SóProvas


ID
2079652
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Analise o texto abaixo:
“A internacionalização dos direitos humanos constitui, assim, movimento extremamente recente na história, que surgiu a partir do pós-guerra, como resposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo. […] No momento em que os seres humanos se tornam supérfluos e descartáveis, no momento em que vige a lógica da destruição, em que cruelmente se abole o valor da pessoa humana, torna-se necessária a reconstrução dos direitos humanos, como paradigma ético capaz de restaurar a lógica do razoável. […] Diante dessa ruptura, emerge a necessidade de reconstruir os direitos humanos, como referencial e paradigma ético que aproxime o direito da moral.”
PIOVESAN, 2013, p. 190

O texto de Flávia Piovesan se refere ao processo de internacionalização dos direitos humanos no cenário global e sua reconstrução a partir do final da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Anotações de aulas diversas:

     

    O movimento de internacionalização dos direitos humanos constitui um movimento extremamente recente na história, surgindo a partir do pós-guerra como resposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo. A era Hitler foi marcada pela lógica da destruição e da descartabilidade da pessoa humana, que resultou no extermínio de 11 milhões de pessoas. Se a 2ª Guerra significou a ruptura com os direitos humanos, o Pós-Guerra significa sua reconstrução. Em 10 de dezembro de 1948, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como marco maior do processo de reconstrução dos direitos humanos. Introduziu a concepção contemporânea de direitos humanos, caracterizada pela UNIVERSALIDADE (destina-se a todos indistintamente) e INDIVISIBILIDADE, associada à INTERDEPENDÊNCIA destes direitos. Tem como consequências o fim da ideia de soberania absoluta do Estado, na medida em que são admitidas intervenções no plano nacional em prol da proteção dos direitos humanos e a cristalização do entendimento de que o indivíduo deve ter direitos protegidos na esfera internacional.

  • Historicamente, passou a se falar concretamente de responsabilização internacional por violações de Direitos Humanos após a 2a Guerra Mundial. Destaca-se nesse período, com a formação da ONU, uma série de tentativas frustradas de estabelecer um conjunto de regramento para a responsabilização.

  • Após a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1945.

  • Apenas lembrando que a Declaração Universal dos Direitos do Homem, embora não seja vinculativa e nem gere obrigações, valorizou a condição da pessoa humana, constituindo fonte jurídica para os tratados internacionais de direitos humanos e paradigma às normas internas de roteção dos direitos fundamentais.

  • Evolução dos DH a partir 1945.

    •    Esse período inicia ao emergir a 2° Guerra Mundial e pendura até os dias atuais.

    •    O período caracteriza-se pela preocupação da humanidade com o valor vida, em especial, após atrocidades e barbáries das guerras mundiais.

    •    A partir desse período, houve aprofundamento e a definitiva internacionalização do Direitos Humanos, envolvendo direitos individuais, direitos civil e política, direitos de conteúdo econômico e social.
     

  • Após a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1945.

  • Essa foi facil.

  • Os Direitos Humanos difundiram-se pouco antes da 1ª Guerra Mundial, vindo a se consolidar definitivamente como ramo do Direito Internacional Público, após a 2ª Guerra Mundial, com a criação da ONU em 1945.
  • Segunda guerra mundial: holocaustos

    Criação do tribunal de nuremberg - tribunal especial - (1945-1946) Internacionalização dos direitos humanos

  • Gabarito: letra E.


    A Segunda Guerra significou a ruptura com os direitos humanos, e o Pós-Guerra significa sua reconstrução. Como marco maior do processo de reconstrução dos direitos humanos, em 10 de dezembro de 1948, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    Então, o texto se refere ao processo de internacionalização dos direitos humanos no cenário global e sua reconstrução a partir do final da Segunda Guerra Mundial.


    Fonte: Estratégia concursos.

  • DEAP SC

  • Assertiva E

    O texto de Flávia Piovesan se refere ao processo de internacionalização dos direitos humanos no cenário global e sua reconstrução a partir do final da: Segunda Guerra Mundial.

  • Após a segunda guerra mundial, houve-se a necessidade de um acordo de paz global para não haver mais guerras diante das 299 milhões de vidas que foram ceifadas nesse período. Acordo assinado por a maioria dos países.