SóProvas


ID
2081017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

João, proprietário de um escritório de perícia e de avaliação atuarial, efetuou diversos pagamentos com cheques da conta-corrente do seu escritório e encaminhou cópias dos cheques e os recibos dos pagamentos para o escritório de contabilidade. Entre os pagamentos incluía-se uma prestação do veículo particular de João que, por estar atrasada, foi paga com juros.


Com base nos princípios fundamentais da contabilidade, assinale a opção correta, acerca dessa situação hipotética.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E
     

    O cerne do Princípio da ENTIDADE está na autonomia do patrimônio a ela pertencente. O Princípio em exame afirma que o patrimônio deve revestir-se do atributo de autonomia em relação a todos os outros Patrimônios existentes, pertencendo a uma Entidade, no sentido de sujeito suscetível à aquisição de direitos e obrigações. A autonomia tem por corolário o fato de que o patrimônio de uma Entidade jamais pode confundir-se com aqueles dos seus sócios ou proprietários. Por conseqüência, a Entidade poderá ser desde uma pessoa física, ou qualquer tipo de sociedade, instituição ou mesmo conjuntos de pessoas, tais como:

     - famílias;

    - empresas;

    - governos, nas diferentes esferas do poder;

    - sociedades beneficentes, religiosas, culturais, esportivas, de lazer, técnicas;

    - sociedades cooperativas;

    - fundos de investimento e outras modalidades afins.

     
    bons estudos

  •  a) O valor do principal da prestação do veículo será escriturado na data do vencimento original, devido à exigência do princípio da competência.  Ele fez uma mistura entre o princípio da competência, e o do registro pelo valor original (O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos VALORES originais das transações, expressos em moeda nacional.)

     

     b) O registro contábil do pagamento da prestação do veículo será feito intempestivamente, devido ao princípio da oportunidade. Pelo contrário. Este princípio diz que a mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais devem produzir informações íntegras e TEMPESTIVAS..

     

     c) A contabilização da prestação do veículo será desmembrada em principal e juros, de acordo com o que prevê o princípio do registro pelo valor original. Não é isso que diz esse princípio. Como já dito antes, O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos VALORES originais das transações, expressos em moeda nacional

     

     d) O principal e os juros da prestação do veículo serão contabilizados como um único valor, seguindo-se o princípio da atualização monetária. Esse princípio não existe mais. Apenas o da prudência, entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original e competência)

     

     e) A prestação do veículo, por ser despesa pessoal de João, não será escriturada na contabilidade do escritório, devido ao princípio da entidade. CORRETO! O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação do Patrimônio particular e do sócio.

  • Questão mal formulada. A conta da prestação do veículo foi paga pela conta-corrente da empresa, assim, não há como deixar de contabilizar o fato, pois afetou o patrimônio da empresa.

  • Nao importa o que o João fez com dinheiro, o valor sera contabilizado como valor pago a joão em sua totalidade. a compra do veiculo nao aparece na contabilidade. 

  • Ele usou dinheiro da empresa, logo terá que contabilizar, isto é, o que é da empresa é da empresa, o que é do sócio é do sócio, segundo este princípio. Questão mal elaborada.

  • Princípio da Entidade

     

    O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciaçâo de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independetemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

     

    GABARITO: LETRA "E"

  • Da para acertar por eliminação, mas não foi escrito de uma maneira bem precisa....

  • Na minha opnião poderá ser contabilizado sim como emprestimo concedidos em Realizavel a Longo Prazo.

  • Princípio da entidade

  • e o princípio da essência sobre a forma?

  • Princípio da oportunidade: mensuração e apresentação dos elementos patrimoniais devem produzir informações íntegras e tempestivas.

    Princípio do registro pelo valor original: componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações.

  • Letra E

    Princípio da Entidade - Há autonomia patrimonial; Não se confunde com o patrimônio pessoal

  • Pleo Princípio da Entidade, PF e PJ não se misturam.

  • Pra conhecimento...

    Na teoria não reconhece devido o principio da entidade, porém na prática, essa despesa pessoal do sócio, se for pago pela entidade, pode ser caracterizada como retirada de lucros...

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K