SóProvas


ID
2080699
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dificilmente, em uma ciência-arte como a Psicologia-Psiquiatria, há algo que se possa asseverar com 100% de certeza. Isso porque há áreas bastante interpretativas, sujeitas a leituras diversas, a depender do observador e do observado. Porém, existe um fato na Psicologia-Psiquiatria forense que é 100% de certeza e não está sujeito a interpretação ou a dissimulação por parte de quem está a ser examinado. E revela, objetivamente, dados do psiquismo da pessoa ou, em outras palavras, m o s tra c a ra c te rís tic a s c o m p o rta m e n ta is indissimuláveis, claras e objetivas. O que pode ser tão exato, em matéria de Psicologia-Psiquiatria, que não admite variáveis? Resposta: todos os crimes, sem exceção, são como fotografias exatas e em cores do comportamento do indivíduo. E como o psiquismo é responsável pelo modo de agir, por conse guinte , tem os em todos os crim es, obrigatoriamente e sempre, elementos objetivos da mente de quem os praticou.

Por exemplo, o delito foi cometido com multiplicidade de golpes, com ferocidade na execução, não houve ocultação de cadáver, não se verifica cúmplice, premeditação etc. Registre-se que esses dados já aconteceram. Portanto, são insimuláveis, 100% objetivos. Basta juntar essas características comportamentais que teremos algo do psiquismo de quem o praticou. Nesse caso específico, infere-se que a pessoa é explosiva, impulsiva e sem freios, provável portadora de algum transtorno ligado à disritmia psicocerebral, algum estreitamento de consciência, no qual o sentimento invadiu o pensamento e determinou a conduta.
Em outro exemplo, temos homicídio praticado com um só golpe, premeditado, com ocultação de cadáver, concurso de cúmplice etc. Nesse caso, os dados apontam para o lado do criminoso comum, que entendia o que fazia.
Claro que não é possível, apenas pela morfologia do crime, saber-se tudo do diagnóstico do criminoso. Mas, por outro lado, é na maneira como o delito foi praticado que se encontram características 100% seguras da mente de quem o praticou, a evidenciar fatos, tal qual a imagem fotográfica revelanos exatamente algo, seja muito ou pouco, do momento em que foi registrada.Em suma, a forma como as coisas foram feitas revela muito da pessoa que as fez.
PALOMBA, Guido Arturo. Rev. Psique: n° 100 (ed.comemorativa), p. 82. 

Considere-se o seguinte período:

Mas, por outro lado, é na maneira como o delito FOI PRATICADO que SE ENCONTRAM características 100% seguras da mente de quem o praticou, A EVIDENCIAR fatos, tal qual a imagem fotográfica REVELA-nos exatamente algo, seja muito ou pouco, do momento em que FOI REGISTRADA.

Feitos eventuais ajustes indispensáveis, a substituição da forma verbal (em destaque) que altera fundamentalmente o sentido do enunciado está registrada em: 

Alternativas
Comentários
  • c) Mudança no tempo verbal  

    Presente

    eu revelo
    tu revelas
    ele revela
    nós revelamos
    vós revelais
    eles revelam

     

    Pretérito perfeito composto

    eu tenho revelado
    tu tens revelado
    ele tem revelado
    nós temos revelado
    vós tendes revelado
    eles têm revelado

  • B) e D), a alteração da voz passiva pra ativa ou o contrário não mudam o sentido.

  • muito confusa

  • Se praticou-se, substituir que SE ENCONTRAM, se esse que for um pronome relativo, e permanecer esse Se, teria que ficar junto ao que, n?

  • C)

    Revela: ação no presente.

    Tem revelado: ação começa no passado e se prolonga até o presente.

  • temos um caso de próclise e não aceita verbo no particípio logo o pronome é atraído pelo o advérbio(exatamente)

  • A questão se refere a tempos verbais

    Gabarito letra C

    Revela: ação no presente.

    Tem revelado: ação começa no passado e se prolonga no presente.

    As outras alternativas possuem o mesmo tempo verbal.

  • Entendi PN...

  • se quando eu substituo: "é na maneira como o crime foi praticado", por "é na maneira como o crime praticou-se", não muda o sentido do texto, eu não sei mais o que muda.