SóProvas


ID
2081338
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto.

No senso comum, a burocracia é compreendida como um atributo de organizações lentas e ineficientes. No entanto, o modo burocrático de organizar o trabalho é descrito por seu principal teórico, Max Weber, como o mais eficiente. Ele entende que a burocracia se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • RENNÓ (2013) -  trio de um só indivíduo.
    Uma coisa que devemos ter em mente é que a Burocracia foi uma grande evolução do modelo patrimonialista de governança. Weber concebeu a Burocracia como o modelo mais racional existente, o qual seria mais eficiente na busca dos seus objetivos.
    Continuando, as características principais da Burocracia são:
    Ø Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.
    Ø Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.
    Ø Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).
    O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.

     

    Gabarito B

  • Características da Burocracia de Weber:

     

    -Autoridade

    - Hierarquia

    - Divisão do Trabalho

    - Especialização dos funcionários

    - Formalidade nos atos e comunicações

    - Rotinas e procedimentos PADRONIZADOS

    - Caráter legal das normas

    - Caráter formal das comunicações

    - Impessoalidade nas relações.

     

  • No modelo burocrático não há flexibilidade e pessoalidade/laços de lealdade, assim eliminamos as alternativas, restando a letra B.

    Gabarito Letra B

  • LETRA B CORRETA

    1.3. ABORDAGEM BUROCRÁTICA - Max Weber -> é uma teoria que enfatiza a formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade e profissionalização. Dessa forma, a Teoria Burocrática se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA.

  • LETRA B CORRETA

    1.3. ABORDAGEM BUROCRÁTICA - Max Weber -> é uma teoria que enfatiza a formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade e profissionalização. Dessa forma, a Teoria Burocrática se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA.

  • Na Teoria da Burocracia não há espaço para a flexibilidade, é engessamento puro!