SóProvas


ID
2081332
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, a respeito das teorias da motivação e de seus respectivos autores.

I. Herzberg desenvolveu uma teoria bifatorial, composta por fatores higiênicos, que são extrínsecos ao indivíduo, e por fatores motivadores, considerados intrínsecos ao trabalho.

II. McGregor elaborou as teorias X e Y; de acordo com a teoria Y, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo.

III. Para Maslow, existe uma hierarquia de necessidades, e a satisfação das necessidades básicas de estima são as que mais motivam as pessoas, pois sustentam as relações humanas.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. Herzberg desenvolveu uma teoria bifatorial, composta por fatores higiênicos, que são extrínsecos ao indivíduo, e por fatores motivadores, considerados intrínsecos ao trabalho. CORRETA!

    II. McGregor elaborou as teorias X e Y; de acordo com a teoria Y, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo. ERRADA!

    Correção: de acordo com a teoria X, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo.

    III. Para Maslow, existe uma hierarquia de necessidades, e a satisfação das necessidades básicas de estima são as que mais motivam as pessoas, pois sustentam as relações humanas. ERRADA!

    Correção: Não existe uma escala que mais motive. A motivação depende do nível que vc se encontra. Se vc mora na rua, por exemplo, o que mais te motiva são as necessidades básicas.

  • McGregor em um tweet:

     

    Homem X = Tudo de ruim

     

    Homem Y = Tudo de bom

  • Teoria de Herzberg

    Segundo Frederick Herzberg, dois fatores são preponderantes para o alcance da motivação, são eles:

    Fatores Higiênicos (extrínsecos)

    Localizados no ambiente e controlados pela organização. Abrange as condições que as pessoas trabalham. Se não atendidos, podem causar insatisfação, ou seja, são fatores esperados na relação de trabalho. Ex: salário, benefícios sociais, tipo de chefia, condições físicas e ambientais do trabalho, regulamentos internos, etc. De maneira geral, o desempenho e ações tomadas pelo indivíduo são melhorados por estímulos externos; porém, esses mesmos estímulos não o motiva.

    Fatores Motivacionais (intrínsecos)

    Estão dentro do indivíduo, envolvem sentimento de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização gerados através de seus atos.

     

    Teoria de McGregor

    Descreveu os fatores motivacionais, agrupando em:

    Fatores Extrínsecos: salário, benefícios e promoção.

    Fatores Intrínsecos: auto-respeito, capacidade de solucionar problemas, autonomia, aquisição de novos conhecimentos.

    Motivação intrínseca ao indivíduo: os elementos motivadores, que apenas potencializam as suas ações, funcionam se, e somente se,  o indivíduo já estiver motivado por algum fator pessoal (intrínseco).

    Teoria X: fundamentada em Taylor, o homem é avesso ao trabalho e à responsabilidade. O estilo de gestão deverá ser autoritário e coercitivo.

    Teoria Y: baseada na teoria humanística, as pessoas não são aversas ao trabalho, aceitam responsabilidades e não são passivas às necessidades da empresa.

    Profecia auto-realizável: tendência de os indivíduos ajustarem seus comportamentos à expectativa que outros, em níveis hierarquicamente superiores, têm em relação ao seu comportamento.

     

     

    Necessidades Fisiológicas (ou básicas): relacionadas ao organismo, como sono, fome, desejo sexual, e dominam o comportamento humano;

    Necessidades de Segurança: busca estabilidade e proteção contra ameaças externas;

    Necessidades Sociais: procura sentir-se parte de um grupo, ser aceito;

    Necessidades de Auto-Estima (ego): como o indivíduo se vê e se avalia - deseja reconhecimento de sua competência;

    Necessidades de Auto-Realização: sucesso pessoal, auto-satisfação, concretização das capacidades pessoais.

     

    fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/159-teorias-da-motivacao#.WI4Ws2fav_g

  • I - CORRETA

    II-INCORRETA- É A TEORIA X

    III-INCORRETA- PARA MASLOW O QUE MOTIVA O INDIVIDUO DEPENDE DE ONDE ELE SE ENCONTRA NA PIRAMIDE DAS NECESSIDADES 

  • Homem= liXo

  • errei com preguiça de ler kkkkkkkkkkk so li os começo

  • Motivação é intrínseca ao indivíduo e não ao trabalho. Quem elaborou essa questão estava viajando.

  • Acertei pq eu assinalei a que estava menos errada

  • LETRA D CORRETA

    TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG:

    • Fatores higiênicos (extrínsecos – levam à insatisfação ou, se presentes, impedem-na): são fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.

    • Fatores motivacionais (intrínsecos – levam à satisfação ou, se ausentes, impedem-na): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto realização.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias acerca da motivação e seus idealizadores. Neste caso, assinalemos a alternativa que contempla a sequência correta das afirmativas.

    I. correta. Herzberg desenvolveu uma teoria bifatorial, composta por fatores higiênicos, que são extrínsecos ao indivíduo, e por fatores motivadores, considerados intrínsecos ao trabalho.

    Para Herzberg, por meio da teoria bifatorial, dois fatores influenciam o comportamento humano, são eles:

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes - são ligados ao trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.

    • Fatores motivacionais/ satisfacientes - estão ligados ao conteúdo do trabalho. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. São de natureza intrínseca.

    II. incorreta. McGregor elaborou as teorias X e Y; de acordo com a teoria Y, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo.

    A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.

    Podemos sintetizar as suas principais características, isto é, o comportamento do trabalhador X, da seguinte forma:

    • É avesso ao trabalho
    • É carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação
    • Precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades
    • Não deseja assumir responsabilidades
    • Trabalha para fins de sobrevivência

    Vale lembrar que as punições recaem na, principalmente, parte financeira, já que é ela que mais motiva o funcionário.

    A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.

    Suas principais marcas são:

    • Trabalhar é natural, como o lazer
    • Todos são imaginativos, criativos e engenhosos
    • Gosta de assumir responsabilidades
    • A vida moderna é mais exigente

    Nota-se que são teorias que dependem, para a sua aplicação, do comportamento do indivíduo para sua correta aplicação.

    Ainda, segundo McGregor (1980, p53), nas condições da vida industrial moderna, as potencialidades intelectuais do ser humano são, em média, utilizadas apenas parcialmente.

    III. incorreta. Para Maslow, existe uma hierarquia de necessidades, e a satisfação das necessidades básicas de estima são as que mais motivam as pessoas, pois sustentam as relações humanas.

    A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem.

    Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:

    Necessidades primárias:

    • Fisiológicas/básicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
    • Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    • Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
    • Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
    • Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    McGREGOR, D. O lado humano da empresa. São Paulo: Martins Fontes, 1980