SóProvas


ID
2079232
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Segundo a literatura médico-legal, a cronotanatognose é utilizada para:

Alternativas
Comentários
  • O estudo da hora da morte recebe o nome de cronotanatognose

  • Vários fatores e sinais podem ser analisados para uma estimativa mais aproximada da hora do óbito, como;

    aferição da temperatura hepática

    análise da fauna cadavérica (se houver) e análise de sinais de morte

     livores cadavéricos

    midríase bilateral

    próprio enrigecimento do cadáver

  • O proprio nome ,ja responde a questao, Crono tempo.  Tanato Morte, Gnose Conhecimento

  •  “Chama-se tanatocronodiagnose, cronotanatognose ou diagnóstico cronológico da morte o espaço de tempo verificado em diversas fases do cadáver e o momento em que se verificou o óbito. Quanto maior é esse espaço, mais dificultosa será a perícia.". Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1050


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.
  • GABARITO LETRA "A"

    Cronotanatognose: Observa os meios para determinação do tempo decorrido entre a morte e o exame cadavérico.

    FONTE: Gran Cursos.

    "A persistência é o caminho do êxito". -Chaplin

  • CRONOTANATOGNOSE

     

    É conhecida também por TANATOCRONODIAGNOSE, cronologia da morte ou diagnóstico cronológico da morte, em outras palavras, é a estimativa da morte. Consiste no período de análise da rigidez cadavérica e dos livores cadavéricos, ajuda a estabelecer a causa jurídica da morte, o nexo causal com o evento narrado, bem como a análise da comoriência. É o estudo do tempo da morte, que se dará entre 8h a 12h de instalação da morte. 

    Destarte, tem-se as importâncias dos livores é atestar a morte em sinais de certeza de morte, e também, tem-se o estabelecimento da cronotanatognose, ou seja, o tempo da morte.

    Vale destacar que de acordo com o Código de Processo Penal, mais especificamente em seu artigo 162, diz que os peritos ao chegar no local de perícia, devem esperar 6 horas para iniciar a Autópsia / Necropsia. Dentro desta análise, o perito poderá faze-la antes desse tempo, salvo se tiver certeza de morte daquele indivíduo que se encontre no local de perícia. Ora, se estivermos diante de um indivíduo decapitado, não havendo dúvidas de que a morte se instalou naquele cadáver, não haverá a necessidade de esperar as 6h.