    Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”. 

    Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais. 

    Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.
     
    Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. 

    Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional 

    Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. 

    Segundo Chiavenato (2000, p. 3): 

    "Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."
     
    As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo

     

  • Resumidamente, Katz observou em sua obra que havia três estilos básicos de habilidades que podem ser identificadas em todos os gestores, de todos os níveis hierarquicos. As habilidades técnicas, interpessoais e conceituais/diagnóstico se relacionam com os três níveis organizacionais da seguinte forma:

    Nível Opercaional: atividades predominantemente técnicas, operadas por supervisores de produção;
    Nível Tático: as gerências intermediárias necessitam de competências predominantemete interpessoais;
    Nível Estratético: a cúpula da organização lida com problemas de longo prazo, em um ambiente imprevisível. Logo as habilidades conceituais e de diagnóstico são as mais importantes, nete nível organizacional.

     

    Note que em todos os níveis, o gestor apresentará, ainda que níveis muito precários, as três modalidades de habilidades. Katz trata de predominância em determinados níveis, sem jamais cuidar de exlusividade de certas habilidades em um nível organizacional qualquer.

     

    Fonte:facebook.com/admfederal

  • Letra B 

     

    - Nível Operacional: utilizam as habilidades técnicas, pois estão trabalhando em atividades e processos específicos.

     

    - Nível Tático ou médio: utilizam as habilidades humanas muito bem desenvolvidas, pois entre suas principais atividades estão incluídas a motivação e a liderança dos seus subordinados em busca dos objetivos organizacionais.

     

    - Nível Estratégico: necessitariam ter mais desenvolvidas as habilidades conceituais, pois estão normalmente envolvidos com problemas mais complexos e que dependem de diversas variáveis em seu trabalho. 

     

    *habilidades humanas = habilidades diagnóstico

     

    Comentários das outras alternativas: 

    a) as habilidades conceituais e de diagnóstico são geralmente mais importantes para os gestores operacionais ou da linha de frente, que devem buscar compreender e comunicar-se com os indivíduos. (Errado, gestores operacionais precisam ter habilidades técnicas, pois estão trabalhando com atividades específicas).

     

    c) os gestores de nível médio tendem a apresentar uma ênfase nas habilidades conceituais e técnicas e menor dependência de habilidades de diagnóstico e interpessoal. (Errado, o gestor de nível médio é o tático, nesse nível os gestores devem apresentar ênfase nas habilidades diagnóstico, pois suas principais atividades são motivar e liderar seus subordinados).


    d) habilidades técnicas são mais relevantes para os gestores do topo que precisam realizar tarefas específicas, como operações empregadas pela organização em seus processos de produção. (Errado, as habilidades conceituais são desenvolvidas pelos gestores do topo, que é o nível estratégico, pois é necessário ter a capacidade de pensar e analisar situações complexas)


    e) habilidades interpessoais são mais importantes que as habilidades conceituais e de diagnóstico para os gestores do topo que devem compreender os relacionamentos e promover a motivação. (Errado, os gestores do topo utilizam as habilidades conceituais).

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Para Robert Katz, habilidades são as destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no desempenho desejado para alcance dos objetivos. Segundo Katz, para que o gestor possa atuar eficazmente no processo das suas atividades, existem basicamente três tipos de habilidades necessárias:

    • Conceituais – as relacionadas à capacidade de ver a Instituição como um todo;

    • Técnicas – consistem no conhecimento, métodos técnicos e equipamentos para a realização de tarefas específicas;

    • Humanas – aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas.

    Em sua Teoria das Habilidades Gerenciais, Katz defende que esse é o conjunto de habilidades necessárias ao bom desempenho de um gestor em sua função, seja qual for o nível hierárquico que ele se encontre: habilidades conceituais, habilidades técnicas e habilidades humanas.


    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos

  • A. as habilidades conceituais e de diagnóstico são geralmente mais importantes para A ALTA DIREÇÃO , que devem buscar compreender e comunicar-se com os indivíduos.

    B. os gestores da linha de frente (OPERACIONAL) precisam confiar mais em suas habilidades técnicas e interpessoais e menos em suas habilidades conceituais e de diagnóstico. CERTO)

    C. os gestores de nível médio(TÁTICO) tendem a apresentar uma ênfase nas habilidades INTERPESSOAIS e menor dependência de habilidades de diagnóstico e TÉCNICAS.

    D. habilidades técnicas são mais relevantes para os gestores de LINHA que precisam realizar tarefas específicas, como operações empregadas pela organização em seus processos de produção.

    E. interpessoais NÃO são mais importantes que as habilidades conceituais e de diagnóstico para os gestores do topo ....

    FIGURA : https://sites.google.com/site/profamarilza/_/rsrc/1412957649386/home/topicos-esp-2/habilidades-do-administrador/3.png

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as habilidades gerenciais. Vejamos a qual das alternativa o enunciado remete corretamente.

    O Administrador possui um papel muito importante dentro das organizações. E para que ele cumpra bem seu papel e contribua para o crescimento organizacional, deve possuir as seguintes habilidades:

    • Habilidades técnicas: são as habilidades capazes de torná-lo especialista. São as habilidades adquiridas pelo meio acadêmico ou pela experiência prática. São responsáveis por fazer com que ele saiba como cumprir suas tarefas, envolve, portanto, o saber fazer.

    • Habilidades humanas: são aquelas que o ajudarão ao lidar com o elemento humano da organização. Relaciona-se à liderança, à motivação, à comunicação e resolução de conflitos. O Administrador que possui essa habilidade, pode tirar o que há de melhor de cada um, bem como contribuir para o bem-estar do elemento humano nas organizações.

    • Habilidades conceituais: estão relacionadas à capacidade cognitiva, de análise e diagnóstico das situações ocorridas e do momento em que a organização se encontra, identificando as ameaças e as oportunidades que cercam a instituição, daí formular planos de resolução de problemas, planejamento do futuro etc. Está diretamente ligada à formulação e alcance das metas e objetivos

    Segundo Katz, conforme o indivíduo sobe na hierarquia, a importância da habilidade técnica diminui, ao passo que a habilidade conceitual se torna mais importante.

    Logo, quanto ao nível, podemos dizer que:

    • Gerencial predomina as habilidades conceituais
    • Tático há o predomínio das habilidades humanas
    • Operacional predominam as habilidades técnicas

    Tendo os pontos acima como base, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    KATZ, R. L. (1995). Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 33-42, Jan./Feb.

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.