SóProvas


ID
207967
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ao se dirigir ao juiz, pediu-lhe o advogado de defesa que adiasse a sessão, informando ao magistrado que sua principal testemunha estava adoentada e, por essa razão, impossibilitada de comparecer.

Indique a afirmação INCORRETA sobre o texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Um filósofo chamado John Lock, desenvolveu o pensamento empirista. Segundo ele todo ser humano nasce absolutamente sem nenhum conhecimento ou impressão, tudo é adquirido através da experiência. Esse nada que o ser humano é, ele compara a uma Tábula rasa, (madeira lisa, mesa lisa medieval). A idéia serviu para nivelar a humanidade e as classes sociais da época(Monarquia X Burguesia).

    Na questão, não estaria indicando respeito ao magistrado e sim o igualando a si.

    Já Ipso facto é uma frase latina, que significa que um certo efeito é uma consequência direta da ação em causa, em vez de ser provocada por uma ação subsequente, como o veredicto de um tribunal.

    Essa parte está certa!

  • provavelmente há um erro de digitação na letra b)

    "uma vez que minha principal testemunha encontrase( encontra-se) adoentada, o que a impede de comparecer."

  • Marcar letra d (item incorreto)

    Por exclusão já dá para achar o resultado pois essa é a letra que parece mais estranha.
    Tabula rasa quer dizer folha em branco e ipso facto significa por causa disso, por essa razão (está certo no item).
  • Pra quem ficou triste por não ter acertado esta questão e não irá fazer prova para especialidade Taquigrafia e afins.

    Transcrevo o trecho do Edital desta Prova :


    PORTUGUÊS:
    Comunicação  e  expressão  em  língua  portuguesa:  Gramática  (fonética,  morfologia  e  sintaxe:  construção  frasal, concordância,  regência,  crase,  colocação  e  emprego).  Semântica.  Estilística.  Interpretação  de  textos.  Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Figuras e vícios de linguagem. Pontuação: pontuação e  estrutura  sintática,  pontuação  ênfase;  particularidades  em  textos  normativos  articulados,  em  enumerações,  em citações  e  em  transcrições.  Terminologia  jurídica,  expressões  usuais  na  linguagem  jurídica, 
    latinismos  jurídicos, vícios e impropriedades da linguagem judiciário-forense.

  • Este texto não é narrativo? Por que a letra A está errada?
  • Luiz, a questão pede pra marcar a alternativa incorreta.

  • Harmonia Sempre você fumou maconha?

  • A) Resposta correta. Segundo as lições de tipologia textual, a presença de personagens é imprescindível à narrativa, isto é, sem personagem não há narração. No excerto, as personagens são o juiz, o advogado e a testemunha. Essa tipologia textual também é marcada pela progressão temporal entre os enunciados, sendo característica de toda história narrada: Ao se dirigir ao juiz, pediu-lhe ...”. 
    B) Resposta correta. No discurso direto, as personagens apresentam suas próprias palavras, o que ocorre no trecho apresentado na assertiva B. 
    C) Resposta correta. Toda narração é marcada por uma progressão temporal, ou seja, contém uma exposição, em que se apresentam a ideia principal (adiamento da sessão), as personagens (juiz, advogado e testemunha) e o espaço (tribunal – ideia implícita); um desenvolvimento, em que se detalha a ideia principal, que se divide em dois momentos distintos: a complicação (pedido de adiamento da sessão) e o clímax (a testemunha estava adoentada); e um desfecho, que é a conclusão da narrativa (o não comparecimento da testemunha).
    D) Resposta incorreta. A expressão latina tabula rasa significa “ser humano ser desprovido de qualquer conhecimento ou impressão. Logo, seria desrespeitosa com o magistrado. Por sua vez, o latinismo ipso facto significa o “efeito em consequência da ação em causa”. Por isso, seria adequado ao contexto, assumindo o sentido de por essa razão.
    E) Resposta correta. No trecho “sua principal testemunha estava adoentada e, por essa razão, impossibilitada de comparecer.”, ocorreu o emprego da vírgula devido à elipse (omissão) da forma verbal “estava”, evitando sua repetição no texto. 
    Gabarito: D. 

  • sobre a letra "c": Há um encadeamento causal nesta sucessão de eventos: estava adoentada, impossibilitada de comparecer e pediu-lhe o advogado de defesa que adiasse a sessão.

    Há uma sucessão de eventos na alternativa, não necessariamente a sucessão de eventos da parte destacada, já que primeiro o advogado pediu que o juiz adiasse a audiência, depois é que explicou o motivo do seu pedido.