SóProvas


ID
2079229
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

De acordo com os conceitos médico-legais, enforcamento incompleto é aquele no qual:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    a) enforcamento completo.

    b) enforcamento incompleto.

    c) enforcamento típico

    e) enforcamento atípico

  • ENFORCAMENTO TÍPICO: quando o nó da corda estiver na nuca.

    ENFORCAMENTO ATÍPICO: quando o nó da corda estiver em qualquer outro local do pescoço que não seja a nuca ( lateral ou frente do corpo)

    ENFORCAMENTO COMPLETO: a pessoa fica em total suspensão, sem que seu corpo toque ou apoie em algum lugar.

    ENFORCAMENTO INCOMPLETO: quando parte do corpo da vítima toca o chão ou outra superficie

  • RESUMO:

    - Se o corpo se mantèm suspenso completamente, o enforcamento é completo; do contrário, se parte dele esta encostada no chão ou outro apoio, então o enforcamento é incompleto.

  • ENFORCAMENTO- geralmente apresenta sulco único, acima da laringe (no alto), de profundidade variável, apergaminhado, tendo uma interrupção na proximidade do nó, sendo mais profundo na parte da alça, apresentando DIREÇÃO OBLÍQUA ASCENDENTE.

    Enforcamento pode ser: a) típico- nó está na parte de trás do corpo da vítima ou b) atípico- nó está na parte frontal ou lateral. Pode ainda ser: a) completo: corpo da vítima está totalmente suspenso, não havendo contato com o chão ou b) incompleto- corpo da vítima toca, de algum modo, o chão (seja através do contato com os pés, joelhos, etc).

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
  • LETRA B.

    Muitos acreditam que o enforcamento só se realiza quando o corpo da vítima fica completamente suspenso no espaço. Entretanto, a medicina legal, os estudos forenses e as investigações policiais descrevem, tecnicamente, a modalidade em que o enforcamento se dá com os pés, ou os joelhos e até o abdômen encostado no solo, chamando-se esta modalidade de enforcamento incompleto ou atípico.