SóProvas


ID
2081032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Prática tradicional da contabilidade brasileira, a constituição de provisão ou perda estimada para créditos de liquidação duvidosa atende ao princípio contábil fundamental da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    A PRUDÊNCIA deve ser observada quando, existindo um ativo ou um passivo já escriturados por determinados valores, segundo os Princípios do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL e da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA surge dúvida sobre a ainda correção deles. Havendo formas alternativas de se calcularem os novos valores, deve-se optar sempre pelo que for menor do que o inicial, no caso de ativos, e maior, no caso de componentes patrimoniais integrantes do passivo. Naturalmente, é necessário que as alternativas mencionadas configurem, pelo menos à primeira vista, hipóteses igualmente razoáveis.

     

    A provisão para créditos de liquidação duvidosa constitui exemplo da aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA, pois sua constituição determina o ajuste, para menos, de valor decorrente de transações com o mundo exterior, das duplicatas ou de contas a receber. A escolha não está no reconhecimento ou não da provisão, indispensável sempre que houver risco de não-recebimento de alguma parcela, mas, sim, no cálculo do seu montante ( RESOLUÇÃO CFC Nº 774  )

    bons estudos

  • achei que o CPC/CFC tinha enterrado esse princípio da prudência.

  • Segue todos os princípios para conhecimento:

    O Princípio da PRUDÊNCIA OU CONSERVADORISMO determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. (conhecido também como o princípio do pessimista, BIZU PRA LEMBRAR).

     

    O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

     

    O Princípio da CONTINUIDADE pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

     

    O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

     

    O Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL  determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

     

    O Princípio da COMPETÊNCIA determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

  • Estimar o maior valor de perdas para o ATIVO, pois os ativos e receitas não poderão ser SUPERESTIMADOS.

    Os Passivos e Despesas não podem ser SUBESTIMADOS.

     

  • Letra A

    Falando a grosso modo, você vai ser prudente se guardar um dinheiro para evitar surpresas desagradáveis.

  • quando mas estudo esta matéria menos entendo ela. aff

  • Prática tradicional da contabilidade brasileira, a constituição de provisão ou perda estimada para créditos de liquidação duvidosa atende ao princípio contábil fundamental da

    A) Prudência

    Famoso calote que o povo dá! Se eu já considero que uma parte do que eu vendi ou ofereci serviço não vou receber, então estou agindo de forma PRUDENTE, pois caso venha a acontecer (Sempre tem) já teria considerado.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • CPC 00 - Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados. Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas. 

    Gabarito letra A.

  • É PRA FUGIR DO FAMOSO CALOTE

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K